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Skills

COMO SE ADAPTAR AO AMBIENTE DE TRABALHO NO PRIMEIRO EMPREGO

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O que te espera no seu primeiro dia de trabalho?

Depois da fase de tensão e expectativa que você passou durante o processo seletivo, vem a euforia por ter finamente conquistado o primeiro emprego! Esse momento é especial porque simboliza o início da sua carreira profissional.

Mas, quando você se dá conta de que irá assumir novas responsabilidades, surge também a preocupação de não saber como agir no primeiro dia de trabalho.

Enfrentar uma nova situação que ainda é desconhecida, pode ser assustador e, normalmente, essa nova realidade também traz uma mistura de sentimentos como felicidade, ansiedade, nervosismo, insegurança, etc., que você precisa aprender a lidar.

O início das atividades profissionais também é temido porque você sabe que sua rotina irá mudar e que você irá enfrentar circunstâncias diferentes e adversas, que não está acostumado a encarar.

Você estará em um novo ambiente, falando e interagindo com pessoas desconhecidas, realizando tarefas pela primeira vez, vivenciando uma nova cultura e chega a pensar que não dará conta do recado, certo?

Mas, tenha calma! O que o aguarda a partir do primeiro dia de trabalho são novos projetos, novos objetivos, novos estímulos, novas demandas e, mesmo que no mundo corporativo as cobranças sejam constantes, muitas oportunidades também o aguardam.

Sabemos que não é fácil sair da sua zona de conforto e começar a vivenciar novas experiências, mas é preciso ter tranquilidade para enfrentar esse desafio.

É a partir desse momento que a empresa começa a conhece-lo melhor e se familiarizar com sua presença. Por isso, esteja aberto a novos conhecimentos, mostre-se útil e de fácil adaptação e dedique-se a desenvolver sua função com o maior empenho possível.

Nesse artigo, você terá acesso a uma série de dicas que podem ser bastante úteis para tornar o seu início de trabalho mais tranquilo e produtivo.

Entenda a importância de causar uma boa impressão no seu primeiro dia de trabalho

Muitas pessoas ignoram a importância de assumir um compromisso profissional pela primeira vez, que poderá determinar o futuro da sua carreira, afinal é nesse momento que você começa a adquirir experiência e a construir a sua imagem.

É importante causar boas impressões porque é por meio delas que as pessoas são categorizadas e, ao longo do tempo, elas se tornam percepções que vão moldar a sua reputação profissional.

Nos primeiros dias de trabalho é quando a equipe com quem está atuando irá formar as impressões mais duradouras sobre você, pois é nessa fase inicial que eles avaliam o seu comportamento. 

Você precisa ter em mente que as impressões a seu respeito serão lembradas e isso pode causar um grande impacto na sua jornada dentro da empresa, pois as pessoas estão te conhecendo e construindo uma relação de confiança e apostando no seu potencial. 

Mas não deixe de se posicionar, lembrando às pessoas, principalmente ao seu líder, que que você está no período de adaptação e, por isso, é provável que cometa algum erro. 

Os empregadores normalmente também sabem que há uma curva de aprendizado, ou seja, o tempo que é necessário para que o novo colaborador tome conhecimento das suas novas atividades. 

É por isso que os primeiros dias são cruciais e você precisa estar atento para alguns comportamentos e ações que poderão te ajudar a ter melhores resultados, pois essa é a sua principal chance de causar uma impressão positiva.

O que fazer para causar boa impressão no primeiro dia de trabalho?

A seguir, veja algumas dicas para você causar uma impressão positiva já no seu primeiro dia de trabalho e tornar sua experiência no primeiro emprego mais tranquila, produtiva e bem-sucedida.

1. Seja educado, atencioso e simpático

Ao chegar na empresa você irá se deparar com muitas novidades: vai ser apresentado para as pessoas com quem vai trabalhar, vai conhecer a forma como a empresa atua internamente, e vai conhecer suas tarefas e obrigações.

Por isso, seja gentil com as pessoas, cumprimente-as com um sorriso, seja simpático e dê atenção a todas as informações que receber para que nada passe despercebido.

2. Mostre interesse pelas atividades da empresa

Procure deixar evidente que você tem interesse pela empresa, no que diz respeito à suas atividades, e que está em sintonia com sua missão, visão e valores.

Demonstre o seu comprometimento com a cultura da organização, buscando informações sobre como funcionam os seus departamentos, qual a sua participação no mercado, seus planos no pequeno, médio e longo prazo, e se apoiam alguma causa social.

3. Exponha o seu ponto de vista

Se houver necessidade de discutir algum assunto sobre o qual você tenha uma opinião contrária ao que está sendo colocado, não hesite em expor o seu ponto de vista.

Você só precisa argumentar de forma adequada, ou seja, com segurança e conhecimento de causa sobre o que está falando e de forma respeitosa, tenho o cuidado para que não embarque em conflitos. Essa postura mostrará aos seus colegas e ao seu líder, maturidade para lidar com situações adversas.

4. Respeite as regras da empresa

É fundamental que você, sendo recém-chegado na empresa, procure saber quais são as suas normas, que é o conjunto de códigos de conduta que todos os integrantes da organização devem seguir. 

Siga as regras, pois os seus superiores estarão observando se você está respeitando todos os pontos dessas normas de conduta e verificando qual importância você dá a elas e à cultura da empresa.

Saiba quais são as ações que te fará começar bem e se adaptar ao ambiente de trabalho!

Apesar de ser importante causar boa impressão no primeiro dia de trabalho, isso não será suficiente. Você precisa tomar outras atitudes que demonstrarão o seu potencial e o seu comprometimento.

Quer mandar bem no primeiro dia de trabalho? Então fique ligado nessas dicas!

  • Fique atento ao seu comportamento

Desde o primeiro dia de trabalho você será avaliado, e não somente pela sua produtividade, mas também pelo seu comportamento. 

Por isso, a sua postura física, a forma como você se veste, a maneira como fala e se relaciona com as pessoas, como se dedica às suas atividades, serão alguns dos comportamentos mais observados pelos colegas e gestores. 

Redobre a atenção a esses aspectos, pois eles traçam o seu perfil profissional e é determinante para se obter reconhecimento e crescimento.

  • Vista-se adequadamente 

Por ser uma coisa óbvia, muitas pessoas ignoram a importância de se vestir adequadamente. Mas, o que elas não percebem é que a forma como você se veste mostra como você quer ser reconhecido. 

Procure observar o ambiente e respeite a forma como a empresa manifesta a sua identidade através da vestimenta de seus colaboradores, principalmente quando há o uso de uniformes.

Estar alinhado com seus trajes mostra confiabilidade e eficiência no trabalho, porém quando está desalinhado significa ser desorganizado e difícil de se atribuir confiança.

Mesmo que, depois de algum tempo, a forma de se vestir deixe de estar vinculada a essas representações, saiba que, inicialmente, você precisará manter seu visual alinhado. 

  • Cumpra horários e prazos

Seja pontual. Os gestores costumam ser rígidos com a pontualidade. É aceitável que o colaborador se atrase uma vez ou outra, pois imprevistos acontecem, mas quando os atrasos se tornam constantes você é visto como alguém que não é comprometido com o seu trabalho.

Fique atento também para cumprir os prazos estabelecidos para a realização das suas atividades. Deixar de cumprir prazos mostra que você não está cumprindo o acordo ao qual se propôs. Avise seu gestor com antecedência caso você perceba que não será possível entregar suas tarefas conforme o solicitado. Assim, você demonstra confiança e garante que outros serviços não ficarão prejudicados

  • Aprenda o nome dos seus colegas

Ao ser apresentado à equipe é importante que você pergunte o nome das pessoas para que possa ir memorizando. Se você tiver dificuldade, procure treinar técnicas de memorização. 

Mas, isso não significa que você deve decorar o nome de todo mundo de uma vez só, no primeiro dia ou na primeira semana, porque ninguém vai cobrar isso de você de imediato.

E se acontecer uma situação em que você precise chamar uma pessoa pelo nome e tenha esquecido, a melhor solução é pedir desculpas e perguntar o nome dela novamente.  

  • Tenha iniciativa

É comum que o novato receba pequenas quantidades de tarefas para que vá se acostumando ao ritmo de trabalho. Mas, à medida que estiver preparado para uma carga maior de atividades, tome a iniciativa e peça por mais atribuições.

Seja proativo e não fique apenas esperando pelo próximo serviço. Fazer somente o que te solicitam não é o suficiente para que você mostre disposição para o trabalho.

Sempre terão pessoas na equipe que precisarão de ajuda e ficarão gratos por seu esforço em demonstrar boa vontade de imediato. 

Procure também otimizar suas tarefas realizando-as de forma criativa, sugerindo meios mais eficientes para atingir os objetivos propostos. Isso fará você ganhar pontos com o seu líder e colaborar de forma mais efetiva com os resultados da empresa.

  • Faça anotações 

O seu líder, ou alguém da equipe, fará alinhamentos com você sobre o que precisará ser feito. Anote tudo que puder, inclusive sobre os diversos sistemas e regras da empresa. 

Não confie somente na sua memória e evite fazer a mesma pergunta muitas vezes. Não é errado querer tirar as dúvidas, mas a repetição pode ser interpretada como falta de atenção. 

  • Aprenda a pedir ajuda

No seu primeiro dia de trabalho ninguém espera que você dê conta de realizar muitas tarefas, nem aprender tudo, nem tão pouco resolver todos os problemas. Por isso, peça ajuda quando precisar.

Pedir ajuda não vai prejudicar sua imagem, muito pelo contrário. Você demonstrará que se preocupa em realizar as atividades de forma correta, pois é melhor pedir ajuda antes que cometa um erro.  

É importante que você saiba que o que pode te prejudicar é errar por não ter perguntado antes. Por isso, não se preocupe em pedir ajuda sempre que for necessário, assim você evita também o desperdício de tempo e de recursos.

  • Faça perguntas e sugestões

É importante que você faça perguntas para não ficar com dúvidas sobre as atividades que serão desenvolvidas ou sobre a empresa de um modo geral. Mas tenha cuidado para não fazer perguntas óbvias, procure fazer perguntas coerentes. Isso mostra reflexão e interesse.

Apresente soluções caso identifique um problema ou aspecto que poderia estar funcionando melhor. Os gestores valorizam esse tipo de atitude. Mas seja cauteloso para dar sugestões apenas sobre algo que você tiver segurança para opinar.

  • Seja observador 

Fique atento a tudo que acontece ao seu redor para aprender cada vez mais. Observe e busque entender os processos das áreas da empresa e como ela desenvolve os seus negócios. 

Por ser uma situação nova, tudo é novidade e por isso é comum surgir dúvidas. Mas você deve ficar à vontade para perguntar sobre tudo o que observar. Perceber a dinâmica do funcionamento do ambiente de trabalho e tentar se adaptar a ele é um requisito importante para construir uma boa imagem no primeiro emprego.

  • Evite realizar tarefas pessoais durante o expediente

É fato que todo mundo realiza alguma tarefa pessoal no período em que está trabalhando, seja uma simples conferida no e-mail ou nas redes sociais, até mesmo fazer compras online. 

Independentemente do que seja, mantenha o mínimo de assuntos pessoais no seu horário de trabalho. Sua meta é se concentrar no trabalho. Inclusive, certifique-se de sempre colocar seu aparelho no modo silencioso, para que suas notificações não chamem sua atenção ao ponto de tirar o seu foco. 

  • Escute mais e fale menos 

Lembre-se sempre que você tem dois ouvidos e uma boca, portanto pode ouvir duas vezes mais do que fala. Como está iniciando, tenha em mente que você precisa aprender o que for necessário para depois aplicar suas habilidades.

Não aja como se soubesse de tudo. A ideia é você poder colaborar para fazer a empresa crescer, mas sem que precise chamar a atenção. Se você pode contribuir, faça, se não puder, escute e absorva.   

  • Demonstre gratidão 

Ser grato por tudo que aprender e pela acolhida que receber é essencial para que seu primeiro dia de trabalho finalize com chave de ouro! Nada melhor do que expressar bondade e gratidão, pois é um sentimento agradável e que torna as pessoas mais próximas e receptivas. 

Então, seja grato à sua equipe, ao pessoal da recepção, ao pessoal do RH, e todos àqueles que de alguma forma te ajudarem nesse início da sua caminhada ou que você considere que mereça receber esse agradecimento.