Primeiro emprego

Emprego temporário? SINE pode ser uma solução para conseguir uma vaga

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

O emprego temporário sempre foi uma ótima alternativa para conseguir uma renda extra no final do ano e em outras datas comemorativas. Mas, você sabia que esse mercado tem muitas oportunidades durante o ano inteiro e que um trabalho nesse modelo também oferece muitas vantagens ao trabalhador? 

No artigo abaixo te explicamos o porquê e você ainda descobre como conseguir uma vaga temporária de forma rápida e completamente gratuita através do Sine. Acompanhe e confira!

O que é um emprego temporário, afinal?

O emprego temporário é uma modalidade de contratação com prazo fixo utilizada por empresas para atender determinadas demandas, como o aumento de vendas no fim do ano ou a necessidade de substituição de pessoal no período de férias, por exemplo.

Assim, diferentemente do trabalho formal, nessa modalidade de trabalho o profissional já é contratado com um prazo pré-determinado, podendo ou não ser efetivado ao fim dele. Por lei, o contrato de trabalho temporário só pode durar 180 dias, consecutivos ou não, prorrogáveis por mais 90. Após esse período, a empresa só pode contratar o mesmo temporário depois de 90 dias.

A contratação de trabalhadores temporários também é diferente e só pode ser feita por intermédio de uma Empresa de Trabalho Temporário(ETT) homologada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Vale a pena trabalhar como temporário?

Se você está à procura de uma vaga de trabalho e viu no emprego temporário uma boa oportunidade de renda, pode estar se perguntando: mas vale a pena trabalhar como temporário?

A verdade é que o trabalhador perde muitos dos seus direitos nesse modelo de contratação. Por exemplo, como temporário ele não tem direito ao aviso prévio e nem à multa de 40% sobre os fundos do FGTS.

Além disso, mesmo se demitido sem justa causa ele não recebe o seguro desemprego e não há qualquer garantia de estabilidade. O que vale, inclusive, para eventuais acidentes de trabalho e no caso de gestantes.

Dessa forma, o temporário acaba tendo menos direitos que o trabalhador formal. Mas isso não quer dizer, de maneira alguma, que ele está desprotegido ou à margem das leis e direitos trabalhistas. 

Assim como qualquer profissional em emprego formal, o trabalhador temporário tem direito a horas extras, salário equivalente a sua função e ao pago aos demais funcionários, férias proporcionais, descanso semanal remunerado, 13° salário e FGTS, entre diversos outros benefícios garantidos por lei.

Além disso, um emprego temporário tem muito a oferecer ao trabalhador, indo muito além de uma simples oportunidade de renda, como veremos a seguir.

Mais oportunidades de renda

Com um cenário econômico tão instável como o que vivemos atualmente, a maioria das empresas evita a contratação de trabalhadores em período integral para conseguir cortar gastos e atravessar o período de crise, mesmo que haja demanda. Por isso a baixa oferta de vagas formais no mercado atualmente.

Com a possibilidade de contratação temporária, no entanto, as empresas podem contratar novos funcionários sem precisar gastar tanto e sem correr tantos riscos. O que garante mais oportunidades para o profissional temporário, mesmo em momentos de crise.

Assim, quem optar por trabalhar nesse modelo tem um universo de possibilidades e um mercado cheio de oportunidades que não estão disponíveis para os trabalhadores formais. Logo, há muitas oportunidades de garantir renda durante o período de desemprego para conseguir se manter e se preparar para enfrentar o mercado formal.

Mais conhecimento e experiência

Ao trabalhar como temporário, o profissional preencherá diversas vagas com funções e responsabilidades diferentes ao longo do tempo. O que tem muito a agregar à sua carreira, perfil profissional e currículo.

Isso porque, ao assumir cargos e funções variadas, o trabalhador tem a chance de se qualificar e adquirir experiência em áreas diferentes, promovendo o seu crescimento profissional e o desenvolvimento de habilidades e competências que serão extremamente úteis para conseguir uma oportunidade no mercado formal.

Essa também é uma oportunidade e tanto para os jovens que estão terminando os estudos e entrando no mercado de trabalho.

Possibilidade de efetivação

O trabalho temporário é, também, uma oportunidade de emprego fixo. Visto que, ao fim do contrato, se o empregador tiver gostado dos serviços, existe a possibilidade de efetivação do temporário.

Inclusive, uma vaga temporária pode até mesmo aumentar as suas chances de conseguir um trabalho em tempo integral. Pois, por meio desse tempo, o empregador tem a chance de conhecer melhor o profissional; e este tem a oportunidade de chamar atenção para si e mostrar que tem o conhecimento e as habilidades certas para o cargo e para a empresa.

Em um mercado instável, competitivo e no qual as organizações querem correr o menor risco possível, essa é uma oportunidade e tanto!

Como conseguir um emprego temporário pelo SINE

O Sistema Nacional de Emprego(SINE) é uma das instituições homologadas que oferecem oportunidades de emprego temporário no país, através da intermediação de mão de obra. 

Fazendo a conexão entre empresas e profissionais, o SINE faz a captação de vagas no mercado e disponibiliza ao trabalhador de forma completamente gratuita, oferecendo ainda programas de qualificação e orientação profissional para aumentar as suas chances de sucesso.

Você pode se inscrever no serviço e entrar na disputa por uma vaga comparecendo a uma das agências do Sistema espalhadas por todo o país. Após a inscrição, suas informações serão cruzadas com as vagas disponíveis e assim que uma oportunidade surgir você será chamado e encaminhado para entrevista.

Também é possível se candidatar às vagas de emprego temporário do SINE através do Portal Emprega Brasil, site e aplicativo do Ministério do Trabalho que disponibiliza os mesmos serviços das agências através da internet.

Para utilizar o serviço, basta realizar o seu cadastro clicando no link acima e depois responder a um questionário simples de 5 perguntas sobre a sua vida profissional.

Antes de entrar na disputa por uma vaga, porém, é importante pensar em qualificação. O seu currículo, por exemplo, está pronto para enfrentar a concorrência em um mercado de trabalho tão instável?

Qualificação é hoje a exigência número um do mercado e, se você não está preparado, o Trilhas do Sucesso pode te ajudar. Conheça nossa plataforma e o nosso programa de qualificação: https://trilhasdosucesso.com.br/




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *