Mais Entrevistas

5 passos simples para você conseguir um emprego rapidamente!

5 passos simples para você conseguir um emprego rapidamente!
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Conseguir um emprego, com carteira assinada, está difícil para você?

Se sim, abra um sorriso porque chegou a hora de você conhecer os 5 passos simples para você conseguir um novo emprego rapidamente.

Não vamos te contar nenhuma mágica aqui, ok? A gente sabe que essa situação de estar desempregado é bastante complicada. Sabe que, com a crise, muita gente está desempregado,…

maaaaaas, sabe também o caminho para você conquistar sua vaga no mercado de trabalho mais rápido do que imagina.

Para isso, basta você seguir o passo a passo simples que nós, aqui do Trilhas do Sucesso, vamos te apresentar agora…

Passo 1. Faça uma lista dos cargos em que você gostaria de trabalhar

A situação de desemprego costuma nos deixar bastante desesperados, dispostos a trabalhar com qualquer coisa que aparecer.

É comum pessoas desempregadas fazerem um único currículo e saírem distribuindo o documento em todos os lugares, para qualquer cargo.

Outro dia, em uma conversa com um aluno novo chamado João, ele comentou que estava se candidatando para vagas de telemarketing, pintor, frentista, motorista, porteiro.

“Boto meu currículo em tudo o que aparece”. Ele comentou.

Você não imagina o susto que ele levou quando contamos que mandar um mesmo currículo para vagas de um monte de cargos diferentes não funciona!

Por que não? Você pode me perguntar. E eu respondo…

…porque se você não sabe exatamente com o que deseja trabalhar, fica muito mais difícil para você se preparar para ocupar as vagas disponíveis e para ser aprovado em todas as etapas de um processo seletivo.

O que fazer então? Você deve estar se perguntando. De novo, eu respondo…

Se você está desempregado e disposto a trabalhar com a vaga que aparecer, sua primeira tarefa é:

  • Fazer uma pesquisa para descobrir quais são as cinco profissões com mais vagas disponíveis na sua cidade.

Depois disso, você vai…

  • fazer um círculo em volta das profissões nas quais você mais gostaria de trabalhar, como na foto abaixo…

Feito isso. Siga para os próximos passos.

Passo 2. Prepare-se para ser o profissional que as empresas estão buscando e para ocupar essas vagas rapidamente

Se você fez o primeiro passo, já sabe em que profissões deseja trabalhar.

Neste segundo passo, minha missão é te ajudar a entender o que você precisa fazer para conseguir ser contratado pelas empresas com vagas disponíveis nas profissões que escolheu.

Você já deve ter observado que, ao disponibilizar uma vaga, as empresas deixam claras…

  1. as tarefas que o profissional vai desenvolver
  2. a formação que o profissional precisa ter e
  3. o perfil que a empresa espera que o candidato tenha.

Para você entender direitinho o que estou falando, separei uma descrição de vaga para olharmos juntos.

Veja só…

Exemplo. Cargo de Telemarketing

Funções:

  • Receber ligações de clientes auxiliando nas resoluções das solicitações.
  • Tirar dúvidas de clientes, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.
  • Receber e registrar em sistemas próprios, críticas, elogios ou sugestões apresentadas por clientes.
  • Realizar pesquisas de satisfação e de opinião e fazer serviços de cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, registrando todas as informações.
  •  Elaborar relatórios, em Excel, referentes aos serviços realizados e suas respectivas observações.

Perfil desejado:

  • Ensino médio completo.
  • Possuir pró-atividade, vontade de ajudar, paciência, responsabilidade, facilidade para lidar com as pessoas, facilidade de expor situações, capacidade de organização, capacidade de trabalhar sobre pressão e ter raciocínio rápido.
  • Facilidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe.
  • E rapidez de aprendizado.

Se você observar, essa vaga não demanda experiência profissional nem exige que o candidato tenha feito faculdade.

Isso não significa, porém, que a empresa vai contratar qualquer pessoa que aparecer. Ela vai observar uma série de fatores ao longo da seleção…

Durante a análise do currículo, os recrutadores vão verificar se o candidato fez cursos profissionalizantes para aprender como realizar bem as funções que a empresa listou ao abrir a vaga.

Para trabalhar atualizando o sistema e fazendo tabelas, por exemplo, o candidato precisa ter noções de informática e saber usar o Excel.

Para resolver os problemas e as dúvidas dos clientes, ele precisa saber como negociar e como conversar sem perder a paciência, mesmo que seja xingado.

durante a entrevista, os recrutadores vão observar se o candidato sabe conversar, se ele fala o português corretamente, se é organizado.

Eles também farão testes para ver se o candidato aguenta pressão ou se perde a paciência a toa. Se executa as tarefas rápido ou se fica perdido ao executar o que foi pedido.

Isso significa que, apesar de a descrição da vaga não listar as capacitações profissionais que a empresa espera que o candidato tenha feito, só vai ocupar a vaga quem demonstrar que, por meio de cursos ou de experiências de vida, desenvolveu todas as habilidades buscadas por ela.

Para ter chances reais de ser contratado, portanto, você terá de se preparar para desenvolver as habilidades que as empresas exigem na profissão em que você deseja trabalhar.

Se não desenvolver essas habilidades, você nunca será selecionado para as vagas. Não adianta. As empresas sempre vão contratar quem estiver melhor preparado.

Por isso, você precisa se preparar.

Agora, como você pode se preparar para preencher as vagas disponíveis para as profissões que você escolheu?

O caminho mais rápido e eficiente é você fazer os cursos de capacitação profissional que vão lhe ajudar a desenvolver as habilidades procuradas pelas empresas.

Uma excelente forma para você se profissionalizar é se tornando aluno da escola online de formação profissional Trilhas do Sucesso e fazendo os cursos de capacitação demandados pelas empresas.

Você vai investir bem pouquinho por mês e terá acesso a mais de 50 cursos de formação profissional que vão lhe capacitar para exercer as mais de 18 profissões disponíveis na escola.

À medida que você for fazendo os cursos, seu currículo ficará melhor e melhor e melhor. Impossível de ser ignorado por qualquer recrutador.

Passo 3. Escreva o currículo que os recrutadores querem selecionar

Eu não vou me estender muito neste assunto porque nós temos um manual inteiro com o passo a passo para você criar o currículo perfeito, o qual você pode baixar gratuitamente clicando aqui.

Tenho que comentar, porém, que você precisa adequar o seu currículo às exigências das vagas para as quais está se candidatando.

O currículo funciona como a sua propaganda, ou seja, primeiro o recrutador precisa acreditar nele para, depois, te chamar para uma conversa frente à frente.

Se você entregar o mesmo currículo em todas as empresas que visitar ou anexar o mesmo currículo em todos os sites de vagas em que entrar, sem personalizá-lo de acordo com as exigências da vaga…

…mesmo que você determine as profissões nas quais deseja trabalhar e se profissionalize para assumi-las, seguindo os Passos 1 e 2 deste post, não vai dar muito certo.

Isso vai acontecer justamente porque as vagas, mesmo que sejam para um mesmo cargo, não demandam habilidades profissionais e pessoais idênticas.

Cada empresa descreve suas vagas de acordo com o que elas procuram. Por isso, você precisa montar seu currículo de modo a informar se e por que você preenche os requisitos estabelecidos por cada empresa.

Passo 4. Entregue seu currículo nas empresas que tenham as vagas certas para você

No geral, as empresas estão em busca de profissionais que já tenham cursos de capacitação profissional e/ou experiência para ocuparem as vagas que elas disponibilizam.

Isso significa que você precisa se candidatar apenas para as vagas que você tem condições de ocupar de forma profissional ou por já ter feito cursos de capacitação ou por já ter trabalhado na área.

Se você não sabe como pintar uma parede, não adianta se candidatar para uma vaga de pintor, entende? Primeiro você aprende como ser um pintor, depois você busca emprego na área.

O mesmo acontece com qualquer profissão. Primeiro você aprende como trabalhar fazendo cursos ou tendo experiências. Depois você se torna apto a concorrer às vagas disponíveis do mercado.

É claro que existem vagas para quem não possui nenhuma experiência ou para quem não tenha feito nenhum curso de capacitação profissional, mas o fato é que a maioria das vagas disponíveis não são assim.

No geral, as empresas contratam aqueles profissionais que já estão mais prontos para lhes trazer resultados. Não aqueles que precisam aprender tudo ou quase tudo.

Isso significa que, quanto mais conhecimento você tiver nas áreas em que escolher trabalhar, quanto mais habilidades descritas nas vagas você tiver, mais rápido você conquistará seu emprego com carteira assinada.

Portanto, só mande seu currículo para as empresas e vagas que se encaixam no seu perfil, na sua formação profissional e nas suas habilidades pessoais.

Passo 5: prepare-se para arrebentar na entrevista

O currículo é o seu portal de entrada para as entrevistas. Se você não estiver sendo chamado para nenhuma, refaça os Passos 3 e 4.

Agora, se as empresas não param de te ligar e de te mandar e-mails, é hora de se preparar para a etapa mais importante do processo seletivo.

A entrevista é o seu tudo ou nada. É o momento em que o recrutador vai tentar descobrir se o que você colocou no currículo é verdade mesmo ou se é tudo balela.

É a hora em que seu futuro empregador poderá sentir se você é realmente o profissional que ele está procurando.

Para isso, ele vai analisar a forma como você conversa, se veste, se comporta e conta sobre as suas experiências profissionais, educacionais e de vida.

Para se sair muito bem nas entrevistas, você precisa se preparar para elas.

Pesquise na internet quais são as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e treine em casa as respostas que você dará caso cada uma delas seja perguntada a você.

Lembre-se sempre, sempre, SEMPRE de que, na entrevista, o recrutador quer saber como você lida com as situações comuns no trabalho e como você pode contribuir para que o negócio dela cresça.

Por isso, não foque em repetir o que está no seu currículo. Foque em contar como você ajudou as empresas em que já trabalhou ou, caso esteja buscando o seu primeiro emprego…

…conte como você gosta de aprender, que tipo de atividades que tenham relação com a vaga você desempenha na escola ou em casa e como você deseja ajudar a empresa a evoluir trabalhando diariamente dentro dela.

Na entrevista, seu foco precisa ser deixar claro como você pode contribuir para o crescimento da empresa, não o que você deseja sugar dela. Entende a diferença?

O foco não está no que você quer dela, mas no que você pode oferecer a ela.

Bom, chegamos ao fim deste super artigo e eu espero que você aplique o que aprendeu aqui para já aumentar suas chances de conquistar um novo emprego.

Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e nos ajude a levar esta mensagem para mais pessoas. 😉

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “5 passos simples para você conseguir um emprego rapidamente!”

Joel

Muito bom

CADASTRE-SE E PEGUE
O SEU E-BOOK AGORA! É GRÁTIS

Aprenda a deixar seu currículo perfeito. Impossível de ser ignorado.