Curriculum memorável

Currículo para quem nunca trabalhou: como criar para enviar por e-mail!

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Antigamente, entregar currículo diretamente nas lojas, escritórios e empresas era comum. Atualmente, tudo acontece por e-mail. Porém, como criar um bom currículo para quem nunca trabalhou? Mesmo sem experiência é possível desenvolver um documento eficiente. Desde que entenda as necessidades da empresa. Porque o objetivo do primeiro emprego é revelar suas habilidades e perfil profissional. 

Provavelmente, você ouviu conselhos para mentir nas vagas. Ou então, que é difícil o primeiro emprego. Até mesmo que concurso público é a saída. Porém, tudo isso representa falta de conhecimento e orientação. Isto é, basta identificar com exatidão as necessidades da vaga. A partir disso, criar um currículo personalizado para aquela vaga. 

Quer aprender a elaborar um currículo chamativo? Mesmo sem experiência é possível encantar o recrutador. Sendo assim, leia o artigo completo!

Currículo para quem nunca trabalhou: aprenda a montar!

Em primeiro lugar, criar um currículo para quem nunca trabalhou é simples. Talvez você não saiba o que escrever. Principalmente por não ter experiência. No entanto, é uma oportunidade para convencer o recrutador sobre suas habilidades. Mas, a busca pelo primeiro emprego é sempre um desafio. Porém, não é uma tarefa de outro mundo. 

Afinal, o mercado de trabalho mudou. Inclusive as formas de seleção. Porém, a melhor parte é que existem habilidades e competências que as empresas priorizam. Porque os funcionários são os melhores ativos. Portanto, os entrevistadores focam mais no perfil do que nas técnicas. Além disso, a experiência é um diferencial, mas não representa tudo. 

Razão essa que o recrutamento prioriza outras características. Mas, se já fez estágio ou têm experiências extracurriculares, é um grande passo. Antes de mais nada, ninguém nasceu com experiência. Além disso, os selecionadores sabem disso. Só que para se destacar tem regras. Isso significa segui-las para aumentar suas chances. 

Diante disso, você precisa ser objetivo, criar um layout estruturado e definir seus talentos. Logo, montar um currículo para quem nunca trabalhou é simples. Mas, vamos ensinar como fazer isso de forma eficiente. Confira!

Siga estes passos que todo candidato deve saber!

1. Defina seus objetivos

Em primeiro lugar, defina com precisão seus objetivos. Isto é, o selecionador não pode ter dúvidas do que você quer. Afinal, muitos cometem o erro de colocar várias opções. Por exemplo, se você quer atuar como Analista de Sistemas deixe claro. Desde o início, o recrutador precisa saber o que busca. Além disso, cuidado com frases genéricas. 

Portanto, ser assertivo é o caminho para as portas abertas. Quando você não sabe o que quer, tudo serve. Por isso, muitas pessoas aceitam emprego só para pagar contas. Porque elas não sabem o que querem. Ou pelo menos, não sabem como alcançar seu propósito. Sem dúvida, os maiores empreendedores de sucesso venceram na crise. Pois, eles sabiam o que queriam.

Por isso, seja convicto de suas escolhas. Isto é, não desista de perseguir aquilo que vibra sua alma. Quando você sabe o que quer não há tempestade que te derrube. Em suma, é de candidatos assim, que o mercado procura.

2. Escolha as informações relevantes

Agora é momento de refletir sobre o que colocar no currículo. Pois, ser inexperiente, não te impede de ser cauteloso. Então, estude as opções que o mercado aprecia. Em seguida, veja se aplicam a você.

  • Participar de eventos acadêmicos;
  • Dominar outros idiomas;
  • Atuar como voluntário;
  • Atuar em pesquisa de iniciação científica;
  • Buscar Bolsas de estudo.

 3. Seja simples 

  • Evite informações falsas;
  • Adapte os dados do currículo ao perfil da vaga;
  • Evite exageros de informações;
  • Disponibilize até 1 página de currículo;
  • Não utilize bordas, enfeites, desenhos, efeitos, fotos etc.
  • Fique atento aos erros de português.

Passo a passo para elaborar um currículo para quem nunca trabalhou

Se você nunca trabalhou, não há segredo para elaborar seu currículo. Pois, só precisa formatar o documento conforme os tópicos abaixo.

1. Dados Pessoais

Para iniciar, coloque os dados no topo, mas sem exageros. Ou seja, informações desnecessárias não devem ser incluídas. Veja a seguir, quais informações disponibilizar.

  • Nome completo;
  • Dados de contato;
  • E-mail, telefone ou celular;
  • Endereço no LinkedIn;
  • Cidade onde mora;
  • Idade, não é necessário data de nascimento;
  • Evite incluir CPF, RG, carteira de trabalho;
  • Não coloque foto a menos que o anúncio peça.

2. Área de atuação

A área de atuação deve conter no máximo 3 palavras. Ou seja, precisa ter a ver com a vaga. Além disso, o campo de interesse tem que se associar ao campo. Por exemplo, se quer atuar em TI, coloque Analista de Segurança da Informação. Ou, se quer trabalhar com programação, insira Analista de Sistemas.

3. Habilidades e competências técnicas

Neste campo é onde você pode explorar seu autoconhecimento. Por isso, para criar um bom currículo evite listas imensas. Mesmo que pareçam relevantes.

4. Experiência

Caso você tenha realizado algum estágio, pesquisa de iniciação científica, programas extracurriculares, projetos freelancer ou atuou como voluntário, liste. Veja a seguir.

  • Nome da empresa que estagiou;
  • Nome do órgão de pesquisa;
  • Período que estagiou;
  • Cargo ocupado;
  • Descrição das suas atividades.

5. Formação

Agora é hora de citar o curso de graduação. Então, ele deve conter os dados a seguir.

  • Nome do curso
  • Instituição
  • Local
  • Período do curso 

Baixe agora nosso e-book e faça um currículo de sucesso!

6. Idioma

De antemão, descreva o nível de conhecimento do idioma que domina. Por exemplo, básico, intermediário, avançado e fluente. Mas, vale ressaltar que mentir pode te comprometer. Pois, em dado momento o recrutador pode aplicar um teste.

7. Cursos e outras atividades

Por fim, acrescente cursos extras curriculares e viagens internacionais. Por exemplo, intercâmbios, cursos, trabalho ou vivências de longo prazo. Inclusive, é preciso acrescentar às palestras que participou. Dessa forma, descreva o título, o nome da organização, o local e a data. Por fim, invista numa faculdade para melhorar o currículo. Desde que o Ministério da Educação reconheça esses cursos você pode fazee.

8. Seja verdadeiro

Sem dúvida, ser verdadeiro é o melhor caminho. Isso não significa que precisa contar tudo. Ou seja, atrair o recrutador significa mostrar exatamente o que ele busca. Isto é, evitar informações desnecessárias para a vaga. Aliás, o que garante o emprego são suas competências e habilidades. Atualmente, elas têm mais importância do que experiência, conhecimento técnico e formação acadêmica.

Antes de tudo, há vagas que é fundamental ter inglês fluente. Em outros casos, dominar ferramentas, como o Indesign. Ou então, formação acadêmica em Psicologia para atuar no Organizacional. No entanto, há centenas de vagas sem essas exigências. Por isso, aproveite as oportunidades.

9. Inclua trabalhos voluntários

Se participou de trabalho voluntário no passado, inclua no currículo. Porque na entrevista, poderá mostrar as habilidades e competências adquiridas. Além disso, não se esqueça de se vincular à vaga.

10. Aponte eventos e palestras

Mesmo sem experiência profissional, crie seu currículo. Portanto, faça uma lista de palestras que participou. No entanto, selecione as que têm ligação com a área de atuação, função e objetivos profissionais. Além de workshops e feiras pergunte se o evento tem ligação direta com a carreira.

Existem modelos de currículo para baixar que podem facilitar. Entretanto, preencher a vaga é um desafio para muitos. Pois, conquistar um emprego é como aprender a subir as escadas. Em primeiro lugar, precisa aprender a estruturar. Em segundo lugar, definir as informações que compartilham. Por fim, adaptar à vaga.

Agora que aprendeu a montar um currículo para quem nunca trabalhou, invista nele. Seu currículo está pronto para as vagas disponíveis? Clique aqui e descubra.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *