Recolocação Profissional

CONSIGA AJUDA PARA SUA RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL?

Recolocação Profissional – Devo buscar sozinho ou procurar ajuda?

Não é novidade para ninguém que, atualmente, muitas pessoas estão à procura de emprego. Isso representa cerca de 14,6% da população brasileira, entre jovens, que estão na disputa pelo primeiro emprego, e adultos que buscam uma recolocação profissional.

No caso da recolocação, para muitos profissionais, buscar sozinho por uma nova oportunidade de trabalho representa um desafio, pois muitas vezes não sabem por onde começar, o que fazer, onde procurar.

Para percorrer o caminho sozinho será necessário que você tenha um bom e bem estruturado currículo, tenha um networking ativo, saiba utilizar ferramentas de busca e redes sociais de negócio, como o LinkedIn, por exemplo.

Você também precisará ter muita clareza sobre quais serão os próximos passos da sua carreira, ou seja, saber exatamente onde está e onde quer chegar profissionalmente e quais ações necessárias para isso acontecer.

Mas se você não se sente preparado para ir sozinho em busca de uma nova vaga, porque não está atualizado com as ferramentas necessárias e tão pouco com a realidade do mercado de trabalho no que diz respeito a novas contratações, saiba que poderá contar com ajuda especializada.

Você poderá utilizar o serviço de outplacement. Para quem não sabe “outplacement” é um serviço de recolocação profissional oferecido pela empresa quando desliga um funcionário, mas aprofundaremos esse conceito mais adiante.

Se sua opção for por replacement serviço de recolocação feito empresas ou profissionais especializados, você deve saber que há diferença entre hadhunter (caçador de talentos), jobhunter (caçador de empregos) e coaching de carreira.

Independentemente do tipo de assessoria, todas serão de grande ajuda para que você possa ter uma visão mais ampliada sobre suas próprias competências e sobre as demandas do mercado, para que você se prepare de forma mais consistente para ter sucesso na sua recolocação profissional.

Como funciona os serviços de recolocação profissional?

Os serviços para assessorar o trabalhador na recolocação profissional normalmente são oferecidos na modalidade de consultoria, e tanto quem está em transição de carreira quanto está em busca de uma nova oportunidade de trabalho pode fazer uso desse tipo de serviço.

As consultorias são personalizadas, pois são feitas de acordo com o perfil do profissional, e o processo costuma ser consistente e assertivo. Basicamente, é montado um plano estratégico, traçadas metas e objetivos e listadas ações que precisam ser colocadas em prática para o sucesso da recolocação. 

Embora os interesses de quem contrata a consultoria sejam levados em consideração, a empresa ou profissional contratado pode alinhar expectativas para que não haja frustração em relação à realidade do mercado de trabalho e para outros direcionamentos mais adequados ao perfil do contratante.

É preciso saber que essa etapa não se resumirá em redigir um bom currículo e se preparar para a entrevista de trabalho, pois o trabalho de consultoria vai muito além disso. 

Será feita uma espécie de gestão da sua carreira e isso significa que você estará realizando um tipo de “empreendimento”, pois investirá tempo e dinheiro nesse processo. 

Será traçado um passo a passo para garantir que você tenha melhores chances de conquistar seus objetivos e você será acompanhado em todos eles. Mas é preciso ter em mente que o principal responsável pelo seu sucesso é você e não o seu consultor.

O período em que acontece o processo de recolocação profissional é de trabalho e não de descanso, então você precisa arregaçar as mangas e cumprir com o trabalho proposto. A sua recolocação começa com a sua própria motivação e se você só terá êxito se tomar as rédeas do seu futuro profissional.

QUEM PODE AJUDAR?

Atualmente, existem empresas e profissionais que trabalham com serviços especializados em recolocação profissional. É importante entender cada um deles, pois apesar de estarem interligados, oferecem soluções diferentes.

Outplacement

O outplacement é um serviço de recolocação profissional oferecido ao trabalhador pela empresa que o demitiu. No Brasil, ainda não são muitas as empresas que proporcionam esse tipo de “humanização” no processo de desligamento do funcionário, mas a mentalidade corporativa tem mudado e o serviço vem sendo mais utilizado.

A estratégia é minimizar o impacto causado pela demissão, tanto para o colaborador, que será orientado por especialistas para encontrar um novo trabalho, quanto para a empresa, que tornará o processo mais amigável e poderá evitar processos trabalhistas ou impactos no clima organizacional.

Para que o serviço de outplacement aconteça, a empresa contrata especialistas no assunto, que serão responsáveis por orientar o profissional, com planejamento, ações direcionadas e treinamentos para, além de apoiar emocionalmente o profissional, potencializar suas habilidades para conseguir uma recolocação mais rápida e de acordo com suas expectativas.

outplacement é um trabalho mais completo e complexo do que a maioria dos serviços de recolocação profissional, pois ajuda os profissionais em todas as etapas do processo, desde a definição de objetivos, reestruturação de currículo, simulação de entrevista, até indicação para vagas em empresas parceiras. 

Diferentemente do replacement, quem paga pela consultoria é a própria empresa que desliga o funcionário e ela opta por investir no serviço para apoiar o colaborador porque sabe que um processo de demissão mal conduzido pode trazer muitos transtornos.Além disso, o outplacement favorece a empresa a ter uma imagem positiva ao mesmo tempo que oportuniza ao ex-funcionário a chance de se manter empregável, o que para muitas pessoas é essencial, pois atenua os impactos emocionais, econômicos e sociais no ex-colaborador.

Replacement

Empresas e profissionais de replacement também oferecem consultoria para orientação do profissional em seu processo de recolocação. Porém, quem paga pelo serviço é o próprio profissional que busca pela nova vaga.

Basicamente, os serviços de replacement são os mesmos oferecidos no outplacement, em relação ao profissional. Porém, não há estratégias e ações oferecidas às empresas para que o trabalho aconteça de forma conjunta. Aqui somente o profissional é atendido.

O serviço é especializado e qualificado, pois coloca o profissional em situação de melhores chances uma vez que conhecem o mercado e aplicam técnicas e estratégias específicas que proporcionarão o melhor direcionamento para a carreira profissional do contratante.

Os serviços prestados por empresas de replacement não só melhoram potencialmente as chances do profissional de desenvolver uma carreira bem-sucedida como o faz otimizar o tempo, sem precisar sair “atirando para todos os lados” em situações que não terá retorno.

Headhunter

Outro especialista que é peça chave do processo de recolocação profissional é o Headhunter. Esse termo, em tradução literal, significa “caçador de cabeças”, mas no mundo do trabalho o termo corresponde a “caçador de talentos”.

Eles são contratados por empresas para localizar no mercado os melhores candidatos com um perfil específico para preencher vagas que, normalmente, também são específicas.

Por isso, cabe ressaltar que, o profissional que busca uma recolocação profissional e está fazendo isso sem a ajuda de especialistas, até pode se valer de um Headhunter, mas é ele que irá localizá-lo.

Isso significa dizer que você não contrata um Headhunter para se recolocar no mercado, pois caso seu currículo possua o perfil que combine com a demanda de preenchimento da vaga que ele possui, é ele que te encontrará em seu radar.

O Headhunter é o profissional que atua nesta intermediação entre a empresa e o profissional, que normalmente acontece quando a empresa solicitante entra em contato com uma empresa de RH para que ela realize todo o processo seletivo referente à vaga que precisam preencher. 

A vantagem de ter contato com Headhunters é que eles poderão te indicar caso estejam trabalhando em oportunidades profissionais que se adequam ao seu perfil. O Headhunter será acionado pela empresa de RH para localizar os melhores perfis, pois ele trabalha em parceria com essas empresas, além de empresas de replacement e outplacement, pois eles solicitam indicações quando necessitam de um profissional específico.

Jobhunter

Os Jobhunters (caçadores de emprego) são especialistas em ajudar os profissionais a encontrar oportunidades de trabalho. Mas eles se diferem bastante dos demais profissionais de recolocação.

Ao contrário dos especialistas em outplacement e replacement que trabalham em outras etapas da recolocação, os Jobhunters se encarregam mais exclusivamente da busca de vagas.

Portanto, seu trabalho basicamente é “caçar” os melhores postos de trabalho que se encaixem no perfil profissional de quem busca a recolocação. 

Porém, o serviço não é exclusivo para quem está desempregado, pois quem busca somente ascensão profissional também pode contratar esse especialista.

Esse profissional tem a expertise de mapear o mercado e encontrar as melhores ofertas de postos oferecidos pelas empresas. Baseada no perfil do candidato, a busca é feita até chegar nas pessoas responsáveis pelo preenchimento da vaga.

Isso torna o trabalho do Jobhunter minucioso, pois a maior parte das boas oportunidades não são anunciadas ou são confidenciais, mas ele consegue ter acesso a elas em função da sua parceria com as empresas contratantes.

O Jobhunter também aborda Headhunters para verificar a possibilidade de inclusão do profissional contratante em alguns processos que estejam em andamento em algumas empresas.

Assim, enquanto o Headhunter é contratado por empresas, o Jobhunter atende pessoas físicas. Mas é preciso ter cuidado ao contratar autônomos ou mesmo empresas para este serviço, pois ainda existem poucas referências no Brasil.A dica é celebrar o contrato com um Jobhunter com o acordo de que o acerto financeiro acontecerá apenas após a recolocação do profissional contratante em uma vaga que ele indicar.

Coach de Carreira

O Coach de carreira é um profissional que irá auxiliar quem busca recolocação a maximizar suas competências técnicas, enxergando seu potencial em suas competências comportamentais.

Ele também ajuda o profissional a buscar um ug grade de cargo e de salário no processo de recolocação profissional. Porém, seu papel principal é ajudar o profissional a desenvolver sua carreira de forma que se sinta mais satisfeito e realizado com o trabalho.

Porém, quem for contratar esse tipo de serviço é preciso ter em mente que o Coach de carreira não recoloca ninguém em outra vaga. Ele fará com que o profissional entenda quais são seus atributos, fraquezas e aptidões, enxergue desafios e conquiste um crescimento. 

Ele conduzirá o profissional em um processo de capacitação, estimulando a reflexão sobre suas próprias habilidades e fazendo-o se inspirar e buscar os novos desafios com uma visão mais otimista.

Assim, não só as pessoas que buscam recolocação profissional, mas todos que tem interesse em crescer em suas funções assumindo novas posições, ou desenvolver a sua carreira e tem dúvidas de como fazer isso, podem contratar um Coach de carreira.

Quem tem um plano B, como abrir um negócio, por exemplo, também pode se beneficiar do coaching de carreira, pois terá orientações de como alinhar o seu potencial com o seu perfil e onde e como pode ter mais sucesso. 

Não se esqueça que buscar por vagas que mais se adequem ao perfil do profissional e orientá-lo para melhorar sua carreira é um trabalho especializado que envolve custos. Por isso, antes de contratar esse serviço avalie todos os seus benefícios em contrapartida com o investimento financeiro que precisará ser feito!




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *