Mais Entrevistas

Dicas para entrevista de emprego: não ser chamado é anormal!

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Quer dicas para entrevista de emprego? Para entrar no mercado de trabalho é preciso estratégia. Isto é, instruções assertivas para conseguir um emprego. Sem isso, fica difícil preencher a vaga. Provavelmente, você já foi convocado para uma entrevista, mas não passou. Quantas vezes isso aconteceu? 

Inclusive, você até se empolgou com o convite, mas não se preparou. Por fim, ficou seguro de que a vaga era sua, porém reprovou. Mas, seguir estratégias significa cumprir etapas para chegar num resultado. Sendo assim, uma delas é se preparar antes. No entanto, o segredo é saber se comunicar de forma clara e eficiente.

Em outras palavras, considere a postura, a forma de expressar, o conteúdo, os argumentos etc. Portanto, vamos compartilhar essas dicas para entrevista de emprego. A partir delas, você conquistará a tão sonhada vaga. Pois, diferente de outros conteúdos, você aprenderá o que não deve fazer! Confira!

Dicas para entrevista de emprego: saiba o que não falar na entrevista

Dicas para entrevista de emprego

Agora é momento de planejar sua entrevista. Então, anote e estude todas as regras. Inclusive faça ensaios para memorizar. No entanto, se prepare também para imprevistos. 

1. Evite perguntas básicas e desnecessárias

Durante a entrevista evite fazer perguntas desnecessárias. Isto é, aquelas que não tem conexão com a entrevista. Por exemplo, faturamento, Além disso, algumas respostas sobre a empresa estão na internet. Por isso, leia tudo sobre a instituição no site ou redes sociais. Embora, muitos recrutadores orientam a questionar na entrevista, não alertam sobre os erros.

Isto é, não explicam que perguntas fora de contexto queimam a sua imagem. Pois, elas revelam falta de preparo do candidato. Em contrapartida é importante indagar, porque demonstra interesse. Contudo, questões bem elaboradas apontam nível de envolvimento. 

No entanto, não faça perguntas apenas para impressionar. Mesmo quando o recrutador encerrar a entrevista com aquela clássica pergunta. Ou seja, ele questiona as dúvidas do profissional. Do contrário, essa ação pode reprovar você. Por isso, evite perguntas sobre as respostas que estão no site. Por exemplo, o ramo da empresa, serviços, produtos, tamanho, concorrência e status econômico. 

A partir dessas questões, o recrutador pode demonstrar o inverso. Afinal, algumas das perguntas o candidato já deve saber. Outras, não faz tanto sentido questionar. Portanto, passar a impressão de despreparo pode gerar falta de interesse. Por isso, estude a empresa antes. Além disso, faça perguntas relacionadas à rotina da vaga. Ou então, mostre que se identificou com a organização. Mas para isso, faça uma pesquisa na internet.

2. Cuidado com a linguagem

Sem dúvida, usar gírias ou palavras de baixo calão pode te reprovar no ato. Principalmente, numa empresa de grande porte, pois transmite falta de respeito. Além da ausência de empatia e adaptação ao ambiente. 

Logo, ninguém quer contratar um candidato com essa postura. Mas não significa que precisa ser formal demais. Ou então, usar palavras difíceis. Seja você mesmo, simples e direto. No entanto, tenha bom senso com as expressões.

3. Não minta!

Evite mentir para impressionar, porque as empresas pesquisam. A menos que não conste nada sobre você nas Redes Sociais. Do contrário, será reprovado. Além disso, nem sempre a pesquisa é suficiente. Já que o candidato pode forjar informações. Afinal, o entrevistador utiliza técnicas que ajudam a detectar divergências de dados.

4. Dê respostas realistas

Em algum momento, o recrutador costuma perguntar sobre a sua expectativa. Isto é, como você se enxerga dentro de 5 anos. Então, tenha bom senso para responder essa pergunta. Por exemplo, um estagiário não vai ocupar o cargo de Diretor dentro desse período. Ainda que haja esforço e dedicação. 

Mas, você pode listar sobre cursos que pretende realizar. Além de gerar um planejamento na área profissional. Por exemplo, alcançar a posição de Pleno ou Sênior. Para isso, mostre o caminho que vai percorrer. Pois um discurso lógico e realista demonstra que tem objetivo. Ou seja, o recrutador vai interpretar que você corre atrás das metas. Inclusive, que é uma pessoa interessada na carreira.

5. Fale o necessário na entrevista

Quando falar sobre si, evite demonstrar autossuficiência. Isto é, que pode resolver tudo sozinho os problemas. Em outras palavras, o recrutador procura pessoas colaborativas no time. Isto é, aquelas que atuam em conjunto e colabora também. Portanto, é importante falar como integrante de uma equipe. Além de informar como fará a diferença.

6. Saiba quando perguntar sobre o salário

Certamente, o salário é importante, mas tem que ter bom senso. Isto é, você não deve mostrar interesse na remuneração. Mas também, não deve ignorar o valor do ganho. Então, aguarde o recrutador passar essa informação. A menos que ele abra uma possibilidade para expressar sobre o tema. Logo, não comente sobre esse tema, no início da entrevista.

7. Cuide da linguagem corporal

Embora isso pareça irrelevante, a linguagem corporal é fundamental na entrevista. Isto é, desde a roupa que veste, seus bocejos, a postura e o olhar. Então, durante a entrevista mantenha o foco no recrutador. Além disso, evite cruzar os braços, mas observe a forma como senta e fala.

8. Não interrompa a entrevista

Durante a entrevista nunca atropele a fala do recrutador. Porque isso revela impulsividade e transparece uma imagem negativa. Afinal, pode revelar como vai lidar com seu superior. Se você não sabe ouvir, pode gerar falhas na comunicação.  Por isso, deixe ele guiar a entrevista. Assim sendo, dê respostas objetivas e claras. 

9. Não saia com dúvidas

Conforme mencionei no início, cuidado com perguntas desnecessárias. No entanto, não saia com dúvidas. Ou seja, saiba fazer perguntas certas para evitar frustração futura. Por isso, é importante saber as atividades do cargo e o que a empresa fornece para proporcionar crescimento etc. Pois, se for aprovado não terá surpresas desagradáveis no futuro. 

Passar na entrevista de emprego não é uma tarefa difícil. Desde que saiba como se comportar. Inclusive, quais as regras que precisam seguir. Por causa de pequenos detalhes as pessoas reprovam na entrevista. Então, procure estudar e planejar a sua entrevista. 

Gostou de receber as dicas para entrevista de emprego? Então, se prepare para o mercado de trabalho. Aproveite para atrair o olhar dos recrutadores. Melhore o seu currículo e tenha mais chances de conseguir um emprego.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *