Curriculum memorável

Currículo perfeito: não é normal ser recusado! Aprenda a criar um!

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Aprenda a enviar um currículo perfeito sem medo de falhar. Sem dúvida esse é o desejo de muitos candidatos. Mas como se destacar em meio à concorrência? Por que será que algumas pessoas nunca reprovam? Será mesmo que elas são gênios? Ou tão incríveis que os recrutadores sempre aprovam nas entrevistas?

Sem dúvida, tudo começa na aparência de seu currículo. Certamente, você já reprovou na triagem sem saber. Então, descubra como montar um documento para atrair o recrutador. Acompanhe o artigo completo e saiba tudo!

Currículo perfeito: confira 10 dicas para garantir uma entrevista!

Criar um currículo perfeito parece uma promessa milagrosa. Sem dúvida, não há exatidão que garanta a aprovação. Mas, varia de como se apresenta no papel. No entanto, existem estratégias que causam impacto. Por isso, conheça a empresa que vai se candidatar. 

Embora pareça óbvio, muitos não pesquisam. Depois criam um currículo distinto do perfil da empresa. Então, tendem a reprovar de cara. Em segundo lugar, evite contar mentiras no documento. Além disso, o conteúdo precisa ser bem estruturado. Isto é, quando o recrutador bater o olho, deve enxergar os pontos chaves.

1. Economize na quantidade de dados pessoais

Provavelmente esse é o maior erro que as pessoas cometem. Pois elas inserem dados desnecessários. Por exemplo, RG, CPF, endereço completo, nome dos pais etc. Além de ser perigoso, não é eficaz antes da contratação. Então, confira somente o que deve estar no currículo.

  • Nome completo
  • E-mail
  • Telefone de contato
  • Redes Sociais profissionais, como o LinkedIn
  • Cidade 
  • Idade

Por fim, cuidado com os endereços de e-mails. Então, evite nomes de personagens, apelidos, nomes inadequados etc. Isto é, crie exclusivo para enviar o currículo. Mas, o ideal é um e-mail com seu nome. Do contrário, pode transmitir uma impressão negativa. Veja a seguir alguns exemplos.

  • abracadabra@gmail.com
  • hacker25@gmail.com
  • Batman.ligadajustica@gmail.com
  • raposa.171@gamail.com etc.

Então, prefira nomes reais como, lia.mayumi@gmail.com, daniela.cristina@gmail.com, anderson.analista@gmail.com etc. 

2. Especifique uma área de atuação

Após inserir os dados básicos informe a área de atuação. Contudo, transmita clareza sobre seu trabalho. Veja os exemplos a seguir. Contudo, não coloque o nome do cargo. Mas sim, a área de atuação.

3. Descreva sua Formação

Descreva de forma hierárquica a graduação, pós, mestrado etc. Além disso, ordene de modo decrescente. Porém, neste tópico não cite os cursos extras, idiomas, nem certificações.  Veja a seguir como ordenar.

  • Modalidade
  • Título
  • Instituição
  • Local 
  • Período que concluiu ou está em andamento

A seguir, visualize como disponibilizar os dados. Veja como é simples ler a organização e padronização.

  • Pós Graduação em Psicologia Cognitivo Comportamental – Universidade de São Paulo (São Paulo) – 2004-2006
  • Graduação em Psicologia – Universidade São Marcos (São Paulo/SP– 1998 – 2003

4. Faça um resumo das suas qualificações

Certamente resumir as qualificações nem sempre é fácil. Mas ser objetivo e claro é a chave para o sucesso. Por isso, faça um resumo coerente. Em seguida, cite as áreas de atuação e respectiva função. Veja a seguir, um exemplo prático.

  • Psicologia Cognitivo Comportamental: atendimento de adultos com transtornos mentais.

Por fim, não coloque uma lista imensa. Ainda que tenha experiência, selecione as informações mais relevantes à vaga. Principalmente, que agregue a cultura da empresa.

5. Capriche na experiência profissional

Agora sim, chegou o momento de escrever as experiências. Selecione os mais atuais e importantes. Pois algumas pessoas têm um currículo imenso. Porém, deve destacar os que têm ligação com a vaga. Veja a seguir o que deve constar.

  • Nome da empresa
  • Período em que trabalhou
  • Descrição rápida da empresa
  • Último cargo ocupado
  • Descrição das suas atividades

Por fim, insira no máximo 5 experiências profissionais. Mas, o ideal é citar apenas 3 delas. Por exemplo, vaga de analista de sucesso do cliente. Além de citar a experiência nesta área, coloque um emprego anterior de vendedor. Pois, é um cargo que exige habilidade com pessoas. Desde que seja verdadeira a informação.

6. Cursos e outras atividades

Neste tópico, cite diversos cursos, eventos e experiências que agregam. Pois, esse é o fator mais importante para a vaga. No entanto, não é necessário descrever detalhes. 

7. Esqueça as fotos e outros recursos gráficos

Desde já, lembre-se de apostar no modelo mais simples de currículo. Pois é comum ver documentos com bordas, fontes de letra diferente, efeitos variados. Até mesmo cores e enfeites. Embora fique bonito, não garante aprovação. Porque o importante é transmitir informações de forma clara e objetiva.

Além disso, evite fotos e imagens gráficas, exceto para vagas que solicitam. Mas, ele deve ter fundo neutro. Além disso, sua foto precisa ser natural e transmitir simpatia. Portanto, nada de selfies, roupas de praia, festas ou com outras pessoas. 

8. Observe a linguagem!

Antes de finalizar, contrate um revisor para analisar e corrigir erros gramaticais. Ou faça pesquisa na internet para avaliar a grafia das palavras. Por fim, para montar um currículo, contrate um redator. Porque enviar um documento com erros de português vai te prejudicar.

9. Observe o formato

Conforme mencionamos, evite incluir imagens. Ou criar o currículo em formatos diferentes para chamar atenção. Inclusive alguns, dificultam a leitura. Mesmo que seja um designer, o ideal é enviar um portfólio separado. Portanto, mantenha o formato A4 e papel branco. Por fim, opte por fontes com diferença de tamanho entre título e texto. 

10. O segredo do currículo perfeito é a simplicidade!

Acima de tudo, para criar um currículo pense na simplicidade. Portanto, evite documentos extensos, uso de palavras difíceis ou detalhes para impressionar. Pois, o exagero pode espantar o recrutador. Afinal, eles recebem alto volume de currículos. Então, precisam analisar em poucos segundos. Por isso, o que chama atenção são currículos objetivos e eficientes na comunicação.

Sem dúvida, montar um currículo perfeito é mais do que volume de experiências. Mas, está associado à capacidade de transmitir o que é importante para a vaga. Quanto mais entendemos a necessidade da empresa, mais assertivo somos. Com certeza é a maneira mais eficiente de atrair a atenção.

Por fim, para melhorar seu currículo, invista em cursos que agregam. Assine as trilhas de sucesso e tenha dezenas de cursos para melhorar seu currículo.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *