Recolocação Profissional

Operador de caixa: como conseguir uma vaga de emprego na área

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Procurando por uma vaga de operador de caixa, mas já cansou de se candidatar e entregar currículos sem sucesso? Descubra abaixo as melhores dicas de como conseguir vagas na área e entenda melhor como é a profissão. Confira!

Mas antes, o que faz um operador de caixa?

Basicamente, a função do operador de caixa é fazer o processamento de vendas e o recebimento dos pagamento em estabelecimentos comerciais, informando aos clientes o valor dos produtos, cobrando o valor final(à vista, no crédito ou débito) e fazendo a emissão de nota fiscal.

Além disso, é responsabilidade do operador fazer o fechamento do caixa ao final do expediente, um processo que envolve a comparação entre as vendas realizadas no dia e o total faturado, e que é de suma importância para o controle financeiro do negócio.

No entanto, uma das maiores responsabilidades do operador de caixa está mesmo o atendimento ao público. Ele é a parada final dos clientes no estabelecimento e, portanto, deve tornar a experiência de comprar a mais satisfatória possível.

Para isso, atenção, empatia, agilidade, cordialidade e inteligência emocional são requisitos cruciais ao profissional.

O salário do operador de caixa

Segundo pesquisa do Portal Salários, a média salarial do operador de caixa no Brasil é de cerca de R$ 1.300. Contudo, os valores podem variar bastante a depender do tipo de estabelecimento no qual o operador trabalha, seu porte e da região do país.

Nos estados do sul e sudeste, por exemplo, a remuneração a esse profissional costuma ser mais alta e fica acima da média no país. Já nos estados do norte e nordeste, o salário pago geralmente é mais baixo.

A remuneração do operador de caixa também varia conforme a experiência e qualificação profissional. Basicamente, quanto mais qualificado e experiente for o operador, maior é o salário, que pode chegar ao teto salarial da profissão. Atualmente fixado acima dos 2.000 reais.

Como se tornar um operador de caixa?

Se você tem boa noção de questões matemáticas, costuma lidar bem com o público e tem interesse em trabalhar na área, saiba que não precisa de muito mais do que isso para se tornar um operador de caixa.

Isso porque, para exercer essa função não é preciso ter ensino superior ou formação especializada. A maioria das empresas cobra apenas o ensino médio completo e um perfil profissional que facilite e promova um atendimento ao cliente de qualidade.

Contudo, uma qualificação técnica na área pode fazer grande diferença nos processos seletivos e proporcionar mais oportunidades de carreira, além de um salário maior. Um curso específico para operador, por exemplo, te diferencia da concorrência e dá mais chances de conquistar uma vaga.

Então, como encontrar vagas de trabalho na área?

Por ser uma função importante e necessária em praticamente qualquer estabelecimento comercial, independente do porte ou área de atuação, a oferta de vagas para o operador de caixa costuma ser alta, com muitas oportunidades sendo oferecidas em todas as regiões do país.

E atualmente, apesar da pandemia, ainda há uma boa oferta no mercado para aqueles que se preparam e sabem onde procurar. 

Confira abaixo 3 formas de encontrar vagas na área e ter mais chances de sucesso. Confira:

Sites de vagas

Na internet existe uma imensa quantidade de sites de vagas de emprego nos quais você pode se cadastrar e ter acesso a oportunidades de trabalho em praticamente todas as áreas e regiões do país.

Plataformas como o Catho, BNE e Infojobs costumam oferecer muitas vagas de operador de caixa e são uma ótima forma de procurar oportunidades na área, pois todo o processo de busca é bastante facilitado e você ainda não precisa gastar nada.

Assim, vale a pena cadastrar o seu currículo nos principais sites e ir monitorando a postagem de vagas na sua região. 

Redes sociais

As redes sociais já se tornaram um dos principais canais de recrutamento e seleção para as empresas e também podem te ajudar muito a encontrar uma vaga de operador de caixa. Principalmente aquelas essencialmente voltadas aos negócios e ao mercado de trabalho, como o Linkedin.

Facebook, Instagram e Twitter também podem te ajudar muito nessa tarefa e a dica aqui é seguir as principais empresas e estabelecimentos comerciais da sua região e ir acompanhando as postagens.

Além disso, outra ótima estratégia é participar de grupos e salas de emprego locais. Estes espaços são utilizados por profissionais para fazer a divulgação de vagas de trabalho entre si e boas oportunidades costumam surgir daí

Entrega de currículos

Por fim, a boa e velha estratégia de sempre, mas que de forma alguma é menos eficiente: entregar currículos de forma presencial nas empresas.

Muitos negócios locais, principalmente os menores, não têm perfil em redes sociais ou divulgam suas vagas na internet; e então, a única forma de se apresentar como uma opção é mesmo indo presencialmente entregar seu currículo.

Dessa forma, procure fazer uma seleção das principais empresas na sua região que precisam dos trabalhos de um operador de caixa e capriche na elaboração do seu CV e na sua apresentação para a hora H.

Qualifique-se!

Concluindo, por mais que formação profissional não seja uma exigência tão grande para o operador de caixa, a verdade é que uma boa qualificação pode fazer total diferença para quem procura uma oportunidade na área e pretende crescer, principalmente para aqueles que não têm experiência para apresentar.

Isso porque, com cursos e treinamentos específicos no currículo, fica mais fácil vencer a concorrência – que é grande no setor – e mostrar à empresa que você pode exercer a função sem problemas. Assim, as chances de conquistar uma vaga são muito maiores.

Uma boa qualificação, como vimos, também tem impacto no salário e ainda te ajuda a crescer na carreira. Pois, se você tem as competências necessárias, pode ir trilhando o seu caminho e alcançando cargos mais altos dentro da empresa. Até, quem sabe, chegar a um cargo de gerência, por exemplo.

Para se qualificar, uma ótima ideia são os cursos online como o Trilhas do Sucesso, nos quais você pode ter acesso a uma qualificação de qualidade por um preço bastante acessível. 

No Trilhas, por exemplo, por apenas R$ 19,9 mensais você tem acesso a mais de 2.000 horas de conteúdo para incrementar seu currículo e ter mais chances no mercado de trabalho. Conheça e assine: https://trilhasdosucesso.com.br/




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *