Mais vagas

Como conseguir um emprego no sine

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Uma das alternativas para quem está à procura de uma oportunidade de trabalho é o Sistema Nacional de Emprego. Mais conhecido como SINE, esse órgão do Governo Federal realiza a intermediação de mão de obra por todo o país, integrando empresas e trabalhadores e oferecendo vagas nas mais diversas áreas, para profissionais com os mais variados níveis de qualificação e experiência.

Além disso, o SINE também oferece uma série de serviços que visam preparar o profissional para o mercado de trabalho e proporcionar mais chances na disputa pelas vagas. E o melhor: tudo de forma completamente gratuita e de fácil acesso!

No artigo abaixo, você entende melhor do que se trata esse órgão, todos os serviços oferecidos e como conquistar o seu próximo emprego através dele. Confira!

O que é o SINE

O Sistema Nacional de Emprego(SINE) é um programa do governo federal que visa intermediar a contratação de mão de obra e promover a qualificação profissional dos trabalhadores brasileiros. Isso através de ações de integração, fomento e investimento que beneficiam tanto os trabalhadores quanto as empresas.

O Sistema, atualmente, também é o órgão responsável por cuidar do encaminhamento de profissionais ao seguro desemprego, facilitando o acesso a esse benefício tão importante. Além de também oferecer orientação profissional, informações sobre o mercado de trabalho e fomentar as atividades autônomas e o empreendedorismo.

Para fazer tudo isso chegar até o trabalhador, principalmente os mais vulneráveis, existem agências do Sine espalhadas por todas as regiões e estados do país. E são elas as responsáveis por fazer o atendimento ao profissional e encaminhá-lo aos serviços disponibilizados. 

O que o Sine oferece

Como vimos, o Sine disponibiliza ao trabalhador uma série de serviços que vão muito além da simples oferta de vagas e encaminhamento para entrevistas, oferecendo programas de qualificação e orientação profissional que ajudam a garantir que o trabalhador não só tenha chances de disputar uma vaga, mas também de efetivamente conquistar o emprego.

Ações como essas são extremamente importantes, pois o mercado de trabalho está cada vez mais saturado e competitivo, com uma demanda enorme por qualificação. Em um cenário assim, as chances de um profissional que chega despreparado são mínimas. 

Por isso, se você pretende procurar por uma vaga no Sine, é importante conhecer também os outros serviços disponibilizados pelo programa. Confira abaixo:

Orientação profissional

Para preparar o trabalhador e auxiliá-lo a enfrentar os processos seletivos, o SINE oferece um programa de orientação profissional. O objetivo aqui é identificar o perfil do profissional e encaminhá-lo para as vagas que mais se encaixam nas suas aptidões, interesses e competências. 

Através do programa, o profissional também tem a oportunidade de entender melhor o mercado de trabalho e como se preparar para ele. Por exemplo, aprendendo sobre a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo; os meios disponíveis para busca de emprego, como se portar durante uma entrevista e como elaborar um bom currículo.

Dessa forma, o SINE promove a capacitação do trabalhador e dá a eles mais chances de sucesso no mercado. Principalmente os mais vulneráveis e os jovens em busca do primeiro emprego.

Cursos de qualificação

O SINE também oferece ao trabalhador a possibilidade de realizar cursos e treinamentos de qualificação profissional, disponibilizados pelo programa em parceria com o Ministério da Educação através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.

Os cursos visam qualificar o trabalhador para atuar em determinadas profissões ou funções específicas e atualizar os seus conhecimentos na área em que já trabalha, incrementando o seu currículo e dando mais chances de conquistar uma vaga.

Eles ficam disponíveis já no ato da inscrição na intermediação de mão-de-obra e o próprio trabalhador pode requisitá-los. Durante o processo de orientação, também há a possibilidade de encaminhamento a um curso ou treinamento específico, conforme as habilidades e interesses identificados pelo orientador.

Intermediação de mão de obra

O principal serviço oferecido pelo SINE é a intermediação de mão de obra, através do qual o programa une empresas com vagas em aberto a profissionais à procura de emprego em um processo que só tem a beneficiar ambas as partes.

Isso pois, se por um lado o trabalhador tem a chance de encontrar uma vaga mais rápido e sem tanta burocracia; por outro, as empresas podem contar com um sistema gratuito de seleção e recrutamento que consegue captar os profissionais certos para cada vaga.

E o melhor é que o serviço não só faz o encaminhamento do profissional às vagas, mas também cuida de todo o processo de seleção, identificando as oportunidades de maior potencial para cada trabalhador.

Então, como conseguir um emprego no Sine?

Para encontrar vagas de emprego através do SINE, o trabalhador só precisa se deslocar até a agência do programa mais próxima com documentos pessoais e carteira de trabalho em mão e realizar sua inscrição no serviço de intermediação de mão obra.

A partir da inscrição, a agência cuidará de todo o restante do processo, fazendo o cruzamento do seu perfil com as vagas disponíveis e posteriormente o encaminhamento para entrevista ou outros processos seletivos.

Se desejar, também é possível manifestar o interesse em realizar os cursos e treinamentos de qualificação no ato da inscrição.

Portal Emprega Brasil

Também é possível encontrar as vagas do programa através do Portal Emprega Brasil, site e aplicativo do Ministério do Trabalho que é uma alternativa interessante para quem mora nas regiões mais remotas do país e não tem acesso fácil a uma agência do SINE.

Através do portal é possível verificar e se inscrever em vagas na sua região ou de qualquer outro local do país, imprimir o seu currículo e até mesmo se auto encaminhar para entrevistas. O que ajuda a poupar tempo e acelera todo o processo.

Todos esses benefícios oferecidos pelo Emprega Brasil também estão disponíveis para quem optar pelo atendimento presencial. Inclusive, todos os trabalhadores já ficam cadastrados no portal no momento da inscrição nas agências.

Mas e o seu CV, ele está pronto para entrar na disputa por uma vaga? Melhore o seu currículo e tenha mais chances de conseguir um emprego: conheça o Trilhas do Sucesso!




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *