Reportagens

Cuidador - Uma profissão que exige muito amor!

Cuidador - Uma profissão que exige muito amor!
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Em razão da imensa expansão do mercado, muitos têm buscado informações sobre essa profissão e cursos de qualificação para atuar na  área. Mas você sabe o que faz um cuidador?

 

Cuidador: O que faz? 

 

Podem ser cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos. Esse profissional presta assistência aos usuários nas diversas necessidades básicas, zelando pelo bem estar e segurança dos mesmos.

Presente em boa parte de concursos públicos e processos seletivos, especialmente municipais, o cargo exige habilidades específicas para o bom desempenho da função.

Vale lembrar que, até então, a profissão ainda não é regulamentada como tal, apesar de sua considerável importância. 

 

O Projeto de Lei (PL) 4702/12, que regula a profissão, chegou a ser aprovada pelo Senado, mas ainda tramita pela Câmara dos Deputados. No entanto, o cargo é uma atividade reconhecida pelo Ministério do Trabalho, graças à Classificação Brasileira de Ocupações.

 

O cuidador atua principalmente em residências particulares, hospitais e casas de repouso.

 

Habilidades do cuidador

É importante salientar que o cuidador está presente para suprir uma ausência de um familiar, por exemplo. Com a vida cada vez mais corrida, as jornadas de trabalho encontram-se cada vez maiores e é por isso que as pessoas procuram por cuidadores para fazer companhia e ajudar nas tarefas básicas tanto de seus idosos quanto de seus entes queridos de outras idades que talvez não estejam capacitados para cuidarem de si mesmos.

 

As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.

 

Atribuições normalmente requeridas pelo cuidador:

 

  • Checar a questão da insulina em pacientes diabéticos.
  • Aferir temperatura ou pressão.
  • Administrar medicações já prescritas no horário correto, desde que via oral e supervisionar o consumo delas.
  • Fazer e servir refeições rápidas para o paciente
  • Arrumar a cama 
  • Guardar as roupas
  • Dependendo da incapacidade do paciente, colocar as roupas para lavar ou retirá-las da máquina e estendê-las no varal.
  • Fazer companhia.
  • Prestar atenção à saúde do supervisionado.
  • Estar atento ao surgimento de possíveis problemas de saúde.
  • Manter o médico informado.
  • Cuidar, de acordo com as necessidades do paciente.
  • Ajudar o paciente, se necessário, na realização de suas atividades cotidianas, inclusive as de higiene.
  • Zelar pelo lazer da pessoa supervisionada.
  • Manter informado sobre suas condições de saúde e atividades dos familiares do paciente.
  • Tudo que envolve os cuidados do universo do paciente, desde que não sejam procedimentos que exigem técnica.

 

Lembrando que procedimentos técnicos, devem ser feitos apenas por profissionais da saúde e não abrangem as atribuições do cuidador.

 

Além disso, o profissional acompanha a pessoa supervisionada em exercícios ou passeios, com permissão médica. Também acompanha em consultas com profissionais da área de saúde, como médicos, dentistas, nutricionistas etc.

 

Por fim, os deveres do cuidador referem-se principalmente à preservação da saúde, bem-estar e qualidade de vida do paciente. Esta é uma atividade valorizada, que exige paciência, empatia e habilidades inerentes à profissão. Parece interessante, não acha?

E ainda mais interessante é que a única exigência  para ser contratado é se qualificar para assumir a função.

Cuidador: Salário

Hoje em dia o salário: cuidador é em média R$ 1.214,34 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais de acordo com o CAGED do MTE e pesquisa do Salario.com.br no período de 12/2018 até 07/2019. Bem satisfatório para começar, não acha?

 

Além disso, fora o valor registrado na carteira de trabalho, o empregador ou empresa pode oferecer benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde. Inclusive, após um tempo trabalhando, a tendência é o salário aumentar e/ou o profissional receber promoções.

 

O que um cuidador precisa saber?

O que é necessário um cuidador conhecer para poder desempenhar as funções exigidas? Enquanto não existe uma regulamentação da profissão, que exija uma formação mínima, é importante se qualificar por meio de cursos e estar atento às principais qualidades para que o cuidador possa cumprir adequadamente seu papel:

 

  • Ter muita paciência.
  • Ser simpático.
  • Demonstrar responsabilidade.
  • Ser uma pessoa organizada.
  • Saber ser firme mantendo a simpatia e a flexibilidade.
  • Ter delicadeza e tato nos tratos com outros.
  • Ser dedicado.
  • Mostrar ser sensível.
  • Ser cuidadoso e minucioso no cumprimento das tarefas.

 

Apesar de não ter exigência acadêmica, realização de cursos de capacitação é um diferencial que aumenta a empregabilidade e torna o profissional mais requisitado, transmitindo confiança. Parece ser uma excelente experiência, não acha? 

 

Para que você possa se tornar um cuidador, as empresas dão preferência aos candidatos que possuem certificado em curso de qualificação como Cuidador.

 

Qualificação com cursos e certificação

Percebemos que os motivos para essa explosão numérica do número de pessoas que trabalham como cuidadores, está na mudança do perfil demográfico da população brasileira, afinal, a expectativa de vida dos brasileiros está aumentando e a correria e falta de tempo de cuidar dos próprios familiares sejam eles já idosos, bebês ou mesmo adultos com algum tipo de deficiência ou dificuldade, também.

 

Por isso, a dica para você que deseja trabalhar como cuidador é investir em um curso focado em formar profissionais para o cargo. Isso aumentará muito suas chances de conseguir uma das vagas disponíveis atualmente.

 

Além disso, os cursos são rápidos. Em média, são apenas 240 horas e demandam investimentos variados.

 

Aspectos que o nosso curso para cuidador abrange:

 

Cuidados com Idosos: Aborda cuidados com a pele, higiene oral e corporal, cuidados com a aparência, incontinência urinária e fecal, qualidade do sono, alterações cardiovasculares e nível de dor dos idosos.

Cuidados Com Crianças: Capacita cuidadores infantis para trabalhar com crianças de 0 a 6 anos, que estejam atentos ao seu desenvolvimento global e às suas necessidades particulares.

 

Etiqueta Profissional: Desenvolve o bom comportamento, ética profissional e boa educação no ambiente de trabalho.

 

Comunicação Interpessoal: Ensina como funciona a comunicação e seu impacto nas relações de trabalho, além de orientar  o aluno a como dar e receber feedback de maneira assertiva. 

 

Gestão de Conflitos – Inteligência Emocional: O modo como gerenciamos as emoções, tanto as nossas como as dos outros, pode ter um papel crítico para determinar a felicidade e o sucesso.

Histórias de sucesso

“Sou cuidadora de idosos e o curso me ajudou bastante na parte de gerenciar conflitos emocionais, hoje me sinto muito mais preparada para lidar com meus pacientes e sou muito grata ao Trilhas do Sucesso por isso!” (Giovanna Damasceno)

 

“O curso abriu portas para mim de um novo mundo e agora me sinto muito mais equipada intelectualmente para enfrentar o mercado de trabalho nessa área, sem contar o enriquecimento do currículo que em meio a uma profissão tão concorrida, faz toda a diferença.” (Luciene Pizetta da Silva)

Onde se profissionalizar

A fim de ampliar ainda mais capacidades que você já tenha e explorar nossas realidades de uma profissão que você deseja atuar. A partir de um investimento de apenas R$ 19,90 por mês, o aluno realiza o curso de Cuidador e ainda ganha a oportunidade de acessar outros 50 cursos disponíveis na plataforma de ensino, sem pagar nada a mais por isso! Só aqui no Trilhas do Sucesso, contrate nosso curso agora mesmo! 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE E PEGUE
O SEU E-BOOK AGORA! É GRÁTIS

Aprenda a deixar seu currículo perfeito. Impossível de ser ignorado.