Recolocação Profissional

Como fazer um currículum vitae para conseguir um emprego

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Elaborar um bom currículum vitae é o primeiro e um dos mais importantes passos para quem deseja disputar uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho.

Exigido em toda e qualquer vaga, o documento é o cartão de visitas do profissional e é o que vai determinar se ele passará ou não para a fase de entrevistas.

Um currículo bem elaborado, com as informações necessárias e organizadas, tende a chamar a atenção do profissional de RH e a destacar o trabalhador em meio a dezenas de outros CVs, garantindo assim que ele avance no processo seletivo.

Já com um CV mal preparado, na maioria dos casos o resultado é a eliminação instantânea do candidato, mesmo que ele tenha as qualificações e experiência exigidas para preencher a vaga.

Assim, é importante que você tire um pouco de tempo para trabalhar no seu CV e dedique-se ao máximo para elaborá-lo da melhor forma possível. A seguir, você confere uma série de dicas que te ajudarão muito nesse sentido. Confira!

A estrutura de um bom currículum vitae

O primeiro ponto que o profissional deve se atentar em um currículum vitae é a sua estrutura. O documento precisa ser bem estruturado e apresentar todas as informações necessárias de forma organizada, que facilite a leitura pelo recrutador.

Atualmente, a composição mais comum de um CV é essa:

Dados pessoais

Logo no início do documento o profissional deve apresentar todas as informações pessoais relevantes ao processo seletivo, como nome completo, idade, estado civil, região, cidade, endereço, telefone(residencial ou celular) e e-mail.

Também é interessante adicionar o endereço do seu perfil em redes sociais profissionais como o Linkedin e do seu site pessoal(caso tenha). Pois assim você ganha mais um espaço para se mostrar ao empregador e convencê-lo de que é uma boa opção. 

Formação acadêmica e qualificações

Logo depois é hora de mostrar que você possui as qualificações exigidas para a vaga, apresentando a sua formação acadêmica.

Aqui é importante citar todas as informações relativas à instituição na qual estudou/estuda, assim como o curso e ano/previsão de término. Profissionais com pós-graduação, curso técnico ou MBA também devem mencioná-los.

Além disso, também é interessante citar cursos livres, treinamentos complementares e qualificações extras. Contudo, é importante incluir apenas os mais pertinentes para evitar saturar o currículo. 

Experiência profissional

A experiência profissional é uma das partes mais importantes de um currículum vitae e deve apresentar todas as informações relevantes, como as empresas nas quais você já trabalhou, quais cargos e funções assumiu e as atividades e projetos que desempenhou durante a sua carreira.  

Uma dica aqui é procurar personalizar essas informações de acordo com a vaga e a empresa, destacando os pontos mais importantes conforme as exigências e funções de cada uma.

Para quem está começando agora no mercado de trabalho e não tem experiência, pode-se citar eventuais trabalhos em empresas júnior, trabalhos voluntários e acadêmicos, realçando as atribuições e responsabilidades que tinha.

Objetivo

A empresa também vai querer saber qual é o seu objetivo ao enviar o CV e aqui é importante ser o mais sucinto possível. Se você está se candidatando para uma vaga de RH, por exemplo, um “trabalhar na área de relações humanas” já é suficiente.

Evite adicionar objetivos e metas pessoais/profissionais e sonhos para o futuro. Esse tópico se refere apenas ao cargo para o qual você está se candidatando e outros detalhes devem ficar para o momento da entrevista.

Idiomas e informática

Desde que relacionados com a vaga, citar os softwares que você domina, como Excel e Microsoft Word, pode ser um diferencial importante e destacar o seu CV em relação à concorrência. 

Os idiomas falados também devem estar mencionados e aqui não há restrições, já que esse é um ponto interessante para qualquer cargo ou empresa. Então, adicione em todos os currículos que for enviar.

Outras informações

Por fim, você também deve adicionar outras informações que podem ser relevantes para o cargo em questão, como experiências internacionais, trabalhos voluntários e atividades fora do horário de trabalho.

No entanto, não exagere e evite o excesso de informações não relacionadas à vaga. Pois isso complica a análise do documento e mina o interesse do recrutador.

Dicas para um currículum vitae impecável e irresistível

Agora você já sabe como estruturar o seu currículum vitae. Contudo, saiba que apenas isso não garante que você será chamado para uma entrevista, muito menos que irá conquistar uma vaga.

Isso pois, não basta fornecer as informações necessárias de forma organizada e estruturada. É preciso fazê-lo do jeito certo para chamar a atenção do recrutador e colocar o seu CV em posição de destaque. Descubra como:

Seja sucinto

Um recrutador precisa analisar dezenas de currículos todos os dias e pode ter certeza que ele não quer perder tempo com CVs gigantes, cheio de informações desnecessárias que só complicam a leitura e interpretação. Quando um assim aparece, o descarte é automático!

Então, no seu currículo, procure ser o mais sucinto possível, apresentando apenas as informações relevantes para a vaga e sem encher linguiça com formações ou experiências não relacionadas.

Cuidado com a linguagem

Erros de ortografia são outro ponto que causa eliminação automática durante um processo de seleção. Palavras escritas erradas, com erros gramaticais e de acentuação são vistas com péssimos olhos pelos recrutadores e podem destruir o seu currículo.

Por isso, crie o hábito de revisar o seu CV sempre que alguma alteração for feita, conferindo todo o texto múltiplas vezes para se certificar de que nenhum erro está passando despercebido.

Prestar atenção na linguagem utilizada também é importante: ela deve ser simples e objetiva, sem embromação. Evite ainda o uso de pronomes pessoais.

Personalise o currículum vitae de acordo com a vaga

Por fim, procure personalizar o seu currículum vitae de acordo com a vaga e a empresa que está oferecendo, destacando as informações que podem ser mais relevantes em cada caso e utilizando a linguagem certa para tipo de empresa.

Assim, você consegue elaborar um currículo impecável e atrativo, que chame a atenção do recrutador e garanta que você avance no processo seletivo.

Mas e o seu currículo: ele está preparado para as vagas disponíveis? Clique aqui e descubra!




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *