Desemprego

Desemprego: saiba suas causas e como ficar longe dele

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

O desemprego é uma preocupação que atinge milhões de brasileiros em todas as regiões do país, especialmente em momentos de crise.

Dessa forma, é preciso saber como evitar o desemprego e o que fazer uma vez que se esteja nessa situação.

O que é Desemprego?

O desemprego consiste na falta de emprego, ocorrendo quando um trabalhador não consegue se inserir no mercado de trabalho, não conseguindo fonte de renda para si e sua família. O desemprego pode ter diversas causas e pode ser evitado de diversas formas.

As causas do desemprego são muitas, podendo ser desde mudanças no mercado de trabalho e na sociedade, até causadas por crises ou pandemias. 

No entanto, muitos casos de desemprego não querem dizer que a pessoa está inativa: é possível que a pessoa esteja estudando para se especializar, procurando emprego ou trabalhando informalmente.

De fato: apesar de ser um problema que já chegou na casa de muitos Brasileiros, existem formas de evitar desemprego, como realizar cursos de especialização ou procurar por áreas com mais oportunidades.

Quais as causas do Desemprego?

Para conseguir emprego e fugir da situação de desempregado, é importante saber as causas desse fenômeno:

1. Mudanças no mercado de trabalho

Quando ocorrem mudanças grandes no ambiente de trabalho, muitas pessoas que não se prepararam podem perder seus empregos.

Por exemplo: a profissão de datilógrafo foi extinguida com o desenvolvimento dos computadores pessoais e processadores de texto.

2. Crises

Muitos já sabem, mas crises de todos os tipos podem causar desemprego e diminuir a oportunidade de trabalho de milhões de pessoas.

No entanto, nem só crises econômicas podem gerar perda de ofertas de emprego: pandemias ou desastres naturais podem causar desemprego também.

3. Concorrência elevada

Áreas em que a concorrência por empregos é muito elevada podem deixar muitas pessoas sem oportunidades, já que não haveria vagas para todo mundo.

4. Falta de especialização

Por fim, a falta de especialização por parte dos profissionais pode gerar desemprego, uma vez que eles não terão diferenciação de seus concorrentes, o que os torna pouco atrativos para o mercado de trabalho.

Quais os malefícios do Desemprego?

As consequências do desemprego são muitas, trazendo muitos prejuízos à sociedade.

Em primeiro lugar, a pobreza é um dos malefícios do desemprego mais famosos, já que muitas pessoas não poderão sustentar suas famílias, sendo obrigados a trabalhar informalmente.

Em segundo lugar, as faltas de oportunidades no mercado de trabalho podem gerar graves crises econômicas, uma vez que menos dinheiro gira na economia.

Sendo assim, menos trocas econômicas passam a ocorrer, o que prejudica a população como um todo.

Por fim, outro grave prejuízo do desemprego é a falta de realização por parte das pessoas. 

De fato: ter um trabalho que sustente a casa é algo muito importante para muitas pessoas, e a falta de oportunidade pode tirar a possibilidade dessa conquista.

Como evitar o Desemprego?

Existem formas de como evitar o desemprego. As principais são:

1. Ter proatividade

Em primeiro lugar, demonstrar interesse e proatividade no ambiente de trabalho é uma das melhores medidas para se manter empregado.

Proatividade é estar disponível em todas as situações, candidatar-se a realizar tarefas e mostrar-se interessado em gerar resultados para a empresa.

Dessa forma, o empregador entenderá a sua importância na empresa e te verá como peça fundamental da equipe.

3. Ser honesto

De fato: honestidade é fundamental em qualquer ambiente, seja ele profissional ou pessoal. Por esse motivo, deve-se buscar ser honesto em todas as situações, evitando conflitos e desentendimentos.

Por isso, é fundamental ser sempre franco e falar o que precisa ser dito sem rodeios, mantendo sempre a educação, no entanto.

2. Buscar especialização

Apesar de outras medidas serem necessárias, talvez a melhor chance de não ficar desempregado e continuar crescendo na carreira seja a especialização. 

Existem várias formas de se especializar: pode ser pela faculdade, pós-graduação, mestrado ou de cursos livres. Cada um tem seus prós e contras.

Além disso, independente da modalidade escolhida, é possível colher benefícios, uma vez que empregadores valorizam quem continua estudando e busca melhoria constante.

Como sair do Desemprego?

De fato: existem muitas dificuldades para conseguir um novo emprego após estar desempregado, especialmente em momentos de crise.

A competitividade do mercado de trabalho cresce a cada dia, sendo necessário o estudo constante para manter-se competitivo.

Sendo assim, a melhor forma de especialização em termos de custo-benefício costuma ser a de cursos profissionalizantes, uma vez que é possível colher os benefícios mais rapidamente.

A Trilhas do Sucesso é uma plataforma de cursos profissionalizantes voltada para quem deseja sair do desemprego.

Ao todo, formamos mais de 10.000 alunos com nossos cursos. Contamos com mais de 2.000 horas de material totalmente online.

Por conta disso, a Trilha do Sucesso tornou-se referência no país, sendo elogiada por diversos veículos de comunicação.

Por exemplo: o Portal G1, a Band News, o Correio Braziliente e outros fizeram reportagens sobre nós.

Não é só isso: além do conteúdo, temos parceria com um banco de vagas com mais de 1 milhão de oportunidades de trabalho em todo o Brasil.

Para conseguir sair do desemprego e se encaixar no mercado de trabalho mais uma vez, você pode fazer parte das Trilhas do Sucesso por apenas R$19,90 por mês

O preço não é promocional: com esse valor, é possível acessar todos os cursos disponíveis na plataforma.

Veja os benefícios:

  • Acesso à formação profissional em 18 profissões;
  • Acesso à qualificação em mais de 35 habilidades profissionais;
  • Todas as aulas liberadas desde o início;
  • Certificados em PDF válidos em todo o Brasil;
  • Acesso a nosso banco de vagas com mais de 1 milhão de oportunidades;
  • Retirada de dúvidas por e-mail, telefone ou chat.

Caso você queira transformar sua vida profissional de uma vez por todas, não perca a oportunidade!




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *