Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Skills

Assistente administrativo: a profissão versátil

Assistente administrativo: a profissão versátil
JUNTE-SE A MAIS DE 200 MIL PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos! E gratuitos.

Um profissional capaz de trabalhar em diversas empresas e funções: esta é a principal característica do Assistente Administrativo, que recebe salários de até R$ 2.800,00, segundo a Catho.

Este cargo é indispensável para qualquer empresa, pois o Assistente Administrativo pode atuar em várias áreas.

assistente administrativo

Então, outra vantagem é que o cargo é ótimo para quem deseja crescer e fazer carreira dentro de uma empresa.

Inclusive, pesquisas mostram que são comuns empresas com gerentes e outros chefes que começaram como assistentes administrativos e foram conquistando novos cargos ao longo dos anos.

Bela oportunidade, não é?

Sendo assim, o mais interessante é que, tanto jovens em busca do primeiro emprego, quanto profissionais mais velhos, têm chances de ser contratados para vagas de Assistente Administrativo.  Basta ter capacitação para assumir a função.

Atribuições do Assistente Administrativo

O profissional que trabalha como assistente administrativo pode, tranquilamente, atuar em quase todos os setores da empresa. Os mais comuns são:

  • Administrativo
  • Departamento pessoal
  • Compras
  • Financeiro
  • Atendimento ao público

Normalmente, o assistente administrativo realiza as seguintes tarefas:

  • Lançamentos financeiros
  • Criação e alteração de planilhas
  • Emissão de relatórios de logística, finanças, folha de pagamento, notas fiscais etc.
  • Atendimento de ligações e resposta a e-mails
  • Envio, recebimento e arquivamento de documentos e correspondências
  • Realização de pagamentos de contas
  • Agendamento de atividades e acompanhamento de calendários
  • Contato com fornecedores e prestadores de serviços
  • Escrita e edição de documentos, atas e memorandos

Por fim, as atividades podem mudar um pouco de uma empresa para a outra, mas, no geral, são tarefas similares a essas que você realizará como assistente administrativo. Gostou?

Faixa Salarial do Assistente Administrativo

assistente administrativo

O salário do assistente administrativo pode variar de acordo com suas funções, carga horária e região.

Porém, a média brasileira gira em torno de R$ 1.812,02 para uma carga horária de 42 horas semanais e trabalho de segunda a sexta.Um salário interessante, não é?

Além disso, fora o valor registrado na carteira de trabalho, as empresas costumam oferecer benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde.

Inclusive, o mais interessante é que após um tempo de empresa, a tendência é o salário aumentar e o profissional receber promoções.

Qualificações necessárias

assistente administrativo

Para que você possa se tornar um assistente administrativo, precisa ter o ensino médio completo. Além disso, as empresas dão preferência aos candidatos que possuem certificado em curso de qualificação em Assistente Administrativo.

A tecnologia é realidade nas grandes empresas, fazendo parte de todas as rotinas administrativas. Dessa forma, é crucial que o candidato tenha conhecimento básico a intermediário de informática.

Por isso, a dica para você que deseja trabalhar como assistente administrativo é investir em um curso focado em formar profissionais para o cargo. Dessa forma, aumentará muito suas chances de conseguir uma das 5.536 vagas disponíveis atualmente.

Em média, os cursos de capacitação para Assistentes Administrativos têm duração de 240 horas e demandam investimentos variados.

Inclusive, um dos melhores e mais baratos do Brasil é a Qualificação em Assistente Administrativo da escola online de qualificação profissional Trilhas do Sucesso, que você pode conhecer clicando aqui.

Além disso, todos os cursos têm certificado de conclusão e você pode estudar sem sair de casa. Basta ter internet, um celular ou um computador.

A ideia da escola é que você faça os cursos aos poucos, seguindo uma trilha de conhecimentos e recebendo os certificados das profissões disponíveis.

Assim, você aumenta as suas chances de conseguir ótimos empregos bem rápido. Interessante, não é?

Perfil mais procurado pelas empresas

  • Jovens com idade entre 18 a 35 anos
  • Ambos os sexos, embora existam mais mulheres na função
  • Ensino médio completo + Curso de qualificação de Assistente Administrativo
  • Facilidade para trabalhar com o computador
  • Pessoas organizadas, proativas, esforçadas e comunicativas têm vantagens.

Se você ainda não possui alguma das características ou habilidades demandadas, não desanime, pois você pode se capacitar para desenvolver cada uma delas, ok?

Mercado de trabalho do assistente administrativo

Mesmo que muitos brasileiros estejam com dificuldades para conseguir um emprego, existem milhares de vagas para assistentes administrativos.

Esse profissional é muito importante para qualquer empresa, pois todas elas precisam cumprir suas obrigações administrativas, não importa o segmento.

“Não há como enxugar porque é uma área que faz a ponte entre a estratégia da empresa e a operação. É uma área quesempre tem vaga”, explica Lígia. (“G1“, acessado em 07/07/2019)

Portanto, existem vagas em todo o país, em especial nas capitais. São Paulo, por exemplo, por ter muitas empresas, é a cidade com mais oportunidades.

Segundo o site da Catho, existem mais de 3 mil só na capital paulista.

Uma dessas vagas pode ser sua. Basta você se qualificar para ocupá-la e preparar bem o seu currículo. Depois disso, as empresas vão brigar para ter você em suas equipes.

Não só os empregos formais, mas o assistente administrativo também pode trabalhar como freelancer. Pela internet, ele pode oferecer seu serviço para empresas interessadas, principalmente se já tiver experiência na área.

Sem dúvida, a profissão de assistente administrativo é uma ótima opção para quem está começando. Se você tem ambição, ela pode ser a porta de entrada para crescer junto com a empresa.

Por fim, não são poucos os casos de jovens que começaram neste cargo e se tornaram supervisores, gerentes e até CEO’s! Quem é jovem, tem energia e gosta do mundo empresarial tem tudo para se dar bem nessa profissão. O indicado é que busque por qualificação para alcançar destaque.