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Skills

Habilidades e Competências: Veja aqui como alavancar sua carreira

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Algumas das habilidades e competências indispensáveis para seu currículo são proatividade, boa comunicação, liderança, capacidade de análise, gerenciamento do tempo, inteligência emocional, criatividade, resolução de problemas, além de outras habilidades e competências.

Também devem entrar as chamadas soft skills, aquelas características que não podem ser quantificadas, mas representam bem o modo de trabalhar de alguém. Proatividade, boa comunicação e liderança, por exemplo.

Para apresentar as soft skills em um currículo, a melhor forma é por meio do seu histórico profissional e experiências específicas — permitindo que você conte histórias que transmitam essas características.

Confira as 14 competências e habilidades indispensáveis para seu currículo:

1. Proatividade

A proatividade é dessas características que jamais podem faltar a um profissional. Trata-se da habilidade de antecipar as demandas e anseios das pessoas ao seu redor e contemplá-los sempre que possível. Por isso, é tão bem-vista nos currículos.

2. Boa comunicação

Comunicar-se bem é outro princípio fundamental do mercado de trabalho atual — mas um que já vem de longa data. Saber colaborar com os demais membros da sua equipe e os profissionais de outros departamentos da empresa abrirá portas e fará com que as tarefas assumidas por você sejam mais simples de se completar. Exatamente por esse motivo, a boa comunicação é uma das soft skills favoritas dos recrutadores.

3. Relacionamento

A capacidade de se relacionar bem com as pessoas é uma habilidade para currículo tão importante que, muitas vezes, aparece como protagonista antes dele.

4. Flexibilidade

Ser flexível é saber trabalhar com os recursos de que se dispõe e não apenas cumprir uma agenda que gira em torno dos momentos em que você é mais produtivo.

5. Liderança

Liderança é uma daquelas características que não podem faltar. Mas como demonstrá-la em seu currículo e desenvolvê-la ao longo da vida profissional? Em geral, ser líder nos parece sinônimo de “mandar nos outros”, mas vai muito além disso.

 

6. Experiência como freelancer

Essa é uma habilidade para currículo que consegue condensar várias das soft skills mencionadas até aqui. Isso porque, normalmente, freelancers têm controle completo sobre suas atividades.

7. Autoconfiança

Não poderíamos deixar de falar da autoconfiança, não é mesmo? Não por acaso, um profissional que se apresenta seguro das próprias habilidades profissionais e como uma pessoa capaz de dar conta do recado é muito mais bem-sucedido do que aqueles que não o fazem.

8. Capacidade de análise

Analisar, comparar, dar valor aos fatos, sintetizar, organizar as ideias, considerar as alternativas e suas possíveis consequências sem uma supervisão direta também é uma super habilidade para se ter.

9. Espírito de equipe

Quando pensamos em trabalho em equipe, acreditamos que ele é o inverso da atividade realizada individualmente. Pronto e acabou, certo? Mas não é bem assim. Existem várias nuances nessas formas de execução.

10. Gerenciamento do tempo

As empresas já entenderam que se manterem enxutas permite que elas estejam muito mais aptas para agarrar novas oportunidades. E, para que elas consigam isso, precisam de funcionários que atuam com alta performance.

 

11. Inteligência emocional

Essa é uma habilidade muito importante e que pode ser demonstrada no currículo, justamente, valorizando alguns pontos que, normalmente, os candidatos não gostam de mencionar, como ter filhos, ter pouca experiência no mercado em que estão propondo entrar etc.

12. Criatividade e inovação

Criatividade, sem dúvidas, é uma habilidade incrível para seu currículo, seja como designer gráfico, seja como psicólogo.

A criatividade também está relacionada à capacidade de trazer soluções inovadoras para problemas ou situações existentes, ou seja, não é apenas para inventar algo novo. Nesse sentido, todo profissional, em diferentes cargos e empresas, precisa saber propor soluções mais eficientes, econômicas, diferenciadas ou o que quer que seja.

É aquela velha história de ver o mesmo problema sob diferentes perspectivas e pontos de vista, sabe?

13. Capacidade de adaptação

Ah sim, porque tem essa questão também. Você pode ser um profissional excelente, mas precisa saber fazer parte dela, “vestir a camisa” da empresa.

14. Resolução de problemas

Muitas vezes, questões meramente hierárquicas podem interferir no processo. E, antes que você tire a conclusão óbvia, nem sempre é culpa do chefe, ou, melhor dizendo, do gestor.

Fique atento a essas habilidades e comece a desenvolvê-las, afinal, elas representarão um diferencial e tanto na sua jornada.

https://www.youtube.com/watch?v=XgpgEejNa_Q&ab_channel=TrilhasdoSucesso