Mais Entrevistas

Entrevista de emprego: como passar em uma!

Fabiana Kampeki
Escrito por Fabiana Kampeki em 24 de junho de 2019
Entrevista de emprego: como passar em uma!
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

A entrevista de emprego é sempre um momento que gera ansiedade e medo, por causa das perguntas inesperadas, não é mesmo? Ao mesmo tempo que ser convocado gera entusiasmo, a preocupação sobre como será realizado essa etapa, pode assombrar os pensamentos de muitos candidatos.

Pensando nisso, nesse artigo separamos dicas para você se preparar e não ser pego de surpresa! Então, aprenderá aqui, quais são os tipos de entrevista, sua finalidade e como ser aprovado. Acompanhe a leitura até o final e chegue confiante na entrevista!

Entrevista de emprego: como se preparar antes de se candidatar?

Entrevista-de-emprego
Entrevista de emprego: preparar-se começa na etapa de planejamento da carreira. Você tem visão de futuro? Saiba por que isso te ajuda, na conquista do seu emprego.

Numa entrevista de emprego, se destaca, aquele que realmente se preparou para esse processo.

Então, se você quer aprender como passar em uma entrevista, sem precisar participar de diversos outros processos seletivos, compreenda a importância de planejar com base na visão de futuro:

Visão de futuro

Antes de mais nada, reserve um tempo, para essa simples atividade, que fará sair vitorioso, de qualquer entrevista de emprego. Em seguida, pegue uma folha de papel, para executar a tarefa.

Quando enxergamos o futuro e não apenas o presente, encontramos motivação, direção e principalmente sentido. Pois é como ter o mapa da mina em suas mãos e seguir a rota. Afinal, você já pegou um ônibus, sem rumo, sem saber o destino final?

Da mesma forma, se quer ser aprovado em um emprego e decolar na sua carreira profissional, é importante enxergar, além do ponto de partida. Pois não importa seu nível de escolaridade e condição financeira atual, se souber onde quer chegar, é o mais importante. Portanto, reflita e responda:

Como você se enxerga, dentro de 5 anos, na sua carreira profissional?

Acima de tudo, pense sobre tudo que gosta de fazer, na facilidade que possui para algumas tarefas e não crie bloqueios por causa da realidade presente.

Quando terminar a atividade, saberá onde quer chegar e construirá um plano. Ou seja, traçar o mapa da mina, da sua carreira profissional.

Sabia que o tempo que você perde, pensando nas dificuldades para alcançar o resultado esperado, é muito maior, do que o tempo de execução e concretização?

Isto é, enquanto você pensa na impossibilidade ou no quanto vai demorar, é o tempo que poderia planejar e realizar na prática.

Então, separei um vídeo bem interessante, que vai falar exatamente sobre isso: a Lei de Emmett e como sair disso! Tenho certeza que contribuirá para fazer sentido, nessa primeira atividade proposta.

Mas por que essa atividade pode me ajudar a ser aprovado da entrevista de emprego?

Pois sabendo onde quer chegar, escolhe vagas certas e tende a chegar confiante na entrevista.

Quando o candidato sabe exatamente o que quer, ele tende construir vínculo duradouro com a empresa, é mais colaborativo, comprometido, entusiasmado e capaz de lidar com problemas com mais otimismo.

Consequentemente, o recrutador vai encontrar nesse candidato, um profissional parceiro, que pode contribuir positivamente para a empresa.

Saiba quais são os tipos de entrevista de emprego e sua finalidade

Existem diversos tipos de entrevista de emprego, que podem ser adotados para finalidades distintas. Descubra quais são eles e prepare-se para qualquer uma delas!

A fim de diminuir o nervosismo causado pelo imprevisto das perguntas adotadas pelo recrutador, apresentamos os principais tipos de entrevistas.

Além de entender a finalidade, chegará mais seguro e com oportunidade de focar apenas, em gerar argumentos que demonstram por que você deve ser o candidato selecionado para a empresa.

Entrevista comportamental

Com a finalidade de avaliar o perfil, habilidades e competências de acordo com os princípios da empresa, esse modelo de entrevista utiliza uma técnica simples, que você mesmo pode treinar em casa. Pois o roteiro se baseia na seguinte ordem:

Situação

Com intuito de analisar melhor seu perfil, o recrutador solicitará que apresente uma situação ou atividade realizada na sua função anterior.

Tarefa

Baseado na situação anterior, relate sobre sua função e como executou a atividade proposta.

Ações

Nesse momento, você deve reforçar quais foram as ações tomada para concretizar as atividades e as etapas planejadas, antes de colocar em prática. Da mesma forma, explique com clareza, a contribuição individual que proporcionou para realizar essa tarefa.

Resultados

Depois que finalizou a atividade, é importante apontar quais foram os resultados das ações, com base em informações que possam tornar destaque, no momento da entrevista.

Por outro lado, lembre-se que o recrutador pode simplesmente pedir para que se apresente e não fazer nenhum tipo de pergunta, como foi citado. Então, treine para se apresentar, seguindo esse roteiro que proporciona informações completas para o recrutador.

Dinâmica de grupo

Com o efeito de, analisar como os candidatos se comportam em equipe, entrevista em grupo é adotada. Dessa maneira, é possível verificar quais dos candidatos atendem ao perfil esperado, quando atuam em conjunto com outros colaboradores da empresa.

Sendo assim, jogos é muito comum durante essas entrevistas, assim como atividades que exigem interação entre os participantes.

Entrevista de emprego por telefone

Por fim, a entrevista de telefone é uma maneira de complementar as informações contidas no currículo. Então, em alguns casos, antes de agendar a entrevista, o recrutador busca esclarecimento mais detalhado sobre alguns aspectos informados no currículo.

Além disso, também é uma maneira de confirmar alguns dados básicos que não foram fornecidos, como pretensão salarial e disponibilidade.

Com o propósito de tomar uma decisão mais pontual, sobre convocá-lo para uma entrevista ou não, o recrutador pode optar por esse tipo de entrevista.

Aplique na prática estas dicas para passar na entrevista

Para que tenha sucesso na entrevista e emprego, lembre-se do que abordamos inicialmente. Quando você sabe onde quer chegar, torna-se mais confiante para planejar e treinar sua apresentação. Inclusive, facilita no momento de elaborar seu currículo e escolher as vagas corretas.

Ou seja, a probabilidade de ser aprovado na entrevista de emprego, é muito maior, quando todas as informações estão conectadas. Isto é, seu objetivo de carreira, currículo, vagas e sua apresentação devem existir lógica e sentido.

Quanto mais precisão, maior a chance de ser aprovado. Então, o segredo é planejar bem antes de criar seu currículo e escolher as vagas.

Com base nesse artigo, você aprendeu como se preparar, quais são os tipos e finalidade de cada entrevista e o segredo para garantir sua vaga! Compartilhe esse artigo e ajude mais pessoas!

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

APRENDA A DEIXAR SEU CURRÍCULO PERFEITO, IMPOSSÍVEL DE SER IGNORADO.