Reportagens

Frentista - Oportunidades no mercado de trabalho

Frentista - Oportunidades no mercado de trabalho
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

O que faz um frentista? Com certeza, este cargo é fundamental para todo posto de gasolina. Os frentistas são responsáveis por zelar pelo cumprimento das regras de segurança no local, como aquelas que proíbem que as pessoas usem celular ou fumem.

Frentista: o que faz?

Esse profissional contribui para o bom funcionamento do local e cuidado com o veículo dos clientes. Por exemplo:  exercendo diversas funções dentro dos postos de combustíveis. Esse trabalho abrange o abastecimento, a limpeza e a manutenção dos veículos.

É comum que frentistas sejam promovidos para caixas e até à gerência. Vale à pena investir numa carreira com chances de crescimento, não acha?

Não só é vantajoso, como também não exige tanta escolaridade, mas ter capacitação para assumir a função pode ser um grande diferencial. Porém, isso você pode adquirir facilmente em curto espaço de tempo.

Quais as habilidades de um frentista?

Os frentistas atuam em estabelecimentos comerciais, nos postos de combustível presentes em cidades e estradas. São atividades comuns desses profissionais:

 

  • Atender os clientes desses estabelecimentos.
  • Abastecer veículos.
  • Limpar os veículos e realizar tarefas relacionadas à manutenção deles.
  • Calibrar pneus, conferir o óleo e trocá-lo.
  • Verificar a água no radiador.
  • Recolher o pagamento e fornecer o troco aos clientes.
  • Limpar pára-brisas de carros. Em muitos postos, é realizada como cortesia com a permissão do cliente, independentemente do serviço que ele tenha adquirido.
  • Zelar pela limpeza do local.
  • Atender aos regulamentos que determinam o que deve ser feito com os resíduos produzidos pela atividade do posto.
  • Realizar corretamente o armazenamento dos materiais utilizados no local e respeitar os regulamentos ambientais. 

 

Além disso, os frentistas devem conhecer bem os serviços e os produtos que o posto em que trabalham disponibiliza. Vale lembrar que as atribuições podem mudar de uma empresa para a outra, mas são tarefas similares a essas que o frentista realizará. Se interessou?

 

Frentista: Salário

Obviamente que se você pensa em trabalhar nessa área de atuação ou quer saber se está ganhando o piso salarial correto, caso já exerça essa função na empresa, precisa saber qual a média salarial do profissional frentista.

 

Um salário frentista é em média R$ 1.208,31 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com o CAGED do MTE e pesquisa do Salario.com.br no período de 12/2018 até 07/2019. Nada mau para começar, não é mesmo? 

 

É claro que de acordo com a influência de alguns fatores, a remuneração de um frentista pode variar. Isto é, a experiência dele na área, os cursos realizados, certificação e também a região do país. 

 

Além disso, não podemos nos esquecer que as empresas costumam oferecer benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde. Por fim, o mais interessante é que, após um tempo de empresa, a tendência é o salário aumentar e o profissional receber promoções.

O que um frentista precisa saber?

O perfil mais procurado pelas empresas para contratar um frentista:

  • Jovens com idade entre 18 a 35 anos.
  • Ambos os sexos.
  • Ensino médio completo.
  • Curso de qualificação de frentista.

 

Se você ainda não possui alguma das características ou habilidades demandadas, não desanime. Você pode se capacitar para desenvolver cada uma delas, ok?

 

Mas o que é necessário um frentista conhecer para poder desempenhar as funções exigidas? Para se tornar frentista, o profissional precisa ter o ensino médio completo. Além disso, as empresas dão preferência aos candidatos que possuem certificado em curso de qualificação de frentista.

 

Algumas qualidades que o frentista deve ter para se destacar como um bom funcionário:

 

  • Ser cordial
  • Estar bem-informado
  • Ser cauteloso com a própria aparência e a do ambiente de trabalho
  • Ter boa postura
  • Ser paciente
  • Ser educado
  • Estar bem-equipado

Não se preocupe se você acha que não preenche esses requisitos para exercer corretamente a profissão, é perfeitamente possível adquirir tais qualidades por meio de cursos disponíveis hoje em dia! Existe uma variedade de cursos em formato online, enquanto outros pertencem à modalidade presencial.

Qualificação com cursos e certificação

Com intuito de treinar os estudantes e capacitá-los para exercer a função de frentista, são ensinados práticas exercidas nesta profissão na melhoria da qualidade no atendimento ao cliente, rotinas administrativas e financeiras. Além disso, o curso ensina os alunos a terem melhor desempenho das atividades e rotinas deste ramo, como também o aperfeiçoamento na qualidade do atendimento ao cliente.

 

Em primeiro lugar, os cursos de capacitação para frentista podem ter duração de 240 horas e apresentam investimentos variados.

 

Aspectos que o nosso curso profissionalizante de frentista abrange:

 

Atendimento Ao Público: Ensina meios de como sair de situações tidas como “saias justas” de maneira profissional e sem causar embaraços ou constrangimentos.

 

Atendimento e Relacionamento com Clientes: foca atendimento de excelência, direito do consumidor, comunicação verbal e não verbal ao interagir com o cliente, além de tratar de assuntos sobre trabalho em equipe.

 

Técnicas de Vendas: Capacita o aluno a construir na prática um plano tático de vendas utilizando as melhores ferramentas e técnicas do mercado.

 

Etiqueta Profissional: Desenvolve o bom comportamento, ética profissional e boa educação no ambiente de trabalho.

 

Matemática Básica: Oferece uma revisão do conteúdo aprendido no Ensino Fundamental, o que ajuda os alunos a fixarem conhecimentos básicos de matemática.

Depoimento de quem fez o curso

“Sem dúvidas, um excelente curso, me preparou para as atividades que eu teria de exercer no novo emprego e facilitou muito meu ingresso nessa profissão. Dois colegas de trabalho também iniciaram o curso por indicação minha.” (Reynaldo Lacerda de Castro)

Onde se profissionalizar

A fim de ampliar ainda mais capacidades que você já tenha e explorar nossas realidades de uma profissão que você deseja atuar. A partir de um investimento de apenas R$ 19,90 por mês, o aluno realiza o curso de Frentista e ainda ganha a oportunidade de acessar outros 50 cursos disponíveis na plataforma de ensino, sem pagar nada a mais por isso! Só aqui no Trilhas do Sucesso, contrate nosso curso agora mesmo! 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE E PEGUE
O SEU E-BOOK AGORA! É GRÁTIS

Aprenda a deixar seu currículo perfeito. Impossível de ser ignorado.