Home office

“HOME OFFICE” - SAIBA POR QUE TRABALHAR EM CASA SE TORNOU UMA TENDÊNCIA MUNDIAL

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Você está preparado para o trabalho home office?

O “home office”, que em tradução literal significa “escritório em casa”, é uma forma diferente de trabalhar, porque você realiza suas atividades profissionais no conforto do seu lar, sem a necessidade de se deslocar para a empresa, utilizando, principalmente, a internet.

Trabalhar em casa se tornou uma opção para muitas pessoas, principalmente em tempos de pandemia, que obrigou pessoas e corporações a reinventarem o formato de trabalho por causa do distanciamento social.

Tanto profissionais autônomos quanto empresas dos mais variados segmentos estão adotando esse formato, por entenderem que pode ser muito vantajoso.

Todos que trabalham no sistema remoto concordam que há um aumento na qualidade de vida, pelo conforto de estar em casa e maior tempo com a família, tempo livre para outras atividades e menos tempo e estresse no trânsito, e pela redução dos custos com alimentação, transporte e vestuário, por exemplo.

Para quem está iniciando a jornada da busca pelo primeiro emprego, o trabalho em sistema de home office também oferece uma ótima oportunidade de começar, mesmo que seja como freelancer, uma vez que muitas empresas migraram suas atividades para o mundo digital.

Mas, para trabalhar em casa não basta ter um computador e acesso à internet, é preciso saber administrar bem o seu tempo, ser disciplinado para cumprir as metas de produtividade e organizar as demandas em família para que a rotina em casa não atrapalhe o trabalho.

Embora pareça simples, nem todos conseguem se adaptar ao trabalho em casa. Sem planejamento e disciplina, pode haver sobrecarga de trabalho e o lazer e descanso ficarem prejudicados, além do risco de isolamento excessivo, uma vez que não haverá a interação pessoal com outras pessoas. 

Nesse artigo, entenda por que o home office se tornou uma tendência mundial e conheça as vantagens, tanto para as empresas quanto para os profissionais, de realizar o trabalho dessa maneira diferenciada.

O home office se tornou uma tendência no mundo do trabalho

A ideia de home office não é nova. Esse modelo foi desenvolvido na década de 1970, pelo físico americano Jack Nilles que trabalhava remotamente para a NASA em um sistema de comunicação que ele batizou de “Telecomunicação”. Ele propunha que trabalhar de casa seria benéfico para liberar as vias públicas e aproveitar recursos não renováveis, desde o petróleo até o próprio tempo. 

No Brasil, o modelo de home office surgiu oficialmente no final da década de 1990, período em que o acesso à internet e a computadores pessoais começava a se popularizar. Com a expansão da internet e o desenvolvimento de diversas tecnologias da informação, trabalhar em casa se tornou muito mais fácil e acessível.

Em 2017 entrou em vigor a nova Lei Trabalhista (Lei nº 13.467), que regulamentou o sistema de trabalho remoto. Assim, a modalidade está ganhando cada vez mais destaque nos negócios brasileiros e do mundo todo. 

Segundo pesquisas realizadas pelo Ibope, o home office já é realizado por 20% dos profissionais brasileiros e o número de pessoas atuando de forma remota cresceu muito, principalmente nos últimos 3 anos. 

Porém, foi a pandemia do vírus Covid-19, que marcou o ano de 2020 com a obrigatoriedade do isolamento social, que fez com que o trabalho remoto se tornasse uma necessidade. Diversos profissionais e empresas tiveram que se adaptar a essa nova forma de desenvolver suas atividades.

No entanto, o home office, que também é conhecido como trabalho remoto, trabalho à distância ou trabalho portátil, não é realizado necessariamente em casa. Ele pode ser feito em um local alternativo ao escritório da empresa, como em hotéis, aeroportos, cafeterias, coworkings, entre outros.

A tendência para que o home office se torne cada vez mais comum se deve, também, à mudança na cultura organizacional das empresas, que estão procurando a valorizar mais a qualidade de vida de seus colaboradores porque já constataram que isso possibilita o aumento da produtividade.

O mundo em que vivemos está muito ligado à tecnologia e produtividade e as empresas que não aderirem a novas alternativas de trabalho não conseguirão sobreviver ao mercado competitivo atual. Isso tem feito com que as empresas se tornem mais flexíveis e passem a apostar no home office. Acredita-se que até 2021, pelo menos 90% das corporações já ofereçam aos seus funcionários alguma forma de trabalho à distância.

Trabalhar home office é uma boa opção para quem vai ingressar no primeiro emprego

Para quem está procurando uma vaga de trabalho, o sistema home office é uma excelente oportunidade. Uma vez que muitas empresas estão transferindo ou flexibilizando suas atividades para o virtual.

Comece pesquisando no Google Jobs por trabalhos home office e faça um filtro conforme o seu perfil e o que você busca. O segundo passo é cadastrar seu currículo em sites de trabalhos freelancers e remoto.

Existem sites que são referência em conectar empresas e profissionais de todo o mundo. Mas para conseguir uma vaga tenha um currículo constantemente atualizado ou um portfólio online.

Nesse modelo de trabalho você poderá realizar suas atividades a distância, dedicando-se parcial ou integralmente a uma empresa, possibilitando uma jornada mais flexível.

Mas fique atento, porque as responsabilidades e o compromisso com as metas propostas são as mesmas de como você estivesse no ambiente da empresa, e sua avaliação poderá ser feita por produtividade e não por cumprimento de horas trabalhadas.

Segundo pesquisas realizadas, muitos profissionais já manifestaram que gostariam de trabalhar à distância, por isso 90% das empresas irão oferecer alguma possibilidade de trabalho remoto a partir de 2021, conforme levantamento do Ibope.

A flexibilidade de horário foi apontada como principal benefício e principal atrativo para a nova geração de profissionais, e é o fator que costuma ser mais levado em consideração quando vão escolher uma empresa para trabalhar.

Esse fator também é bastante considerado pelas empresas, uma vez que estimula a retenção de talentos. Isso significa que quem oferecer flexibilidade de horário e possibilidade de trabalho home office tem possibilidade de sai na frente nessa disputa cada vez mais acirrada.

Conheça as vantagens do trabalho home office

O trabalho no sistema home office é vantajoso tanto para a empresa quanto para o profissional. Conheça os benefícios para ambas as partes.

Para o Profissional:

Flexibilidade

O home office proporciona a flexibilidade de horário, que é ponto chave nessa modalidade de trabalho. Com horários ajustáveis às suas atividades do dia a dia, é possível organizar seu tempo de modo a realizar suas tarefas no momento em que se sente mais concentrado ou produtivo.

Maior liberdade profissional

Além das habilidades que seu trabalho requisita, você pode ampliar seus conhecimentos profissionais e expandi-los na direção que desejar, utilizando seu tempo livre para se aprofundar na sua área de atuação ou aprender novas atividades.

Autogerenciamento profissional

Por ter flexibilidade de horário, você não precisa justificar como utiliza seu tempo, pois na maioria das vezes a avaliação do seu trabalho é feita por produtividade, ou seja, pela entrega do serviço e não pelo cumprimento de carga horária. Você também passa a administra melhor seu próprio desempenho.

Privacidade

Se for de forma planejada, em ambiente adequado para o desenvolvimento das suas atividades, sua privacidade será mantida, sem que as pessoas possam te incomodar, exceto em situações de emergência.

Comodidade

Outra vantagem muito pontuada no home office é a comodidade, afinal é só acordar e ir trabalhar na sala ao lado. Não ter que se deslocar até a empresa, enfrentando trânsito caótico, é um grande alívio para quem trabalha em casa. O tempo economizado pode ser utilizado para aumentar a produtividade, por exemplo.

Conforto

Você também poderá ter todo o conforto que você sempre quis em seu ambiente de trabalho. Poderá decorá-lo e equipá-lo da maneira que desejar e lhe convier, para propiciar bem-estar e gerar motivação para fazer os trabalhos da melhor maneira possível.

Aumento da Produtividade

Comprovadamente a potencialidade da sua produtividade é aumentada no trabalho home office, pois se sentirá com maior autonomia e motivação para realizar suas atividades, com maior foco, maior tempo e menos estresse que, geralmente, é causado pela pressão do ambiente corporativo.

Redução de custos 

Nesta modalidade de trabalho a economia é um fator muito importante, seja para o empregador ou para o empregado. Gastos com alimentação, transporte, vestuário, ou aluguel do ponto comercial, por exemplo, podem ser drasticamente reduzidos. 

Planejamento dos próprios rendimentos

No caso do profissional liberal, a meta de rendimentos a ser alcançada é estipulada de acordo com o seu planejamento e execução de suas atividades. Em “seu” home office, é ele que estipula suas regras e seus rendimentos podem ser superiores aos níveis convencionais do mercado. 

Qualidade de Vida

Com o home office você pode melhorar a própria qualidade de vida, que é um fator essencial para ter uma boa produtividade. Com a flexibilidade de horário e o tempo economizado você pode praticar esportes, passear, passar mais tempo com a família, estudar outros idiomas, se alimentar de forma mais saudável, etc.

Para a empresa:

Economia com encargos sociais

Sem INSS, folha de pagamento, contracheque, licenças e todos os encargos que um funcionário gera, a empresa terá uma economia considerável.

Oferta de produtos e serviços com custos menores

Com menos custos de produção, será possível ofertar o produto ou serviço ao consumidor por um preço mais competitivo.

Otimização de atividades

Com mais foco no que precisa ser feito será possível atingir melhores resultados, com um rendimento maior e menos tempo gasto.

Flexibilidade de horário para atendimento ao cliente

O sistema home office também dá a possibilidade de atender o cliente fora do horário comercial.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *