Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Skills

Perdeu emprego? Veja dicas para organizar a vida financeira

Perdeu emprego? Veja dicas para organizar a vida financeira
JUNTE-SE A MAIS DE 200 MIL PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos! E gratuitos.

A vida financeira está cada vez mais prejudicada nas famílias. Segundo reportagem da CNN Brasil, com a pandemia, a taxa média de desemprego no Brasil, teve um crescimento de 13,5% em 2020.

Esta foi a máxima já registrada desde o início da série em 2012, segundo o IBGE. São quase 14 milhões de brasileiros que buscam por um novo emprego, além das pessoas que tiveram sua renda prejudicada pelo corona vírus.

CNN Brasil Business conversou sobre o assunto com Henrique Castro, professor de economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP), e com o planejador financeiro Gustavo Dias, da Duoo Finanças Pessoais.

Veja abaixo 6 dicas para organizar a vida financeira.

1. Corte os gastos e use a rescisão como reserva de emergência

A primeira coisa a fazer se teve a renda prejudicada é cortar a maior parte possível dos gastos, diz Castro. 

2. Busque fontes de renda complementares

É recomendado buscar outras fontes para complementar a renda até a recolocação no mercado de trabalho, como benefícios assistenciais, vendas informais ou iniciativas de empreendedorismo.

3. Renegocie e busque adiamento das dívidas

Se a família já tinha dívidas a pagar, é de extrema importância renegociá-las para evitar o acúmulo de juros, orienta o professor. O ideal é tentar desconto na dívida ou, no melhor dos casos, adiar o pagamento. “Simplesmente deixar de pagar pode gerar prejuízo muito maior”, diz.

4. Priorize dívidas que levam a corte de serviço

Para decidir a ordem de pagamento das dívidas, a dica de Gustava Dias é se concentrar primeiro em pagamentos que podem gerar transtornos imediatos. Contas de luz, por exemplo, geram corte do serviço de energia após três meses de inadimplência.

5. Crédito consignado pode ser a melhor opção

O professor Henrique Castro alerta para a necessidade de fugir de alternativas de crédito “caras”, como rotativo do cartão de crédito ou cheque especial.

6. Serviço do Procon ajuda superendividados

Aqueles que não sabem como negociar suas dívidas podem buscar ajuda gratuita no Procon-SP. Por meio do Núcleo de Tratamento do Super endividamento, a entidade oferece atendimento individual às pessoas que queiram regularizar suas pendências financeiras.

Ao deixar o emprego pra partir para uma outra oportunidade, é importante também pensar em qualificação. E assinando o Trilhas do Sucesso você tem acesso a dezenas de cursos para melhorar seu currículo.