Reportagens

Apresentação Pessoal: Comece fazendo um bom currículo

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

apresentacao-pessoal
Apresentação Pessoal: Comece fazendo um bom currículo

Fazer um currículo do zero pode ser desafiador para muitas pessoas que buscam oportunidades no mercado de trabalho. Mas há diversos modelos de currículo disponíveis na internet para que você não tenha dificuldades neste que pode ser um momento divisor de águas na carreira de qualquer profissional.

Pegue um bom modelo de currículo. Na internet, há modelos disponíveis em fontes confiáveis, não é preciso inventar a roda. Informações acadêmicas, históricos profissionais, ferramentas que você domina, cursos que já fez. Tudo isso é importante”, explica Patrícia Aguiar, gerente de redes e seleção massiva da Fundação Estudar.

Currículo tradicional em texto Melo explica que este modelo de currículo geralmente é utilizado em cargos operacionais e administrativos. “Ao construir um currículo, é sempre importante ter em mente que trata-se de um cartão de visitas e/ou a apresentação profissional de um candidato para uma empresa”, diz. Bruno Martins, CEO da Trilha Carreira Interativa, divide o currículo tradicional em dois formatos: cronológico e funcional.

Currículo com carta de apresentação Usado para apresentação do perfil profissional de gestores e executivos. É basicamente uma carta em que o candidato fala de suas qualificações e pede uma oportunidade.

Currículo com fotografia Utilizado em vagas para todos os cargos. Geralmente é solicitado por empresas que precisam validar a apresentação pessoal do candidato. É um modelo de currículo que gera controvérsia e que deve ser feito apenas se a vaga exigir.

Currículo Lattes Utilizado para a apresentação acadêmica de docentes, palestrantes e/ou profissionais ligados a área da educação. A base de dados em que os currículos ficam armazenados, chamada de Plataforma Lattes, foi desenvolvida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Na plataforma, os acadêmicos podem fazer um currículo em que, além de experiências profissionais, formações e idiomas, é possível inserir produções bibliográficas, participações em congressos ou eventos científicos, bancas das quais participou, projetos produzidos etc.

Vídeo-currículo Utilizado para cargos que exigem criatividade do candidato, como para as áreas de marketing, comercial e criação. Em muitos casos, é uma parte do processo seletivo, que recebe o nome de “vídeo-currículo”. “Pode ser um vídeo em que o profissional vai falar, durante dez minutos, sobre a carreira dele inteira, ou parte de um processo seletivo, um case, um projeto etc”, explica Martins.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *