Recolocação Profissional

Como conseguir um emprego: aprenda a lidar com os pontos fracos

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Como conseguir um emprego sem cometer erros? Se existe uma fórmula para ser aprovado é simples. Quer aprender a falar dos próprios defeitos com confiança? Além disso, transformá-los em aprendizado? Por fim, encantar o recrutador com sua resposta inesperada? 

Neste artigo, você vai descobrir porque eles querem saber seu defeito. Depois, vamos ensinar como lidar de frente com suas questões. Por fim, como usar esses pontos fracos ao seu favor na entrevista. 

Após esta leitura, você não será o mesmo! Saiba como centenas de candidatos passam na entrevista. Mesmo com defeitos maiores que os seus, eles ainda encantam o entrevistador. Descubra neste artigo como fazer o mesmo!

Como conseguir um emprego: aprenda a falar dos pontos fracos com segurança

Como conseguir um emprego sem medo de falar dos pontos fracos? Sem dúvida, você já deve ter se deparado com essas perguntas. Afinal, como dar a resposta correta? Pois, falar das qualidades é fácil, mas citar defeitos é desconfortável. 

Entretanto, o segredo é se preparar. Isto é, entender os motivos para essa pergunta. Depois que descobrir como funciona, o processo fará sentido. Logo, será mais simples dar as respostas. Não só na entrevista, mas sempre que precisar encarar as falhas. 

Confira os principais defeitos e pontos fracos!

Antes de mais nada, ninguém é perfeito. Por isso, o recrutador e nós sabemos disso. Então, confira a lista de defeitos e pontos fracos. Pois, é fundamental identificá-los. Dessa forma, será mais simples de lidar com eles.

Nervosismo

O nervosismo se manifesta no ambiente de trabalho de diversas formas. Por exemplo, estresse, falta de paciência com ritmo lento do outro, irritabilidade, agressividade verbal etc. Por trás desse comportamento, há um alto grau de ansiedade que precisa administrar melhor.

Medo de falar em público

Entre para o time, porque 41% das pessoas confessam que esse é o maior medo delas. Mas, não considere um defeito, porque essa condição é simples de mudar. 

Tímido ou extrovertido demais

Ser tímido é prejudicial em muitos aspectos. Principalmente, porque você perde a oportunidade de desenvolver uma boa comunicação. Além de impedir a construção de um Networking de qualidade. No entanto, o extrovertido em excesso perde na produtividade. Ou seja, interagir com as pessoas é excelente, mas não esqueça das tarefas.

Exigente

Ter expectativas elevadas sobre as pessoas pode gerar conflitos maiores. Isto pode provocar conflitos nas relações interpessoais.  

Organização

Pessoas organizadas são ótimas, mas muitas pessoas perdem tempo com detalhes. Logo, prejudicam a produtividade. 

Dificuldade em delegar tarefas

Sabe aquelas pessoas que querem abraçar o mundo? Então, elas fazem tudo sozinhas e não sabem delegar tarefas. Então, acabam sobrecarregadas demais. Com isso prejudica o crescimento do time e a si mesmo.

Agradar todo mundo

Sem dúvida, tratar as pessoas com cuidado simboliza respeito. Inclusive, cumprimentar faz parte da educação. Por isso, a desculpa da timidez é mera justificativa. No entanto, você não deve extrapolar. 

Logo, se seu ambiente é hostil onde os colegas nem olham na cara é diferente. Portanto, não faça nada além do limite. Pois tudo que causa preocupação, pode sinalizar a necessidade de agradar. Contudo, é diferente de ser colaborativo. 

Impaciência

Sempre é bom ter pessoas que gostam de ação. No entanto, exigir dos outros resultados imediatos pode causar conflitos entre elas.

Inflexibilidade

As empresas sempre têm novas atividades. Às vezes, você terá que trabalhar em outra equipe. Ou então, executar uma nova tarefa. Mas, alguns profissionais sentem dificuldade em se adaptar. Pois, muitos preferem uma rotina fixa. Enquanto outros, lidam bem com mudanças.

A partir da lista de pontos fracos e defeitos comuns vai ajudar a refletir. Talvez você encontrou algum deles. Ou veio na mente de forma natural, defeitos que não se deu conta. Antes de desanimar, saiba que é possível transformar num aspecto positivo. Logo, você pode extrair aprendizado em situações negativas. Por isso, essa atividade também promove autoconhecimento.

Aprenda a transformar as fraquezas a seu favor

Agora que já sabe dos pontos fracos é momento de encantar o entrevistador. No entanto, identifique primeiro o que ele procura. Em seguida, será mais simples interagir na entrevista. Então, ao perguntar sobre pontos fracos, o recrutador identifica seu nível de inteligência emocional. Além disso, ele vai saber quais áreas pode se desenvolver mais. 

Nível de autoconhecimento

Quando o profissional é capaz de analisar o próprio comportamento é um ponto positivo. Além disso, é importante que também saiba como mudar isso. Isto é, o recrutador precisa saber se você consegue fazer isso.

Lidar com crítica

Certamente, muitas pessoas não gostam de receber feedback na empresa. Por isso essas perguntas são realizadas para saber como você lida com as críticas.

Como conseguir emprego: transforme seu defeito em algo positivo

Sempre que o recrutador pedir para falar sobre as falhas, transforme-o a seu favor. Para que consiga ser aprovado basta seguir as dicas abaixo. 

Seja detalhista

Quando você citar seu defeito ou ponto fraco explique em seguida. Quanto mais detalhado for, melhor. No entanto, não é para enrolar, mas aproveitar o tempo para expressar da melhor forma possível. Por exemplo, explique como o nervosismo interfere na rotina do trabalho. Em seguida, fale como isso surgiu. Por fim, mostre qual a solução que encontrou para lidar com o defeito. Sem dúvida, demonstra capacidade de autoconhecimento.

Foque no aprendizado

Como você sabe do seu defeito, mostre ao recrutador os caminhos para mudar. Demonstre que está em busca de crescimento pessoal e profissional. Sem dúvida, a maturidade é a capacidade de agir.

Fale do futuro

Por fim, comente como a vaga também ajudará a eliminar esse defeito. Inclusive, como você agregará com suas outras habilidades. Desse modo, vai demonstrar compromisso com a empresa. Logo há grandes chances de ser aprovado.

Como falar sobre defeitos e pontos fracos para entrevista 

A confiança é a base para tudo nessa vida. Seja num encontro ou numa entrevista de emprego. Quando falamos sobre defeitos, as pessoas não respondem com tanta segurança. Em geral, elas até recuam ou ficam  a defensiva. Para desenvolver confiança siga as regras a seguir.

Administre a fala

Na hora de falar use um tom de voz profundo e suave. Além disso, fale de forma pausada. Isso transmite confiança, mas não significa falar devagar. Seja claro, direto, mas sem agressividade

Mantenha postura 

Além do tom de voz mantenha a postura, porque demonstra respeito e maturidade. A partir disso, o recrutador passará a sentir mais confiança.

Mantenha contato visual

Enquanto o recrutador fala, evite olhar para os lados. Mantenha o contato visual. Pois isso, vai ajudar a estabelecer confiança.

Evite cometer esses erros comuns

Para que nada dê errado, evite cometer outras falhas. Para isso, saiba o que evitar. Pois, saber como se comportar e falar já ensinamos. Agora é momento de aprender o que não fazer na entrevista.

Ser o que não é

Antes de mais nada, muitos recrutadores também são psicólogos. Logo, mentir durante a entrevista fará você ser desclassificado. Por mais que seu discurso seja plausível, evite a mentira. Pois, eles são especialistas em identificá-las. Por isso seja você mesmo.

Respostas genéricas

Saiba que o recrutador faz entrevistas todos os dias. Além disso, muitos também atendem pacientes com frequência. Logo, eles reconhecem as respostas prontas, falta de autenticidade etc. 

Portanto, cuidados com respostas padronizadas. Por exemplo, perfeccionismo, trabalhar demais ou se importar em excesso com as pessoas. Pois, o maior problema dessas falas é que elas representam elogios camuflados.

Como conseguir um emprego sem medo de falhar na entrevista? Agora que aprendeu tudo é hora de praticar o autoconhecimento. Em seguida treine e se prepare para ser aprovado! Seu currículo está pronto para as vagas disponíveis? Clique aqui e descubra.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *