Mais aprendizado

CONHEÇA 12 VANTAGENS DE SER UM EMPREENDEDOR

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

O QUE MOTIVA AS PESSOAS A EMPREENDER?

Ter o próprio negócio é um sonho para muitas pessoas, inclusive para os jovens que vislumbram uma oportunidade diferenciada para ingressar no mercado de trabalho. 

Mas nem todo mundo tem os mesmos motivos para empreender. Alguns empreendem por questões pessoais, outras por causa da carência de empregos e tem ainda quem empreenda apenas para aumentar a renda.

Independentemente do motivo que levam as pessoas a empreender, fato é que ser o próprio patrão tem muitas vantagens e a principal delas é você fazer aquilo que gosta.

Embora não existam fórmulas prontas que garantam que o seu negócio terá sucesso, é possível empreender utilizando atalhos que encurtam sua caminhada rumo ao sonho de se tornar bem-sucedido.

Por isso, como principiante, você deve se focar no planejamento e se preparar para os desafios, se qualificando o máximo possível, além de assumir uma postura confiante e determinada.

Lembre-se: o começo pode parecer difícil, mas a independência vale todo o esforço. Não é à toa que os jovens estão encarando o empreendedorismo cada vez mais cedo!

O que falta, então, para você decidir empreender? Para te ajudar a sair da dúvida, listamos as principais vantagens de ser um empreendedor!

1. Fazer o que gosta e ter auto realização

Geralmente, quando somos jovens, temos vontade de mudar o mundo para torna-lo um lugar melhor para todo mundo. Mas quando iniciamos nossa jornada profissional nos deparamos com uma realidade diferente daquela que sonhamos.

O que ocorre, na maioria das vezes, é que temos que seguir as regras e valores pré-estabelecidos em um ambiente que normalmente não nos dá espaço ou liberdade para inovar e essa “realidade” pode se transformar em frustração.

Sendo empreendedor você pode encontrar realização em todos os aspectos da vida, incluindo carreira, relacionamentos, saúde, educação e até espiritualidade, pois passa a ter a sensação que tudo está no seu devido lugar.

Empreender te faz sentir-se completo, porque você pode trabalhar com o que gosta e realizar seus projetos pessoais e se colocar no caminho daquilo que faz sentido para você.

2. Ter uma rotina diferenciada

O empreendedor tem a possibilidade de ter uma rotina diferenciada da maioria dos profissionais tradicionais que normalmente cumprem suas horas de trabalho dentro de um escritório realizando atividades quase sempre repetitivas.

Não que esta rotina seja ruim, mas o empreendedor geralmente não de se encaixa nesse modelo de vida. A sua rotina é mais dinâmica, com muitos desafios e com novas atividades quase todo o tempo.

Seu cotidiano é menos maçante e menos entediante. Isso faz com que o trabalho seja leve e descontraído, mesmo que tenha muitas tarefas a cumprir.

Isso é possível porque o empreendedor trabalha com satisfação por estar fazendo o que gosta e com aquilo que o motiva a acordar todos os dias, disposto a se dedicar aos próprios projetos e fazer a diferença na vida de seus clientes!

3. Transformar o sonho em realidade

É muito gratificante sonhar com algo e ver o sonho se transformando em realidade. E é essa satisfação que o empreendedorismo proporciona.

Empreender é ver um projeto tomar forma. À medida que ele vai se concretizando, o empreendedor se organiza para que continue crescendo e prosperando.  

Em vez de se deparar com conceitos e valores já definidos, o empreendedorismo possibilita que muita coisa se forme do zero, pois quem empreende, implementa sua própria marca, porque faz as coisas acontecerem conforme sua visão de mundo.

4. Ter mais flexibilidade

Todo negócio tem seu grau de flexibilidade. Porém, tendo seu próprio negócio, você terá a possibilidade de organizar seus próprios horários e o ritmo de realização das suas atividades, podendo assim ter mais tempo livre para outras atividades.

A flexibilidade de horário dá oportunidade para que o empreendedor também possa organizar sua agenda para resolver assuntos externos inerentes à empresa, ou compromissos pessoais, sem a preocupação de ter que registrar essas entradas e saídas ou dar satisfação ao chefe.

Se o seu empreendimento for um comércio, pode ser um pouco mais complicado por precisar cumprir um horário fixo de atendimento. Mas, à medida que o negócio cresce, é possível contratar funcionários e organizar seus horários e suas atividades para que possa se ausentar, quando for necessário.

5. Ter mais autonomia para decidir e mudar

Quando você é um empreendedor tem a autonomia para tomar decisões e, se for preciso, mudar os rumos do seu negócio, tornando mais simples os processos de decisão e mudança.

Numa empresa privada, que inclusive já esteja estabelecida no mercado, isso dificilmente aconteceria, pois há uma hierarquia de comando a seguir e nenhum passo é dado sem planejamento e a devida autorização. Ou seja, os processos são mais lentos e burocráticos.

A autonomia que um empreendimento próprio proporciona ao empreendedor é algo de valor incalculável, pois lhe dá total liberdade para conduzir sua empresa.

Todas as ideias que tiver poderá colocar em prática com seu próprio negócio, sem que precise engavetar caso o chefe não concorde com elas. Não importa se é um produto novo, um serviço diferenciado ou uma maneira diferente ou mais simples de conduzir os processos. O negócio é seu, sinta-se livre para testar.

É preciso apenas ter cautela e responsabilidade para não colocar seu negócio em risco. É fundamental avaliar os recursos disponíveis, planejar as ações e criar mecanismos para medir os resultados.

6. Aprender com os próprios erros

Para empreender você precisa estar consciente de cada etapa que dá vida ao negócio e isso faz com que esteja em constante aprendizagem.

Estar à frente do próprio negócio faz com que você aprenda com cada uma das decisões tomadas e com cada erro cometido. 

E o bom empreendedor não se dá por satisfeito com uma possível derrota, colocando uma pedra em cima do problema. Ele parte em busca de uma solução e é essa tomada de atitude que o faz aprender cada vez mais.

Também se torna consciente de que todos podem errar, bem como acertar e não perde tempo procurando culpados. Apenas de esforça para que não perca a motivação e o foco para não deixar cair o ritmo de trabalho.

7. Saber solucionar problemas

O empreendedor, definitivamente, aprende a se virar. Ele busca, em um esforço diário para solucionar os problemas que surgem em seu negócio. 

Ao contrário do que acontece em grandes empresas, em que cada área é gerenciada por uma pessoa diferente e em que há uma equipe para resolver um problema específico, o empreendedor busca solução para os próprios contratempos.

Caso não entenda bem sobre o assunto, o empreendedor busca conhecimento com profissionais mais experientes que ele que possam ajudá-lo com aquele problema específico, ou recorre às agências e às consultorias que prestam apoio para quem empreende, como o SEBRAE.

8. Encarar os desafios com mais naturalidade

Encarar desafios faz parte da vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Porém, muitas vezes, as pessoas encaram desafios no trabalho de uma maneira tensa em função da pressão de gerar resultados. 

Empreender também significa encarar desafios. No entanto, quando você tem o seu próprio negócio, os desafios geralmente são encarados com mais naturalidade.

E isso acontece em função da motivação, que é diferenciada quando você está empreendendo. Na maioria das vezes, a possibilidade de construir algo do zero, superar obstáculos e vencer, dá ao empreendedor uma satisfação que o faz superar obstáculos de uma maneira mais amena.

9. Ter ganhos proporcionais ao seu esforço

Essa é uma das principais vantagens do empreendedorismo. Quando o negócio é bem planejado, quanto mais você trabalha, mais você ganha, coisa que dificilmente acontece na maioria dos empregos.

Essa é uma realidade de vários segmentos, como escritórios, escolas, consultórios, indústrias, etc., pois ter mais clientes não significa necessariamente ter mais dinheiro, ao contrário, normalmente significa ter mais trabalho.

Quando você é empreendedor essa realidade muda. Certamente você terá muito trabalho, porém, o lucro que chega ao seu bolso também será maior porque você ganha proporcionalmente ao seu esforço. Então, vale a pena se esforçar!

10. Ter ascensão social

Ser empreendedor também proporciona ascensão social, ou seja, você subir de classe na sociedade, pois passa a ter maior poder aquisitivo. Significa o crescimento que cada um pode ter dentro de uma escala social, sendo a classe alcançada melhor em condições financeiras e qualidade de vida do que a anterior.

Subindo os “degraus” da escada da sociedade, você melhora suas condições financeiras e a qualidade de vida, mudando não só a forma como a sociedade enxerga você, mas também como você é visto pelo mercado de trabalho. Embora a ascensão social não esteja ligada somente às conquistas pessoais, pois depende também de fatores externos como questões econômicas e políticas, profissionalmente você passa a ser visto como alguém com capacidade de realizar sonhos e projetos, tanto pessoais como coletivos.

11. Ter ou deixar um legado

Uma das coisas mais gratificantes quando você empreende e realiza algo é deixar o seu legado. O que significa isso? Legado é o que você constrói e deixa para os seus seguidores, para sua família, amigos, enfim, para o mundo.

É muito gratificante saber que sua empresa seguirá adiante com ideias que podem impactar as pessoas de tal forma que deixará uma marca. 

Cada ação, cada realização e cada vitória, cria uma parte do seu legado, pois trata-se das experiências de vida que você constrói dia após dia.

12. Crescer pessoalmente e profissionalmente

Todas as vantagens listadas acima são a base necessária para que você seja alguém em pleno desenvolvimento, ou seja, todas as vantagens de ser um empreendedor que apresentamos é o que faz você crescer pessoalmente e profissionalmente.

Empreender nos dá liberdade e autonomia. Nos deixa com a mente mais aberta para experimentar, testar e aprender. Ser empreendedor nos torna menos limitados e com menos medo de agir nos dando a consciência de que existem limites e riscos que nos fazem ter cautela e planejar nossas ações.

Se essa liberdade e essa autonomia é algo que o motiva e que lhe dá vontade de provocar mudanças, na sua vida e na vida das pessoas, é sinal que você é capaz de empreender. Porque o empreendedorismo lhe dá essa oportunidade.

Depois de conhecer as vantagens de ser um empreendedor, te convidamos à leitura de outros artigos do nosso blog. Você encontrará muitos conteúdos para te inspirar a continuar crescendo, se desenvolvendo e evoluindo!




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *