Mais Entrevistas

Entrevista de emprego? É fácil se fizer de maneira inteligente

Fabiana Kampeki
Escrito por Fabiana Kampeki em 7 de junho de 2019
Entrevista de emprego? É fácil se fizer de maneira inteligente
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Entrevista de emprego é um tema que para muitos, gera insegurança e tensão pelas perguntas imprevisíveis. Mas existe um segredo que poucos sabem: entender como funciona o processo e o que o recrutador está buscando.

Quando você descobre exatamente o que responder e como se apresentar adequadamente, o friozinho na barriga desaparece. Acompanhe esse artigo completo e ganhe destaque nas entrevistas, seguindo as melhores dicas.

Entrevista de emprego: quebre a barreira do medo e saiba como funciona o processo de contratação

entrevista de emprego
Prepare-se para entrevista de emprego: planeje e treine antecipadamente. Quando o candidato se prepara, chega com confiança e com grande chances de ser aprovado!

Quando você se prepara para uma entrevista de emprego, transmite segurança. Pois representa o reflexo da sua própria confiança, melhorando o desempenho durante a entrevista. Mas o segredo para alcançar esse resultado, está no planejamento e preparo.

Sobretudo, você ter planejado a etapa da elaboração do currículo, pois a entrevista é um complemento do que foi encaminhado à empresa. Da mesma forma que você estruturou seu currículo, fará o mesmo durante a entrevista.

Então, separe um tempo para analisar sua trajetória profissional e anote as seguintes observações:

Resultados

Saber quais foram as principais situações e atividades propostas e suas respectivas ações e resultados apresentados durante sua jornada na empresa, favorece a percepção do recrutador sobre suas habilidades, competências e disposições para agregar à equipe.

Por exemplo: você pode mencionar projetos em que participou e respectivo grau de responsabilidade.

Estude sobre a empresa e o cargo

Você pode navegar pelo site, visitar redes sociais e analisar missões e valores da empresa. Pois a partir dessa observação, facilitará nas respostas que o recrutador fará durante a entrevista.

Algumas perguntas são realizadas em torno dos valores da empresa, para certificar-se que o candidato poderá corresponder. O mesmo é válido para o cargo descrito na vaga, onde poderá identificar o que o recrutador está buscando em um profissional.

Por exemplo: se ele busca por um profissional capaz de trabalhar bem em equipe, reforce essa atuação em seus relatos.

Considere seu desenvolvimento profissional

Quando um profissional se comunica assertivamente, demonstrando o que agregou, seus aprendizados e conquistas, ao longo de sua trajetória profissional, certamente haverá grande chance de ser contratado.

Além disso, você pode relatar sobre seu planejamento de carreira e como pode contribuir para a empresa, solucionando problemas que estão relacionados ao cargo.

Portanto, praticar o autoconhecimento, também faz parte do desenvolvimento como profissional.

Entrevista de emprego: como passar?

entrevista-de-emprego
Currículo é a sua bússola na entrevista de emprego: é a oportunidade única para complementar seu currículo por meio da comunicação verbal.

Antes de mais nada, não existe uma fórmula mágica para passar em uma entrevista de emprego, mas algumas dicas rápidas, podem contribuir para que você reflita e agregue valor ao seu currículo, no momento na entrevista.

Lembrando que essa etapa está reservada para você complementar as informações objetivas e relevantes, contida em seu currículo.

No entanto, antes da entrevista, é importante efetuar algumas observações fundamentais. Considere estudar sobre as perguntas mais comuns:

1. Onde quer estar daqui 5 anos?

Quando você consegue responder com facilidade à essa pergunta, demonstra que possui um planejamento da sua caminhada na carreira, isso significa que o profissional tem clareza de onde quer chegar e procura por estratégias para alcançar esses resultados.

Um profissional com essa visão, tende a ser mais motivado e propenso a eliminar barreiras das dificuldades, inerente à qualquer cargo e profissão, com maestria.

2. Quais são suas maiores conquistas?

A partir dessa pergunta, o recrutador não está focando apenas na conquista e no tamanho do que foi realizado, mas sim na capacidade de enxergar o próprio potencial.

3. Quais são seus pontos forte e fracos?

Reconhecer seus pontos fortes é como ter boas ferramentas nas mãos e saber como utilizá-las. Então, quando você sabe exatamente seus pontos fortes, provavelmente sabe aproveitá-las melhor, podendo contribuir para a função que será ocupada.

Além disso, saber identificar também seus pontos fracos, demonstra capacidade de lidar com o que precisa ser desenvolvido para aprimorar profissionalmente, refletindo inclusive no contexto pessoal.

Quando o recrutador percebe que o candidato se conhece, tende a enxergar nele um profissional que pode agregar.

3. Treine a comunicação antes da entrevista de emprego

Assim como o currículo, poucas pessoas esquecem de estruturar a sua apresentação na entrevista presencial. Dessa forma, a habilidade de comunicação precisa ser treinada, assim como se faz na apresentação de um trabalho na escola.

Quanto mais você pratica, mais desenvolve essa habilidade e isso pode torná-lo muito mais competitivo durante o processo seletivo.

Uma ótima maneira de treinar é estudando sobre suas experiências anteriores, que foram descritas no currículo e expressá-las ordenadamente ressaltando sua evolução em cada uma delas.

Certamente, o recrutador dará a possibilidade para você relatar sobre essas experiências, sendo a oportunidade para se destacar entre os demais.

Mas caso seja seu primeiro emprego, comente sobre suas qualidades e como elas podem ser aproveitadas durante sua jornada de trabalho. Além disso, acrescente pontos que favorecem na função e na solução de problemas.

Por exemplo: se a função é exige raciocínio lógico, pode ressaltar a sua habilidade de disciplina, persistência e resiliência.

Se a função requer boa comunicação, demonstre na própria entrevista, sua habilidade de se comunicar bem. Vale ressaltar também, sobre pontos fortes do seu perfil. Mas sempre com foco no que pode ser útil para o dia a dia na função que ocupará.

Por fim, jamais minta no momento de falar sobre si mesmo, treine antes e elabore uma forma de se apresentar associando qualidades com algum exemplo prático.

Por exemplo: o recrutador pode se interessar pela suas habilidades citadas e querer se aprofundar mais, solicitando que você relate uma experiência prática que comprove sua habilidade.

4. Faça perguntas relevantes na entrevista de emprego

Ao término da entrevista, o recrutador costuma sempre perguntar ao candidato se há alguma dúvida. Considere esse momento, como uma oportunidade também de demonstrar interesse e principalmente ser destacado.

No entanto, formule bem sua pergunta antecipadamente, do contrário poderá provocar efeitos negativos.

Por exemplo: se você demonstrar mais interesse nos benefícios e salário, do que nos valores apontado pela empresa, por exemplo, pode acabar gerando uma impressão negativa sobre seus reais interesses.

Além disso, ser interpretado como um profissional motivado mais pelos ganhos do que por fatores relacionado à própria carreira.

5. Fale mais sobre soluções que podem sanar problemas da empresa

Um dos maiores erros dos profissionais, é centrar-se somente em si e menos nos interesses das empresa. O recrutador sempre apresentará possibilidades para você ressaltar como pode solucionar os problemas da empresa, relacionado ao cargo.

Aproveite esses momentos, para relatar naturalmente como você é um diferencial para aquela vaga. O momento mais propício é quando o próprio recrutador solicita o relato sobre suas últimas experiências durante às perguntas ou quando tira dúvidas.

Não direcione a entrevista para aquilo que não esteja relacionado ao seu cargo. Conquiste pela solução que você pode ofertar preenchendo aquela vaga.

Por exemplo: se o cargo é para mídias sociais, ressalte sua facilidade de interação com as pessoas e habilidade para compreendê-las.

Pois algumas atividades incluem, criação de pequenos textos que geram engajamento com o público. Além da capacidade de perceber as reações das pessoas, para manter a comunicação ou alterar sua postagem.

Apresentar naturalmente suas qualidades, favorecem à apresentação de seu perfil e conquista o recrutador com simplicidade e clareza.

Seguindo essas principais dicas citadas, aumentará suas chances de passar em uma entrevista. Portanto, se você se organizar, planejar e treinar, seguindo o que aprendeu neste artigo, provavelmente será selecionado para preencher a vaga.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

APRENDA A DEIXAR SEU CURRÍCULO PERFEITO, IMPOSSÍVEL DE SER IGNORADO.