Mais Entrevistas

Entrevista de emprego: se prepare e tenha mais chances no mercado de trabalho!

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Uma entrevista de emprego é sempre um momento tenso na vida de qualquer pessoa, mesmo para o mais experiente profissional. Afinal, são apenas alguns minutos, mas que podem definir e mudar completamente o futuro de uma carreira e, por isso, a ansiedade e o nervosismo costumam ser grandes.

Saber como lidar com esses sentimentos e, acima de tudo, se preparar bem para a entrevista é crucial para que o profissional consiga atravessar esse momento com tranquilidade e, ao fim, conquistar a vaga.

Mas como fazer isso? Como um profissional pode se preparar para aumentar suas chances de se sair bem e conquistar o emprego? É o que veremos a seguir! Acompanhe e descubra!

A importância de estar preparado para uma entrevista de emprego

Você faria uma prova importante para o seu futuro, seja um vestibular ou exame de concurso público, sem se preparar bem antes? Você acha que teria alguma chance se não estudasse muito e se dedicasse ao máximo? O mesmo vale para uma entrevista de emprego!

Essa é uma oportunidade única que você tem de mostrar à empresa o porquê você é a melhor opção para a vaga e de apresentar todas as suas habilidades, competências e capacidades, tudo em questão de alguns minutos!

Então, preparar-se bem ajuda a garantir que você vai saber aproveitar esse tempo e conseguirá apresentar uma postura correta para a vaga, assim como uma comunicação coerente e comportamentos maduros que mostrem ao recrutador o compromisso e o comprometimento que você terá com a empresa e com o trabalho.

Por outro lado, sem o devido preparo o profissional chega para a entrevista inseguro, desorientado e, consequentemente, não consegue mostrar todo o seu potencial e acaba cometendo erros básicos que minam o interesse do recrutador.

Por isso, o ideal é que o profissional tire, pelo menos, dois dias para estudar e se preparar para a entrevista, dando mais atenção a alguns pontos específicos, como veremos a seguir.

Então, como se preparar?

Você já entendeu que se preparar para uma entrevista de emprego é tão importante quanto estudar para um vestibular. Mas, como isso deve ser feito? O que você precisa fazer para garantir mais chances de ser o escolhido para a vaga?

A boa notícia é que se preparar para uma entrevista, com certeza, é muito mais fácil do que para um vestibular e algumas ações simples já te colocam na frente da concorrência e aumentam as chances de sucesso.

Confira abaixo as mais importantes delas:

Atenção ao currículo

O rumo de uma entrevista e os temas abordados durante a conversa serão, em grande parte, determinados pelo seu currículo. Afinal, muito do que vai ser perguntado ou solicitado terá como base as informações fornecidas no documento.

Por isso, a preparação deve começar por ele e a primeira providência deve ser estruturá-lo de forma coerente. É importante também, ao escrevê-lo, refletir sobre a sua trajetória profissional e procurar se lembrar dos principais pontos na sua carreira.

Só isso já garante que você saberá responder a boa parte das perguntas durante a entrevista e te ajuda a apresentar a sua carreira, qualificações, experiência e resultados.

Conheça melhor a empresa

Conhecer mais a fundo a empresa, como ela atua e sua cultura e valores pode te dar uma vantagem enorme durante a entrevista de emprego. A pergunta clássica “por que você deseja trabalhar aqui?”, por exemplo, pode ser facilmente respondida quando você conhece o negócio.

Além disso, quando o entrevistado demonstra ter conhecimento sobre a organização, mercados de atuação e, acima de tudo, sobre sua cultura organizacional, a conversa tende a ocorrer de forma mais fluida e o recrutador entende que profissional está antenado e se encaixa no perfil da empresa.

Uma pesquisa prévia também te ajuda a entender se a vaga é mesmo uma boa opção para você e se o seu perfil combina com aquela cultura empresarial. O que é extremamente importante para o futuro da sua carreira e vida profissional.

Dessa forma, o recomendado é que o profissional estude a empresa antes da entrevista e procure saber o máximo possível sobre ela. Para isso, você pode utilizar a internet, conversar com outros funcionários ou até mesmo se apresentar como um candidato.

Prepare-se para as perguntas padrão em uma entrevista de emprego

Algumas perguntas já viraram verdadeiros clássicos das entrevistas de emprego de tanto que são repetidas nos processos seletivos. 

Questões como “quais os seus pontos fortes e fracos?”, “por que eu deveria contratar você?” ou “onde você quer estar daqui a X anos?” são bastante comuns e estarão presentes em quase todas as entrevistas que você participar.

Assim, se você já sabe o que vai cair na prova, por que não estudar? Procure conhecer melhor essas questões e elabore as respostas com antecedência, procurando satisfazer as dúvidas do recrutador e expor as suas habilidades e competências.

Dessa forma, quando chegar a hora H você já terá em mente o que abordar e estará com as respostas na ponta da língua!

Alinhe o seu discurso 

Outra frase que com certeza fará parte da sua entrevista de emprego é: “me fale um pouco sobre você”.

Todo e qualquer recrutador em algum momento da entrevista vai querer te conhecer melhor e entender mais a fundo o seu perfil profissional e pessoal para avaliar se eles se encaixam com a vaga.

Nesse momento, estar preparado é importante para transmitir as informações de forma clara, coerente e que faça sentido, visando atrair a atenção do entrevistador e mostrá-lo todos os pontos importantes.

Como você deve imaginar, é impossível fazer isso de forma improvisada. Então, a recomendação é preparar o seu discurso em casa, levantando todos os tópicos importantes e alinhando as informações às características de cada vaga e empresa.

Por fim, é importante ficar atento também a outras questões que podem impactar na sua entrevista de emprego. A forma de se vestir, por exemplo, deve ser profissional e estar alinhada com a cultura organizacional da empresa.

Além disso, a linguagem corporal e a comunicação também precisam de atenção, para demonstrar confiança e transmitir segurança ao entrevistador.

Seu currículo está pronto para as vagas disponíveis? Clique aqui e descubra!




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *