Você sabia que as competências emocionais é uma das principais causas de demissão nas empresas? Esse dado está fazendo com que todo o mercado comece a repensar as habilidades principais exigidas na contratação.
As empresas começaram a entender que as capacidades técnicas são, sim, extremamente importantes, mas que as competências emocionais e interpessoais são tão fundamentais quanto.
Neste conteúdo você vai entender um pouco melhor sobre tais habilidades emocionais, sua importância e, também, uma forma de fazer com que o seu time seja absolutamente completo.
Principais causas de demissão nas empresas: competências emocionais
Agora que você sabe que as competências emocionais são uma das principais causas de demissão nas empresas, é importante entender o que, de fato, são tais competência.
Conhecidas como soft skills, elas são habilidades relacionadas a como lidamos com emoções, situações e com outras pessoas. É diferente da hard skill, por exemplo, que mede a sua capacidade técnica.
A falta de soft skill é tão preocupante quanto a falta da hard skill. Quem consegue manter boas relações interpessoais e sabe como agir nas situações adversas com toda a certeza é um bom colaborador.
Principais soft Skills
Agora que você sabe uma das principais causas de demissão nas empresas, que tal entender sobre elas na prática? A seguir você confere as 10 soft skills mais importantes do meio corporativo:
Comunicação
A comunicação é a habilidade passar uma mensagem de forma clara e, também, de evitar conflitos. Isso resolve os problemas mais rapidamente e cria um ambiente de trabalho mais agradável.
Flexibilidade
Ser flexível é conseguir se adaptar às diferentes situações que podem aparecer. Sabemos que pode acontecer de tudo em nosso trabalho, não é mesmo? Precisamos de pessoas que saibam lidar quando as coisas saem de seu curso.
Liderança
Um bom líder nem sempre tem as melhores hard skills, mas seu papel é fundamental na performance da empresa. Ele tem a capacidade de inspirar pessoas, de extrair o melhor delas.
Trabalhar em equipe
Dificilmente um colaborador fará algo totalmente sozinho e saber trabalhar em equipe é uma capacidade fundamental em uma corporação.
Proatividade
A proatividade é uma das características mais pedidas nos últimos tempos. É o famoso “arregaçar as mangas”. É perceber uma dificuldade e tomar a frente para resolver ou ajudar a resolver.
Criatividade
Pessoas criativas tem mais facilidade em inovar e trazer caminhos alternativos que, muitas vezes, podem ser mais eficientes.
Empatia
Colocar-se no lugar do outro no ambiente de trabalho evita muita indisposição. Colaboradores que conseguem enxergar isso fazem com que o ambiente de trabalho seja mais agradável.
Atitude Positiva
Uma pessoa otimista traz mais energia para equipe, sendo uma peça fundamental no ambiente de trabalho.
Ética No Trabalho
É essencial ter ética no trabalho. Apesar de ser uma característica considerada óbvia, ainda é um traço que falta muito nos colaboradores de modo geral.
Pensamento Crítico
Aqueles que possuem pensamento crítico questionam métodos e processos, sempre buscando alternativas mais eficazes.
Como investir em soft skills
Sabendo que essas competências são uma das principais causas de demissão nas empresas, talvez você esteja se perguntando como melhorar isso em sua equipe ou em você mesmo.
Muitos acham que elas são habilidades de nossa personalidade, mas, na verdade, é totalmente possível aprendê-las com cursos e treinamentos. Ou seja, é possível investir em soft skills.
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