As empresas têm optado cada vez mais por investir na educação de seus funcionários e isso tem gerado resultados positivos para ambos, afinal, não é ao acaso que a criação de uma Universidade corporativa reduz 34% das demissões de funcionários.
Pois é, empresas que optarão por criar Universidade corporativa perceberam que houve uma baixa no número de demissões do seus colaboradores, perfazendo uma média de 34%.
Sabemos que nem sempre os ensinos básicos, como o fundamental e médio, preparam as pessoas para o mercado de trabalho, aliás, as vezes nem mesmo as faculdades fazem isso, razão pela qual as próprias empresas tem investido no que chamamos de Universidade corporativa.
Afinal, o que é Universidade Corporativa?
A Universidade Corporativa é o recurso adotado por grandes empresas como a Ambev e Chevrolet, que tem como objetivo desenvolver o conhecimento entre os seus colaboradores.
Em suma, essas empresas investem em seus funcionários ao dar treinamentos aos seus colaboradores com o objetivo de aumentar suas habilidades tanto técnicas quanto comportamentais.
As empresas podem criar seus próprios treinamentos visando o que entende necessário ou contratar outras que tem como foco esse ensino ao mundo corporativo.
Por que a Universidade Corporativa conseguiu reduzir 34% das demissões de funcionários?
Antigamente era muito comum que as empresas desligassem os seus funcionários quando suas habilidades técnicas ou comportamentais não tivessem de acordo com as normas e valores da empresa.
Contudo, ao começar a introduzir à sua instituição a Universidade Corporativa e aplicar os treinamentos necessários, o funcionário passou a se desenvolver de maneira exponencial, mudando a visão que o empregador tinha dele, com isso, as demissões diminuíram.
Sendo assim, com a Universidade Corporativa sendo aplicada nos funcionários, as empresas começaram a receber de volta os investimentos que fizeram neles, pois receberam funcionários mais preparados, produtivos e muito mais motivados.
Quais os benefícios que essa redução de demissões gerou?
Bom, se contarmos que com uma redução de 34% das demissões as empresas tiveram menos custos com esses desligamentos, pois sabemos que é caro, bem como também evitou despender mais gastos com a contratação de novos colaboradores, deixando de perder tempo com todo esse processo.
Já para o funcionário ela também é ótima, pois ele adquire conhecimento tanto para aquele local de trabalho, quanto para a sua vida, bem como evita de ser dispensado por algo que poderia ser resolvido com mais investimento por parte da empresa.
Quais são as outras vantagens de uma Universidade?
Além do benefício disposto no tópico acima sobre a redução de demissões, há outras vantagens que a Universidade Corporativa pode oferecer:
- Maior sensação de pertencimento do funcionário, gerando maior produtividade e melhor qualidade no serviço;
- Iniciação de uma cultura organizacional na empresa;
- Maior credibilidade da Instituição junto a sociedade em razão do investimento realizado em seus colaboradores;
- Aprimoramento do trabalho de serviço;
- Redução de tempo ocioso dos funcionários;
- Diminuição de desperdício dos recursos da empresa;
- Menor chances de erros por parte dos funcionários;
Essas são apenas algumas das diversas vantagens que uma Universidade pode oferecer a empresa, aos seus funcionários e até mesmo para a sociedade como um todo.
Onde criar Universidade?
Se você se interessou por todos os benefícios que uma Universidade Corporativa pode proporcionar, que tal conhecer, uma plataforma de cursos online que pode te ajudar a iniciar esse projeto em sua empresa e com todos as ferramentas necessárias.