Mais aprendizado

Dicas para entrevista de emprego: como falar sobre você!

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Em primeiro lugar, conseguir emprego é estratégia. Então, precisa planejar e executar ações efetivas. Por isso, vamos compartilhar dicas de entrevista de emprego eficiente. Porque nosso intuito é ajudar o máximo de pessoas a se recolocar. Você recebe convite de entrevista, mas nunca consegue o emprego? Por que outra pessoa foi contratada? 

Antes de pensar que existe indicação interna, foque em soluções. No entanto, descobrir isso sozinho parece uma tarefa árdua. Então, preparamos um conteúdo para desvendar esse mistério. Porém, coloque tudo em prática. Pois uma das habilidades de sucesso está na ação. Assim que descobrir as regrinhas de sucesso a vaga será sua. Confira o artigo completo!

Dicas para entrevista de emprego: saiba o que falar!

Dicas para entrevista de emprego

Neste tópico, vamos abordar dicas para entrevista de emprego. A partir delas, vai aumentar as chances de aprovação. Então, comece a anotar, estudar e se preparar. Depois disso, em qualquer entrevista vai se sair bem. Antes, treine com antecedência para saber o que fazer. 

Talvez isso já tenha acontecido com você. De repente, recebeu um convite para uma entrevista. Só que os dias passaram e não teve mais retorno da empresa. Se isso soa natural é porque virou um hábito. Sendo assim, é hora de analisar suas respostas para o recrutador. 

Por isso, lembre-se que o currículo é apenas uma porta para chegar na entrevista. Depois, é preciso conquistar o entrevistador. Portanto, saiba exatamente o que falar para evitar reprovação. Para isso, vamos compartilhar dicas fundamentais.

Pesquise antes de comparecer à entrevista de emprego!

Se você realmente quer ser aprovado nas entrevistas, tem que se preparar. Então, pesquise sobre a organização e a vaga. Por isso, reserve um tempo para se dedicar às vagas. Ou seja, busque entender as principais vagas e respectivas funções. Portanto, comece com a descrição do anúncio

Em seguida, parta para a ação e entenda sobre a companhia. Pois o objetivo é entender o tipo de perfil que a instituição procura. Depois, compreender as necessidades da corporação. Por fim, peneirar tudo que for relevante. Por exemplo, quais são as palavras-chave contidas no anúncio? 

A partir dessa análise, adapte seu histórico com as habilidades e competências que a companhia busca. Antes da entrevista, faça uma lista de 5 vivências positivas na empresa. Depois, veja o que aprendeu em todas elas. Além disso, considere a função e respectivos desafios que superou. 

Por fim, identifique as habilidades e competências que desenvolveu nessa experiência. A partir da sua resposta, o recrutador sabe onde te encaixar. Então, uma pessoa resiliente cria soluções ousadas. Inclusive, se adapta às mudanças radicais. Desde que faça sentido. Por exemplo, mudar de país da noite para o dia.

Saiba responder às perguntas do recrutador

Além de pesquisar a empresa e a vaga prepare-se para as perguntas. Em geral, elas não mudam muito. Por isso, não é difícil passar numa entrevista. No entanto, é preciso saber respondê-las. Veja a seguir.

1. Fale de si mesmo

Desenvolver autoconhecimento é fundamental para ter sucesso. Isso porque é uma das chaves importantes na entrevista. A partir delas, o candidato será capaz de expressar melhor sobre si mesmo. Inclusive sobre suas experiências anteriores. 

Além disso, descobrir seus objetivos e metas de longo prazo. Com isso, o profissional identifica seus pontos fortes e fracos. Dessa forma pode se expressar com mais segurança.

2. Fale das suas competências

Nem todos os candidatos atendem todos os requisitos. No entanto, o que importa é a atitude do candidato. Por isso, se você está disposto a aprender é o mais importante. Inclusive, revela o desejo de crescer como profissional. 

Com certeza, mostra vontade de colaborar com a empresa. Portanto, para se destacar, reforce as competências que agregam a vaga. Por exemplo, boa comunicação é ótima para todas as vagas. No entanto, para programar, ter bom raciocínio lógico é mais relevante.

3. Fale por que você quer esta vaga

Não só de análise do candidato é o objetivo da entrevista. Mas também, da avaliação do profissional sobre a empresa. Portanto,o bom negócio tem que ser vantajoso para ambos os lados. Sem dúvida, já ouviu essa frase! Pois ela também se aplica no contexto profissional. Então, faça uma análise sobre a empresa e a vaga. Dessa forma, você também precisa avaliar se é vantajoso atuar nela.

4. Fale dos seus objetivos e metas para o futuro

Para falar sobre objetivos e metas de longo prazo, tenha bom senso. Isto, seja realista nas respostas. Por exemplo, um estagiário pode se tornar diretor, mas num período muito distante. Porém, é mais realista focar em metas de curto prazo. 

Ou seja, períodos de até 5 anos. Mas, isso não te impede de ter objetivos maiores e de longo prazo. Porém, é importante criar mini metas dentro de um objeto maior. Mesmo porque, ajuda a fazer pequenos ajustes durante a jornada.

Para isso, fale de pequenas metas dentro desse prazo. Por exemplo, em 2 anos pretendo ser júnior, mais 1 ano e meio para me formar como pleno etc. Em seguida, explique como quer chegar ao nível júnior. Então, cite cursos, faculdade etc. Além disso, seu foco não pode ser apenas o salário. 

No entanto, também não deve transparecer uma ong. Então, procure mostrar ambição e ousadia sem desvalorizar o propósito da empresa. Isto é, revele seu valor e o planejamento de sua carreira, mas demonstre seu interesse colaborativo.

5. Fale dos seus empregos anteriores

Quando falar dos empregos anteriores não seja negativo. Isto é, jamais reclame da conduta dos colegas, líderes e da empresa. Mas, mostre o aprendizado que teve durante esse período. Em seguida, explique como essa experiência será aplicada no futuro.

6. Fale honestamente sobre seus defeitos

Desde que você seja sincero, fale dos seus defeitos com bom senso. Isto é, não exagere a ponto de queimar sua imagem. Mas também, não tente ocultar suas falhas. Para isso, revele seu problema, porém mostre seu plano para superar. Sem dúvida, falar no tempo presente ajudará o recrutador. Por exemplo, diga que segue o plano e está em processo de mudança. 

7. Pergunte!

Sempre que tiver alguma dúvida, faça perguntas. Mas, seja natural como num bate papo descontraído. Porém, sem exageros é claro. Porque o objetivo é evitar frustração futura. Ao mesmo tempo, revela interesse na empresa e na vaga. 

Porém, não faça questionamentos sem fundamentos ou óbvios demais. Isto é, perguntas que você mesmo pode obter pelo site da empresa. Ao invés de transparecer um candidato interessado, vai parecer inverso.

8. Não fale demais nem de menos

Tenha bom senso durante a entrevista na hora de se expressar. Portanto, não seja monossilábico, nem tagarelo. No entanto, estabeleça um diálogo interativo com moderação.

9. O corpo fala!

Embora isso não seja determinante, o recrutador vai avaliar sua linguagem corporal. Por isso, mantenha a postura na hora de sentar. Além disso, evite cruzar os braços. Não só esses fatores, mas também o olhar fixo no recrutador é fundamental. 

Inclusive, evite gestos repetitivos e tensão no rosto. Pois tudo isso, revela a sua segurança na entrevista. Quando você transparece convicção as chances de aprovação são maiores. Pois, o recrutador precisa garantir que você vai atender a demanda da empresa.

10. Evite gafes

Certamente, há recrutadores que são tão empáticos que nos fazem sentir em casa. A partir disso, ficamos propensos a ter um bom desempenho na entrevista. Contudo, tenha cuidado para não tratar o recrutador como amigo. Portanto, cuidado com a linguagem, uso de baixo calão ou gírias. 

Além disso, nada de fazer piadas fora de contexto ou inventar experiências. Por fim, nada de compartilhar vida pessoal que não agregue valor à entrevista. Além de opiniões polêmicas ou que expressam preconceito.

A partir dessas dicas para entrevista de emprego você está pronto para o mercado de trabalho. Agora, que tal se destacar mais? Melhore o seu currículo e tenha mais chances de conseguir um emprego.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *