Você sabe o que é a gestão de indicadores? Normalmente é algo utilizado para avaliar a performance da equipe, porém, através dela é possível descobrir se determinado funcionário está desejando pedir demissão.
Foi-se o tempo em que os funcionários se mantinham em uma empresa mesmo estando extremamente insatisfeitos. Muitas empresas ainda não têm a noção de que quem pode perder é, na verdade, eles mesmos.
Porém, as empresas que realmente pensam em crescer, em ter um time de alta performance e estabelecer boas relações com seus colaboradores devem ficar de olho nos indicadores para prever uma demissão.
E isso não é somente para evitar que o colaborador se desligue, é para poder avaliar quais são os funcionários insatisfeitos e como é possível tentar reverter a situação.
O que é a gestão de indicadores
A gestão de indicadores nada mais é do que a análise de algo visualizando os indicadores que foram estabelecidos.
E quais seriam esses indicadores? Eles são variados, na verdade, e dependem do objetivo de cada empresa. De modo geral, ele é consistido pela avaliação de metas, horas trabalhadas, projetos entregues e assim por diante.
Isso é utilizado para saber como anda a performance da empresa de modo geral, dos departamentos e dos colaboradores de forma individual.
E como isso pode ser usado para avaliar se algum colaborador pedirá demissão?
Os indicadores são os mesmos, mas a perspectiva com que você olhará para eles é diferente.
Por exemplo, supondo que você tenha um histórico de determinado funcionário.
As horas trabalhadas sempre excedem o horário determinado, bem como as metas também tinham bom desempenho. Além disso, sempre trazia ideias interessantes para promover o desenvolvimento da própria empresa.
Se depois de determinado tempo a gestão de indicadores mostra resultados bem distintos, isso pode ser um sinal.
Se essa mesma pessoa está trabalhando somente no horário determinado (e isso não é um ponto negativo, mas mostra uma diferença comportamental), não atinge as metas e não se envolve mais com a empresa, isso é um claro sinal de que ele deseja pedir demissão.
Você sabe que o empenho e resultados desse colaborador eram excelentes. A performance não caiu porque ele é um funcionário ruim, mas porque ele se tornou um funcionário desmotivado.
E isso não é ruim somente para a empresa, mas para ele também. Os gestores que fecham os olhos para isso e o colocam na caixinha de “maus funcionários” estão fazendo uma péssima gestão.
Por isso, é importante ter uma conversa transparente para saber qual é o motivo do desânimo.
Como incentivar seus colaboradores
Para evitar esse cenário, é muito importante que as empresas usem a gestão de indicadores para incentivar os seus colaboradores. Veja algumas dicas de ações que podem trazer mais engajamento dos funcionários:
Atribuições definidas
Um colaborador deve ter as suas atribuições definidas para que ele saiba quais são as suas prioridades e trabalhar o conhecimento em cima delas.
Plano de carreira
É importante trazer perspectivas do que será a vida do profissional no futuro para que eles tenham vontade de crescer dentro da empresa.
Boa gerência
Um dos maiores erros no mundo corporativo é não ter gerentes que realmente tenham skills de gerência. A desmotivação dos colaboradores pode ser por falta de gerência.
Investimento para aumentar a performance
Não deixe de investir nos seus próprios colaboradores. Eles irão se sentir mais valorizados e a empresa também terá os benefícios de um profissional de mais qualidade.
Criar uma universidade corporativa
Ao criar uma universidade corporativa você estará investindo em seus próprios colaboradores e os reflexos disso são muito positivos, tanto para eles quanto para a empresa.
Enfim, a gestão de indicadores é o ponto de partida para realizar diferentes análises, só não cometa o erro de ignorá-las. Quer saber mais? Não deixe de entrar em contato com os nossos especialistas. Acesse Eadflix.