Curriculum memorável

Como fazer um curriculo no Word e disputar uma vaga de emprego

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Como fazer um currículo que chame atenção? Talvez, você acha que precisa de diploma de faculdade numa instituição conhecida. Ou então, inglês fluente e diversas experiências em empresas renomadas. No entanto, o que você precisa é ter um pensamento estratégico. Dessa maneira, vai criar um plano exato para chegar no objetivo.

Em outras palavras, para conseguir um emprego não precisa ser gênio. Mas, planejar com maestria sua trajetória. Pois, seu plano deve ter etapas que te levam à aprovação. Isto é, você precisa estar seguro que será chamado para uma entrevista. Em seguida, ter certeza que vai ser aprovado para a vaga. 

Mas, afinal, como ter tanta confiança assim? Sem dúvida, a resposta está na estratégia. Então, neste artigo vamos ensinar qual estratégia usar. Ou seja, você precisa seguir as etapas à risca. Se cumprir todas elas, a vaga será sua. Confira a seguir!

Como fazer um currículo que chame atenção do recrutador

Como fazer um currículo que chame a atenção de verdade?Em primeiro lugar, você precisa atrair o olhar do recrutador. Por isso, invista tempo e foco nessa etapa inicial. Então, para isso siga as instruções a seguir.

Decida a escolha da profissão

Antes de tudo, controle sua ansiedade e desespero. Pois, nenhum candidato vai conseguir um bom emprego nessas condições. Embora estar desempregado seja difícil, entrar em pânico não vai ajudar. Mesmo com contas a pagar é preciso manter a calma. Porque focar no problema vai tirar a razão. Inclusive piorar a situação, pois essa atitude não ajuda em nada.

Pense a longo prazo

Agora, pare e pense numa profissão a longo prazo. Em seguida, defina a área exata que quer atuar. Por exemplo, trabalhar como recepcionista numa empresa multinacional, de prédio comercial ou escritórios pequenos. A partir disso, avaliar se consegue enxergar essa profissão a longo prazo. 

Em outras palavras, visualizar como carreira sólida e evoluir para uma gerente. Isso porque, não adianta conseguir um emprego para pagar as contas. Pois, você vai desanimar e refletir essa insatisfação no trabalho. Em seguida, ser demitido quando houver alguma crise. Além disso, ter a certeza do que quer, transparecer na entrevista. 

Estude as vagas

Após decidir sobre a profissão é hora de estudar as vagas. Então, pesquise na internet as oportunidades ligadas ao seu interesse. Por exemplo, recepcionista de hotéis. Inclusive quanto mais específico, melhor. 

Decida as empresas

Agora é o momento de escolher as empresas. Por isso, pense nas organizações que pretendem atuar por identificação. Então, pesquise na internet e siga nas redes sociais. Com base nisso, vai entender tudo sobre a cultura organizacional

Inclusive, o perfil que eles procuram. Isso vai te ajudar a decidir se quer trabalhar nessa empresa. Em caso positivo, também vai clarear o que precisa melhorar para atender às expectativas da empresa.

Observe os requisitos 

Agora que decidiu a profissão, a empresa e pesquisou as vagas siga a próxima etapa. Logo que surgir a lista de anúncios analise os requisitos. Isto é, veja os detalhes de cada vaga. Então, faça um levantamento e anote o que a maioria pede em comum. Depois, observe os diferenciais que eles procuram. 

Corra atrás das exigências

Depois que executar a tarefa anterior, já sabe o que falta em seu currículo. Ao mesmo tempo, identifica as habilidades que atende à empresa. Agora é com você! Portanto, seu desafio nessa etapa é correr atrás do que precisa. Isto é, se a maioria das vagas exige inglês fluente, procure um curso. Por essa razão, a importância de decidir pela profissão certa vai refletir nas adversidades. 

Ou seja, dominar um idioma com fluência é um grande desafio. Talvez, seja requerido uma boa comunicação e capacidade de persuasão. Ou então, conhecimentos de informática. Se você refletir bem sobre sua profissão não vai desmotivar de cara. Do contrário, grandes chances de voltar à estaca zero. Por isso, não busque motivações pelo salário. 

Sem dúvida, você sempre pode voltar atrás e recomeçar as etapas. Pois, lembre-se que isso é uma estratégia. Portanto ela funciona se você seguir à risca. Então, nada de pular etapas ou fazer de qualquer jeito. Se quer ser aprovada sem ter que enviar 200 currículos por mês, siga o plano corretamente.

Desenvolva habilidades

Certamente, precisamos falar sobre habilidades. Isto é, tudo aquilo que está relacionado com o comportamento e o emocional. Isto é, como você encontra soluções? Ou seja, você depende de outras pessoas? 

Se você está na empresa pensa de forma colaborativa ou apenas em si mesmo? Demonstre situações em que colaborou com a equipe. Por exemplo, vestir a camisa da empresa é tratar do negócio do outro como se fosse seu. Então, reflita sobre seu comportamento, como gasta os materiais da empresa etc. 

Desenvolva competências técnicas

Talvez, você não atenda alguma competência técnica. Por exemplo, conhecimento avançado de Excel. Entretanto, faça um mini planejamento de como adquirir aprendizado. Por exemplo, fazer um bico para pagar o curso, pedir um empréstimo etc. Em seguida, criar um cronograma de estudos para atingir os resultados.

Construa suas experiências

Honestamente, muitas pessoas desistem de seus sonhos aqui. Por isso, reforço mais uma vez. Antes de mais nada, decida com total convicção a profissão que quer atuar. Pois isso será o combustível para manter a motivação e superar desafios. Quando as pessoas não têm experiência na área, justificam seu desemprego. Oras, ninguém nasceu com experiência. Então, todo mundo já precisou construir essa etapa.

Faça um planejamento

Faça um mini planejamento para adquirir experiência. 

Então, dependendo da função decida por multinacionais. Embora pagam pouco, são verdadeiras escolas de especialistas. Mas, para isso, desenvolva habilidades que atendam aos requisitos da vaga. A vantagem é que elas preferem candidatos colaborativos, do que com experiência, mas egoístas. Aliás, a inteligência emocional é o que as empresas tendem a buscar. 

Seja criativo

Primeiramente, seja criativo nesse momento. Se não há oportunidades, crie uma. Então, procure empresas iniciantes ou menores. Provavelmente, elas remuneram pouco. No entanto, é uma oportunidade para adquirir experiência. Sendo essa, uma opção para criar sua experiência. Em seguida, prossiga no planejamento. Antes disso, vale lembrar que 6 meses é o recomendado.

Crie um currículo para ser aprovado na triagem

Agora sim, é hora de decolar! Se você seguir todas as etapas vai atingir seu objetivo final. Portanto, prepare seu currículo no programa Word e salve em PDF

Faça seu currículo no Word

Depois que baixar o programa no seu computador, abra. Em seguida, selecione algum modelo de currículo. Isto é, clique em pesquisar e digite a palavra currículo. Após essa etapa, selecione o template que deseja. Por fim, transfira todo conhecimento e experiência que adquiriu. Além disso, você pode excluir tópicos, alterar títulos e adaptar o modelo como quiser.

Independente de ter ou não experiência, esse artigo serve para todos. Por isso, aja conforme as etapas mencionadas para garantir seu emprego. Seu currículo está pronto para as vagas disponíveis? Clique aqui e descubra.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *