Você sabia que as trilhas de aprendizagem aumentam a produtividade dos colaboradores? Esse conceito está sendo cada vez mais difundido no ambiente corporativo por conta dos benefícios que ele pode trazer.
Sabendo que o mercado é extremamente competitivo, para conseguir se posicionar é fundamental que os colaboradores estejam alinhados com essa expectativa de crescimento.
E nesse cenário, produtividade é a palavra-chave. Por isso é muito importante investir em formas de melhorar a performance de todos os envolvidos na operação. Neste conteúdo falaremos exatamente sobre isso.
Trilhas de aprendizagem aumentam a produtividade dos colaboradores: entenda
Antes de entender como trilhas de aprendizagem aumentam a produtividade dos colaboradores, é importante entender sobre o conceito de trilhas de aprendizagem.
O conceito de trilhas de aprendizagem é, na verdade, uma sequência de atividades para melhorar a performance dos colaboradores, visando atingir determinado conhecimento necessário para seguir com seus objetivos.
Essa trilha é variada e vai de acordo com o segmento, cargo e o objetivo da empresa, sendo necessário avaliar quais são os meios para adquirir o conhecimento desejado.
Também é muito importante salientar que todo esse processo também foca na multidisciplinaridade. Ou seja, os conhecimentos vão se entrelaçando para construir uma base sólida de novas skills.
Além disso, tudo isso vai além da teoria. As trilhas de aprendizagem aumentam a produtividade dos colaboradores porque também foca na parte prática de todo esse conhecimento que vem sendo adquirido.
Ou seja, é uma sinergia. A consequência disso é um time com colaboradores muito mais capacitados.
Capacitação x produtividade
Primeiramente, vamos esclarecer o conceito de produtividade. Produtividade é a relação da produção em relação ao tempo.
Quanto mais coisa você faz em um curto espaço de tempo, mais produtivo você é.
Dois funcionários podem chegar no mesmo resultado, mas um demorou 1 dia, enquanto o outro demorou 2.
Há diversos empecilhos em nossa vida que nos impedem de sermos produtivos no trabalho. Um deles é a falta de conhecimento.
Quando você tenta fazer algo que você não tem total conhecimento, com certeza você vai demorar muito mais do que se você tivesse mais know-how, não é mesmo?
Esse é um dos porquês que as trilhas de aprendizagem aumentam a produtividade dos colaboradores.
Mas isso é só o começo. Quando colaboradores trabalham mais a sua multidisciplinaridade, também começam a olhar processos com outras perspectivas.
Isso pode ser o gatilho para boas ideias, inclusive ideias que melhoram a performance e, também, a produtividade.
Ou seja, ao investir em seus colaboradores quem está ganhando é, na verdade, a empresa.
E tudo isso é válido para qualquer segmento, independente do tamanho da empresa.
Como investir em trilhas de aprendizagem
Para investir em trilhas de aprendizagem o caminho mais viável é optar por cursos e treinamentos, principalmente aqueles que são apresentados no formato online.
Isso porque o fato de ser online traz maior flexibilidade, algo fundamental para quem trabalha.
Muitas empresas até mesmo reservam algum tempo para que os colaboradores estudem no horário de trabalho. Afinal, um estudo direcionado para melhorar a performance não deixa de ser um trabalho.
Além disso, os conteúdos ficam registrados e a possibilidade de estudar algo mais de uma vez quando tiver alguma dúvida é uma grande vantagem.
As empresas que investem na trilha de aprendizagem veem os resultados rapidamente, então não fique para trás! Em um mercado cheio de concorrentes, é importante ter diferenciais.
Agora que você sabe que trilhas de aprendizagem aumentam a produtividade dos colaboradores, entre em contato com os especialistas e monte seu próprio projeto de trilha de aprendizagem.