Mais vagas

Como encontrar vagas de emprego

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

No momento de crise que estamos vivendo, encontrar boas vagas de emprego tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil – pra não dizer impossível. Mas a realidade é que, apesar de toda a instabilidade no mercado de trabalho, há sim muitas oportunidades sendo oferecidas: você só precisa saber onde procurar!

Então, onde procurar e encontrar vagas de emprego?

Hoje, com a digitalização cada vez maior das relações de trabalho, a internet se tornou o principal ponto de recrutamento e seleção de profissionais pelas empresas, com vagas de emprego sendo oferecidas nas mais diversas plataformas e mídias sociais. 

Atualmente você até pode encontrar uma vaga no jornal impresso ou nos classificados, mas garanto que será muito mais difícil! Afinal, é preciso procurar pelas oportunidades onde elas estão e esse lugar, com certeza, é a internet.

Mas, em meio a imensidão de sites, plataformas e mídias sociais na web, onde procurar? Confira abaixo:

Sites de vagas

Existe uma imensidão de sites de vagas de emprego na internet com inúmeras oportunidades para profissionais de todas as áreas e níveis de experiência. 

Estas páginas intermediam o processo seletivo, permitindo que as empresas anunciem suas vagas e que o profissional possa buscá-las e se candidate alí mesmo, tudo pela tela do celular ou computador e sem gastar dinheiro.

Elas também oferecem ao trabalhador a possibilidade de criar um perfil profissional na plataforma. Ali, ele pode exibir seu currículo e ser encontrado por milhares de empresas, agências e recrutadores.

Ainda, a maioria dos sites de vagas também oferecem diversas ferramentas que facilitam o processo de procura, como alerta de vagas e filtros de busca. Assim, vale a pena acessar os principais, como Catho, Info Jobs e Sine, criar um perfil e começar a acompanhar as oportunidades oferecidas. 

Redes sociais

As redes sociais são outro canal muito utilizado pelas empresas para anunciar a abertura de processos seletivos e milhares de recrutadores também vão a essas plataformas todos os dias à procura de profissionais qualificados para preencher suas vagas de emprego.

Além disso, há uma rede social completamente voltada ao ambiente profissional e ao mercado de trabalho com milhares de oportunidades sendo postadas todos os dias: o Linkedin.

Logo, vale a pena criar um um bom perfil profissional nas principais redes, como Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin, e começar a seguir os perfis das empresas que você tem interesse, principalmente as gigantes do mercado, que utilizam muito mais esses canais.

Sites das empresas

Os sites de boa parte das empresas tem uma página específica para quem está procurando por vagas de emprego: a aba “Trabalhe conosco”. Nela, a companhia deixa publicado as principais oportunidades oferecidas e permite que o profissional possa enviar o seu currículo e se candidatar ali mesmo.

A vantagem aqui é que esta é uma forma mais direta de procurar e se candidatar a vagas de trabalho do que os sites. Ou seja, você terá um contato direto com a empresa e menos concorrentes, já que boa parte das pessoas sequer sabe que esse canal existe.

Porém, nem todas as empresas contratam assim e nem todas as vagas são disponibilizadas dessa forma. Então, o melhor mesmo é ficar atento a ambas as plataformas.

Networking é uma ótima fonte de vagas de emprego

Por fim, fazer um bom networking também pode te render muitas oportunidades e te ajudar a encontrar a vaga dos seus sonhos. 

Para quem não conhece o termo, networking significa rede de contatos e fazer um bom networking quer dizer construir boas relações profissionais, conhecer pessoas e trocar conhecimentos e experiências.

Mas, como isso pode te ajudar a conseguir um emprego? Simples: quanto mais pessoas te conhecem e sabem das suas qualificações, habilidades e competências, mais oportunidades podem surgir. 

Um contato que trabalha na mesma área que você, por exemplo, pode acabar te indicando quando uma vaga surgir na empresa em que ele trabalha.

Se prepare e tenha mais chances de conquistar vagas de emprego

Agora você já sabe onde encontrar vagas de emprego, mas é importante ter em mente que isso apenas não garante que você vai conseguir conquistar o seu novo trabalho. Isso pois, de nada adianta sair disparando currículos em cada oportunidade que aparecer se você não tiver uma estratégia sólida por trás.

Para vencer a concorrência e conquistar uma vaga, você vai precisar ir além da simples candidatura e se preparar, tendo foco nos seus objetivos e buscando qualificação para construir um currículo mais atraente.

Confira abaixo, quais ações você pode tomar para aumentar as suas chances de conquistar uma vaga: 

Busque mais qualificação

Antes de tudo, busque qualificação! As profissões estão em constante evolução e estar preparado para lidar com as novidades faz total diferença em um processo seletivo, te colocando na frente da concorrência.

Buscar se qualificar e adquirir conhecimento e habilidades em outras áreas também é interessante, pois diversifica o seu currículo e amplia a gama de possibilidades. 

A boa notícia aqui é que você pode se qualificar sem grandes investimentos. A internet está lotada de plataformas que oferecem cursos nas mais variadas áreas por um preço que cabe no bolso.

Esse é o caso do Trilhas do Sucesso, plataforma que oferece qualificação em mais de 18 profissões diferentes com certificados reconhecidos pelo mercado.

Desenvolva sua marca pessoal

Enquanto procura por uma vaga, é importante que o profissional trabalhe na sua imagem e desenvolva a sua marca pessoal, construindo um perfil mais atrativo para as empresas e recrutadores.

Ao fazer isso, você pode se tornar uma autoridade no nicho de mercado em que atua, atraindo mais contatos para a sua rede e, consequentemente, mais oportunidades de trabalho.

Elabore um bom currículo

Para finalizar, não deixe de elaborar um currículo atraente e persuasivo, procurando sempre destacar não só as suas qualificações e experiência profissional, mas também os seus diferenciais, os resultados já alcançados anteriormente e as suas habilidades e competências interpessoais.

Um CV assim, bem estruturado, chama a atenção dos colaboradores e te coloca em posição de destaque em relação aos demais concorrentes.

E o seu currículo, ele está preparado para as vagas de emprego disponíveis? Clique aqui e descubra!




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *