Mais vagas

Vagas de emprego: 10 formas infalíveis de conseguir

Fabiana Kampeki
Escrito por Fabiana Kampeki em 7 de junho de 2019
Vagas de emprego: 10 formas infalíveis de conseguir
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

As vagas de emprego são inúmeras, ao mesmo tempo que o problema está na aprovação, com tantos candidatos concorrendo com você, não é mesmo?

Diante disso, separamos dicas especiais para você se preparar e parar de se candidatar à centenas de vagas, sem nenhum retorno!

Então acompanhe este artigo até o final e aplique na prática, para conquistar seu novo emprego!

Vagas de emprego: o segredo para ser contratado começa no planejamento

vagas-de-emprego
O segredo não está em enviar currículo para diversas vagas de emprego, mas sim na sua estratégia de planejamento, que começa no currículo e se estende até a entrevista.

Com tantas vagas de emprego, por que as pessoas não conseguem uma colocação no mercado? Certamente, a melhor resposta está na falta de planejamento que começa na produção de seu currículo.

Sem dúvida, muitos candidatos não dão tanta importância para esse momento, o que acabam sendo facilmente excluídos do processo de recrutamento.

Mesmo que você ainda não considere fundamental, recomendo que faça um teste, você não perderá nada. Afinal, investir tempo na elaboração de seu currículo, não proporciona perdas e sim ganhos contínuos.

Você não precisa ter experiência, mas é importante ter um planejamento de carreira

Embora pareça apenas uma simples tarefa, transmitir informações básicas em um currículo, revela muito sobre você e a maneira como trata sua carreira.

Então, não importa suas experiências e formações, mas a forma como cuida do campo profissional. Principalmente se você é jovem e está em busca do primeiro emprego ou possui pouca experiência.

Pois o cuidado à carreira, demonstra ao recrutador, como você tratará da empresa dele, por meio de seu trabalho, por exemplo.

Por exemplo: se você não tem experiência, mas muita vontade de contribuir, é comprometido com o próprio aprendizado, reconhece o emprego como oportunidade de aprimorar seu conhecimento e retribui à empresa, é um ponto extremamente positivo e valioso para o recrutador.

Mas como você consegue transmitir tudo isso de forma tão objetiva em um currículo?

Aprenda a ser objetivo e preciso no currículo antes de enviar para as vagas de emprego

vaga-de-emprego
A precisão torna seu currículo mais atraente nas vagas de emprego das quais se candidatou.

Acima de tudo, converse consigo mesmo, sobre o que está procurando e por qual motivo. Procure entender com mais profundidade sobre a escolha da empresa, como enxerga sua carreira profissional, o que mais te interessa naquele emprego e não em outro.

Embora pareça perguntas óbvias, refletirá na forma como organizará seu currículo, do qual o recrutador decidirá convocá-lo para uma entrevista ou não.

É provável que a contratação seja realizada, quando há lógica entre currículo e entrevista. Pois é nessa etapa que recrutador identifica se o candidato possui perfil para se desenvolver junto com a empresa.

Então a solução, é seguir com base nesses princípios básicos, das quais você pode anotar e responder montando seu currículo:

  • Motivo: o que te motivou escolher essa profissão?
  • Escolha: por que exatamente essa empresa?
  • Visão: relate sua expectativa em relação à sua carreira. O que você espera estar fazendo daqui 3, 5 anos na sua área?
  • Interesse: por que você escolheu essa vaga e não as outras?

É provável que após responder essas questões, será muito mais fácil organizar seu currículo.

Confira as 10 dicas antes de enviar seu currículo para as vagas de emprego

1. Currículo em constante atualização

Com toda certeza, além do currículo que criou e salvou em seu computador, possua cadastro em diversos sites de emprego. Sendo assim, considere sempre atualizar as informações, demostrando o cuidado e o valor que você atribui ao campo profissional.

2. Busque aprimoramento contínuo

Para que seja reconhecido e valorizado, é necessário buscar aprimoramento em sua profissão, sempre estabelecendo novos desafios para a sua própria carreira.

Quando o recrutador percebe sua caminhada evolutiva, enxerga o investimento que atribui à sua profissão, sendo positivo para a empresa.

3. Descubra a importância de expandir seu Networking enquanto procura por vagas de emprego

Quanto mais ampliar a sua rede de contatos, o Networking, melhor a probabilidade de encontrar novas oportunidades em qualquer momento de sua carreira, independente de estar inserido do mercado ou começando sua carreira.

Então, estabeleça vínculos saudáveis com outros profissionais em eventos associados à sua área, faculdade, professores etc.

4. Como se preparar para uma entrevista de emprego

Conforme mencionado no início, é fundamental se planejar, pois representa a bússola para criar um currículo, buscar vagas e se preparar para a entrevista.

Pois a entrevista é uma forma de apresentar seu perfil profissional, não devendo se preocupar com perguntas, como ocorre com a maioria dos candidatos.

Quando você sabe os motivos pelos quais selecionou uma empresa, vaga, onde deseja chegar e como fará essa trajetória, a entrevista deixa de ser algo temeroso. Consequentemente, passa a ser um bate-papo profissional e agradável, com grande chances de aprovação.

5. Escolha apenas vagas de emprego que estejam de acordo com seus interesses

Assim como planejar é imprescindível, manter o foco no seus reais interesse também é. Então, por mais que esteja desesperado por um emprego, não se candidate para centenas de vagas que surgir pela frente.

Isto é, melhor selecionar poucas vagas, mas que estejam realmente de acordo com seu interesse, com grande probabilidade de aprovação.

6. Seja flexível

Mesmo que venha de uma empresa de grande porte, seja flexível diante de qualquer outra empresa que se candidatar, evitando resistência de novas regras. Em outras palavras, apresente-se com humildade, como um profissional que pode contribuir e não mudar regras.

7. Treine antes de participar de qualquer processo seletivo

Primeiramente, foque em aprender a construir a estrutura de seu currículo, a partir do seu planejamento de carreira. Mesmo que seja necessário corrigir diversas vezes, leia e releia, pois a entrevista final é como se fosse uma prova para testar conhecimentos sobre você.

Quando o profissional sabe fazer escolhas assertivas, consequentemente alcança resultados eficazes na empresa e na carreira. Portanto, treinar, significa rever constantemente se as informações estão de acordo com seus propósitos com a vaga pretendida.

8. Por que o autoconhecimento pode te destacar?

O recrutador procura por profissionais assertivos, ou seja, que sabem realmente o que procuram. Mas por mais que pareça óbvio, poucos são os candidatos que sabem sobre si mesmo, resultando em escolhas que não tem a ver com seu perfil.

9. Fique atento

Quando você participa de um processo seletivo, busque acompanhar com frequência, checando e-mail, celular, mensagens em rede social profissional etc. Para que não perca nenhuma etapa do processo e acabe sendo eliminado do processo.

10. Seja proativo e crie suas oportunidades!

Por fim, criar as próprias oportunidades e ser proativo com seu sucesso profissional é uma das dicas mais valiosas. Pois sempre existe uma forma diferente de alcançar resultados.

Por exemplo: algumas pessoas que não possuem recursos para estudar, optam por cargos e profissões com vagas em grande volume, para fazer uma economia, investir no estudo e alavancar gradualmente.

O segredo, não está em se candidatar para diversas vagas de emprego, mas sim em focar nos seus interesses, no planejamento de sua carreira, na elaboração de um bom currículo, no valor que atribui à área profissional e cuida dela.

É exatamente sobre isso, que você leu e aprendeu nesse artigo. Agora é a sua vez de colocar em prática, com criatividade, proatividade e construindo seu plano de carreira, para conquistar aquela vaga de emprego!

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

APRENDA A DEIXAR SEU CURRÍCULO PERFEITO, IMPOSSÍVEL DE SER IGNORADO.