Curriculum memorável

Emprego Brasil: como conseguir uma vaga de emprego?

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

O Emprego Brasil é uma expressão para motivar as pessoas a se recolocar no mercado. Já que elas andam desmotivadas a cada reprovação. Isso se deve pela falta de orientação adequada. Pois, para se candidatar não basta enviar um e-mail com um currículo. Nem preencher o cadastro no portal da empresa. 

Em outras palavras, para conseguir um emprego é preciso ter um plano. Depois, seguir as etapas até chegar no estágio final. Ou melhor, conquistar a vitória. Por essa razão, vamos compartilhar as melhores dicas para você. Então, nesse artigo, ensinamos o que fazer. Pois, a falta de atitude ou ações erradas podem causar fracassos na hora. Confira a seguir 10 dicas para se destacar e passar na entrevista!

Emprego Brasil: 10 dicas que garantem uma vaga!

Conseguir um emprego pode ser um desafio para quem não tem estratégia. Por isso, não basta ter conhecimento, nem experiência. Mas sim, saber com exatidão, o que fazer. Confira a seguir!

1. Tome consciência de seu potencial

Antes de mais nada avalie o que você quer. Então, considere seu momento. Por exemplo, algumas pessoas focam em salário alto. Já outras, buscam satisfação em atuar com o que gosta. Portanto, uma remuneração menor não representa um obstáculo. Mas, é importante considerar seu potencial também. Afinal, isso favorece na busca da vaga certa para seu perfil. 

2. Aponte para o alvo certo

A partir da definição anterior faça uma nova filtragem. Então, decida qual segmento quer trabalhar. Por exemplo, vendedora de roupas, plano de saúde ou carro. Em seguida, faça uma lista de empresas que deseja atuar. 

Depois, analise os benefícios, salário e como os funcionários avaliam a empresa. Sem sombra de dúvida, você vai descartar muitas instituições. Portanto, o segredo é o candidato fazer a seleção também. Não só o recrutador faz a escolha, mas o profissional precisa executar o mesmo.

3. Reconheça o terreno

Depois que passar pela peneira é hora de selecionar até 5 empresas. Isto é, você precisa considerar o segmento, as exigências da vaga, política interna e estrutura da empresa. Portanto, evite perder tempo, mas saiba por onde pisa. Em seguida, se prepare para sair bem na entrevista.

4. Descubra quem é o responsável pelo setor

Se for possível, descubra quem é o gerente que cuida da equipe que vai atuar. Depois, analise o perfil e seus interesses. A partir disso construa caminhos para atrair a atenção. Por exemplo, se o responsável gosta de profissionais organizados, comente sobre uma situação que revele isso. 

No entanto, considere que o currículo é a porta que abre para a oportunidade. Mesmo que você conheça o gerente ou recrutador não esqueça disso. Portanto, capriche na apresentação do documento. Se você conhece o entrevistador, desfrute desse privilégio a seu favor. Porém, muitos candidatos cometem o erro de fazer amizade. 

Ou então, de achar que a simpatia é suficiente para o recrutador aprovar. Na verdade, o privilégio que vai desfrutar é de conhecer de perto o perfil dele. Em outras palavras, analise o que mais interessa para ele no candidato. Porque isso facilita na hora de participar da entrevista. 

5. Elabore um currículo completo e adequado

Em primeiro lugar, o currículo precisa ser bem estruturado. Ou seja, completo, coerente e principalmente objetivo. Mesmo numa vaga que exija criatividade seja assertivo. Portanto, evite linguagem informal ou ser original demais. Porque isso pode transmitir uma imagem infantilizada. Em outras palavras, pode parecer pouco profissional. 

Por fim, evite fazer cópias e outros currículos. Então, personalize ela com informações relevantes. A partir disso, o próprio recrutador vai notar um diferencial. Portanto, descreva sua experiência, mas também as conquistas. Pois isso sim, é relevante para a empresa.

6. Entre em contato

Se a vaga exigir que envie o currículo por e-mail, encaminhe no formato PDF. Ou no máximo em Word. Isto é, evite enviar documentos com extensão diferente do usual. Além disso, aproveite para enviar uma mensagem breve, mas atraente. Isto é, somente porque você quer se candidatar naquela vaga. Se possível, justifique também a escolha da empresa. 

Aliás, é comum que os candidatos copiam, colam e trocam nomes dos recrutadores. Se fizer isso, há grandes chances de não ser chamado para a entrevista. Mesmo que seja para vagas similares, personalize. Ou seja, fale o idioma da empresa e do entrevistador que elaborou o anúncio. 

Caso queira efetuar uma ligação, não ligue várias vezes. Mesmo que tenha passado na seleção ou ido bem na entrevista. Por exemplo, há multinacionais que retornam o contato depois de 1 mês. Portanto, não ligue nem envie e-mails desesperados

Mas também, não deixe de entrar em contato, caso necessário. Principalmente, se você notar o interesse do recrutador em seu perfil. Ou seja, você já foi aprovado e o departamento pessoal ainda não retornou. Pois isso também demonstra interesse.

7. Facilite ser encontrado

Provavelmente isso já aconteceu com inúmeros candidatos. Desde já, crie o hábito de checar a caixa de spam do e-mail. Pois muitos perdem a chance de aprovação por causa disso. Além do mais, sempre mantenha atualizado os seus dados no currículo. 

Inclusive, forneça informações padrões, como e-mail, telefone e celular. Por mais que a era das mensagens esteja na moda, opte pelo tradicional. Então, jamais envie seu currículo por Whatsapp, exceto se a vaga solicitar.

8. Mantenha o foco e a perseverança

Atualmente, é comum que os entrevistadores atrasem no retorno. Conforme mencionamos neste artigo, você pode entrar em contato. Desde que tenha bom senso, porque isso revela proatividade. Embora haja muitos candidatos para avaliar, o entrevistador espera sua atitude. No entanto, não seja eufórico, mas saiba o momento certo para mandar e-mail e ligar. 

Se possível, entre em contato para saber se passou para a etapa seguinte. Por fim, aproveite para solicitar que retornem um feedback, caso seja reprovado. De qualquer maneira, sempre reaja com entusiasmo e positividade

Mesmo que eles retornem com uma mensagem de reprovação. Porque isso pode te ajudar a lapidar melhor seu currículo. Além disso, o entrevistador vai lembrar de você novamente. Inclusive, é um ponto positivo, porque revela interesse no próprio crescimento.

9. Espalhe para amigos e conhecidos

Antes de tudo, construa um bom Networking, porque isso vai te ajudar muito. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não é fazer amizades. Nem mesmo, ter milhões de contato na rede social sem critério algum. Ou seja, criar Networking significa estabelecer vínculos profissionais e regá-los. 

Isto é, nada de ser “sanguessuga” das pessoas. Nem ser doador apenas, mas construir relacionamentos saudáveis. Então, saiba interagir com pessoas certas. Se você conquistar uma rede forte vai colher bons frutos. 

Pois muitos deles, indicam seu trabalho uns aos outros. Além disso, há grupos que focam na inteligência emocional. Se você encontrar um desses, levante as mãos para o céu. Porque com toda certeza é um Network que vale ouro.

10. Reserve orçamento para os custos

Por fim, muitas pessoas esquecem disso, mas guarde dinheiro para condução, xerox, almoço e lanches. Porque correr atrás de emprego também tem despesas. Inclusive, caso seja aprovado, considere que vale refeição pode levar alguns dias para ser liberada. Por isso, para evitar momentos difíceis reserve uma poupança

Em suma, conseguir um emprego não é uma tarefa difícil. Desde que saiba onde encontrar oportunidades. Além de descobrir como garantir uma vaga. Seu currículo está pronto para as vagas disponíveis? Clique aqui e descubra!




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *