Vagas existem sim, mas conquistar uma delas, tem sido difícil em sua vida? Mesmo que essa tarefa seja um desafio constante, saiba que existem soluções rápidas e eficazes.

Apesar de fazer pouco sentido para você, ao seguir as dicas desse artigo, a próxima vaga pode ser sua! Acompanhe esta leitura até o final e aprenda de uma vez por todas, como garantir sua vaga.

Vagas: como garantir a sua!

Vagas
Analise as vagas! Aprenda a escolher corretamente as oportunidades. Leia o artigo completo!

Vagas de emprego não estão em escassez, mas porque há tantas pessoas desempregas? Se você prestar atenção nessa dica, terá menos chances, de ficar desempregado por muito tempo.

Pois somente uma parcela das pessoas, possuem clareza no momento de procurar um emprego. Ou seja, elas não entram em desespero, quando são demitidas por causa da crise, nem se culpam por não terem experiência ou faculdade.

Mas elas simplesmente, criam um planejamento e seguem na prática. Sobretudo, seja simples e objetivo na tarefa de planejar. Em outras palavras, siga esse roteiro prático e básico:

  • Defina seus gostos e interesses: ler, escrever, cantar, desenhar, falar, ensinar, tecnologia, ciência, humanas, exatas etc.
  • Identifique sua personalidade: introvertido, extrovertido, dinâmico, proativo, passivo, paciente, agitado, gosta de atuar em equipe, prefere trabalhos individuais etc.
  • Defina sua profissão: escolha apenas uma, com base nos gostos, interesses e personalidade.
  • Pesquise as tendências do mercado: verifique se há demanda no mercado e quais são as tendências.
  • Prossiga para o próximo passo: caso tenha dúvida ou não haja demanda no mercado, reinicie.

Planejamento da carreira profissional

Depois que estiver totalmente seguro de sua escolha, agora é momento de prosseguir para a etapa seguinte:

  • Confirmação: pense na profissão escolhida e imagine trabalhar diariamente na mesma função, nos próximos anos. Dessa forma, você consegue certificar se sua escolha está adequada, aos seus interesses reais.
  • Futuro: se a resposta anterior foi positiva, reflita sobre como deseja estar na carreira profissional, daqui 3 ou 5 anos.

Se você conseguir enxergar o futuro da sua carreira profissional com facilidade e positividade, alcançará resultados de sucesso, em qualquer entrevista. Pois quando há dúvidas, até para criar um currículo, torna difícil ser assertivo e organizado nas informações.

Em vista disso, tudo começa com o processo de autoconhecimento e planejamento. Posteriormente, basta estruturar seu currículo e evitar erros fatais e finalmente, procurar as vagas corretas, com base no planejamento da sua carreira.

Como procurar vagas de emprego ideal para você

Vagas
Vagas de emprego existem! Mas você sabe como identificar as melhores opções, para passar direto na entrevista? Acompanhe nosso artigo e veja como é simples!

Se você seguiu as dicas anteriores, essa tarefa será muito simples e fácil. Quando há certeza de onde deseja chegar, suas escolhas são mais sábias e com maior precisão. Isto é, você escolherá a vaga certa, saberá o que falar durante a entrevista e se destacará dos demais.

Assim como, existem pessoas que vão ao supermercado sem lista e esquecem de comprar o essencial, assim é na vida de um candidato, sem planejamento. Pois sem direção, você atira para todos os lados e acaba exausto, frustrado e se sentindo incapaz de conseguir um emprego.

Quando isso acontece, torna-se mais frustrante ver aquela pessoa que se candidatou em uma vaga e começou a trabalhar. Enquanto você, enviou currículo para centenas de vagas e até hoje está aguardando por um retorno.

Sendo assim, é comum que muitas pessoas desanimam, culpam a crise, a falta de experiência ou ausência de faculdade no currículo. Mas quando você sabe onde quer chegar, a motivação te impede de ser dominado pela negatividade. Inclusive, evita diversas rejeições contínuas, de seu currículo, pelas empresas.

Enviando para a vaga certa!

Uma vez definido a profissão, certamente elaborou um bom currículo. Então nesse momento, é hora de investir tempo na pesquisa das vagas! Assim como você precisa reservar tempo para planejar, elaborar o currículo, o mesmo é válido para procurar vagas.

Então, não realize essa tarefa com sono, cansado, com fome ou na pressa. Pois lembre-se, que você está lidando com a construção da sua carreira profissional. Portanto, determinar com precisão, exige tempo e comprometimento. Dessa forma, basta seguir essas etapas:

Verifique o objetivo para buscar vagas

Com base no único objetivo que descreveu em seu currículo, procure vagas, exatamente com o mesmo nome. Por exemplo: se você quer trabalhar como gerente de vendas, não tente ampliar sua pesquisa para gerente de e-commerce. Quanto mais pontual, melhor, mesmo que só apareça uma opção.

Verifique a descrição da vaga

Por mais que você já possua um modelo de currículo pronto, bem organizado e assertivo, considere efetuar algumas mudanças. Por exemplo: cada empresa, reforça alguns pontos que consideram relevantes na função. Então analise termos e palavras-chave, que mais aparecem na descrição.

Pois muitos recrutadores, observam rapidamente o currículo pelo objetivo e palavra-chave relevante no conteúdo. Pois, por receber inúmeros currículos e trabalhar diversas vagas simultaneamente, essa é uma estratégia muito aplicada, agilizando o processo.

Raramente, o recrutador perderá tempo, com currículos desorganizados, com informações em excesso e falta de objetividade. Portanto, uma dica final e valiosa, é avaliar seu currículo com os olhos do recrutador. Assim que terminar de efetuar mudanças necessárias, avalie.

Pois durante a triagem, que corresponde ao processo de seleção dos currículos, os recrutadores batem o olho e separam para analisar com mais cautela. Alguns, fazem uma rápida entrevista por telefone, se alguma informação faltar.

Portanto, quanto menos tempo o recrutador perder tempo, melhor. Então, disponibilize todas informações necessárias, sem exagero.

Logo, se seu objetivo estiver igual ao título da vaga, eles começam analisar a existência dos termos principais, por último, investem um pouco mais de tempo, para analisar o currículo.

Caso esteja de acordo com os critérios da vaga, entram em contato com você. No entanto, não significa que você precisa apresentar todos os requisitos, contido na descrição. Então, o segredo é conquistar o recrutador, na primeira etapa e ter a oportunidade de se apresentar.

Em resumo, você aprendeu que não basta existir vagas, se o candidato não souber exatamente o que quer. Agora ficou mais fácil, procurar vagas e se candidatar, não é mesmo? Então, comece a colocar em prática! Gostou deste conteúdo? Então compartilhe!