Recolocação Profissional

Como conseguir um emprego rápido

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Ficar desempregado não é fácil e, considerando que o trabalhador brasileiro leva, em média, 14 meses para conseguir se recolocar no mercado de trabalho, a situação pode ficar desesperadora.

Com isso, muitos profissionais acabam se deixando levar pela ansiedade, medo e desespero, e se precipitam na expectativa de conseguir um emprego o mais rápido possível, cometendo erros básicos que só atrapalham todo o processo.

Abaixo, trouxemos uma série de dicas que vão te ajudar a evitar esses erros e te impulsionar em direção ao seu novo emprego. Confira!

5 dicas de como conseguir um emprego mais rápido

Não atire para todos os lados

O primeiro passo para qualquer um que esteja procurando como conseguir um emprego de forma rápida é, na verdade, deixar a pressa de lado.

Muitos profissionais, na ânsia para se recolocar no mercado o mais rápido possível, acabam cometendo o erro de sair “atirando para todos os lados”, enviando o mesmo currículo para todas as vagas que aparecem, sem o mínimo preparo ou até mesmo sem avaliar se as opções realmente se encaixam no seu perfil profissional.

E, ao contrário do que se pode imaginar, quem toma essa atitude, na prática, tem menos chances de conseguir uma vaga e passa ainda mais tempo à procura de emprego. 

Isso porque, quando você atira para todos os lados, acaba perdendo o foco e não consegue se preparar o suficiente para enfrentar a concorrência. Logo, as chances são mínimas em um mercado extremamente saturado, competitivo e no qual uma boa qualificação é a principal exigência para praticamente qualquer vaga.

Mas então, o que fazer? A dica aqui é procurar se conhecer melhor e entender o que você realmente quer para sua carreira. Então, com um objetivo em mente, direcionar o seu foco e os seus esforços em uma ou apenas algumas áreas nas quais você deseja trabalhar.

Depois, é hora de buscar qualificação e aumentar as suas chances de sucesso, como veremos no próximo tópico.

Busque se qualificar

Uma boa qualificação é uma exigência unânime no mercado de trabalho e quem não se prepara e procura se qualificar, acaba sendo deixado para trás pela concorrência. 

E aqui, não estamos falando apenas da formação acadêmica, mas também de conhecimentos, competências e capacidades que estão sendo cada vez mais exigidas pelas empresas. Por exemplo, noções de informática, proficiência em softwares variados e habilidades interpessoais e de liderança.

Então, agora que você já sabe em quais áreas focar, é hora de pôr a mão na massa e buscar se qualificar e se capacitar para conseguir um emprego o mais rápido possível!

Primeiro, pesquise e descubra quais são as principais qualificações exigidas na maioria das vagas disponíveis nas áreas de trabalho escolhidas. Depois, procure obtê-las, seja por meio de cursos, treinamentos, workshops ou até mesmo uma pós-graduação.

Nesse sentido, uma ótima opção são os cursos online como o Trilhas do Sucesso, que oferecem qualificação de qualidade por um preço bastante acessível. Aqui no Trilhas, por exemplo, você pode fazer mais de 50 cursos e se qualificar em até 18 profissões sem gastar muito.

Personalize o seu currículo

Se qualificando você preenche o seu currículo com o que as empresas procuram para suas vagas e tem mais chances de sucesso. Contudo, só isso não é o suficiente para ser chamado para uma entrevista e muito menos garante que você vai conseguir um emprego rápido.

Afinal, nos processos seletivos existem inúmeros outros CVs tão bons quanto o seu. E, em um cenário assim, o que pode determinar se você vai passar para as próximas fases ou não, muitas vezes está nos detalhes.

Isso porque, em meio a dezenas ou até centenas de currículos, vence aqueles que conseguirem chamar mais atenção e despertar a curiosidade do recrutador e, para conseguir isso, uma ótima dica é não enviar um CV padrão para todas as vagas e procurar personalizá-lo de acordo com cada caso.

Assim, além de elaborar o seu currículo da melhor forma possível, com uma estrutura adequada e com todos os dados relevantes para o cargo, procure adaptar a linguagem e as informações conforme cada vaga e as empresas que estão oferecendo.

No caso de empresas mais jovens e “descoladas”, por exemplo, usar uma linguagem mais “descontraída” pode contar pontos com o recrutador. Já no caso de empresas mais sérias e tradicionais, uma linguagem padrão e objetiva é o mais desejado.

Em relação às informações, procure incluir apenas o que for relevante para cada vaga em questão e deixe de fora qualificações e experiências que não têm relação com o cargo. Isso deixa o currículo mais “limpo” e facilita muito o trabalho do recrutador.

Ative o seu networking

Mesmo com todos sites de vagas disponíveis na internet, o networking ainda é a ferramenta mais poderosa para quem procura como conseguir um emprego de forma rápida e precisa se recolocar no mercado o quanto antes.

Para quem não conhece, networking se trata de uma estratégia que visa aumentar e estimular a rede de contatos profissionais, de forma a gerar mais oportunidades de trabalho tanto no curto quanto no médio e longo prazo.

E você pode colocar essa estratégia em prática simplesmente entrando em contato com amigos, ex-colegas de trabalho, antigos chefes e até mesmo familiares, deixando-os saber que você está desempregado e à procura de uma oportunidade.

Só isso já aumenta as chances de algum deles te indicar no trabalho e acelera muito todo o processo!

Contudo, para gerar mais oportunidades, você pode ir além e procurar conhecer novas pessoas na sua área de trabalho, participar de eventos, palestras e workshops; e investir no seu perfil em redes sociais profissionais como o Linkedin.

Dessa forma, mais pessoas ficam sabendo da sua situação e conhecem as suas habilidades e competências profissionais. O que aumenta muito as suas chances de conseguir um emprego mais rápido.

Mantenha o foco!

Por fim, por mais que você coloque todas essas dicas em prática, é possível que uma oportunidade não apareça tão rápido quanto você espera.

Mas, se se isso acontecer, é importante não se desesperar e manter o foco!

Seja paciente e continue investindo em você e na sua carreira durante o tempo parado. Quando você menos esperar, uma oportunidade vai aparecer!

Quer saber se o seu currículo está pronto para as vagas disponíveis? Clique aqui e descubra!




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *