Mais Entrevistas

Perguntas para entrevista de emprego: evite insegurança Saiba mais!

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Conheça as principais perguntas para entrevista de emprego que os recrutadores fazem. Sem dúvida, você já ficou ansioso antes de um processo seletivo. Quando não sabemos quais perguntas fazer, ficamos tensos. 

Provavelmente, muitos candidatos reprovam pelo nervosismo. Então, a resposta que poderia ser melhor, acaba incompleta e prejudicial. Se isso acontece com você, saiba como se preparar antes. Neste artigo vou compartilhar as perguntas mais comuns das entrevistas. Em seguida, qual a resposta mais adequada para expressar. Confira a seguir!

6 Perguntas para entrevista de emprego mais comuns! Confira!

Perguntas para entrevista de emprego

Antes de mais nada, anote tudo numa folha. Depois, estude como se fosse uma prova. Em seguida, treine as respostas até sair de forma natural. Por fim, avalie se ela está dentro das regras que anotou.

1. Qual é o seu defeito? Fale um ou mais! 

O objetivo da pergunta é avaliar o autoconhecimento do candidato e como ele lida com as fraquezas.

Fuja das frases prontas

Para responder essa questão, evite frases prontas. Por exemplo, sou viciado em trabalho ou perfeccionista. Conforme mencionamos, o recrutador analisa seu nível de autoconhecimento. Isso quer dizer que a vaga exige habilidades emocionais. Portanto, eles sabem que essa resposta não é verdadeira. 

Mesmo que seu defeito seja realmente o perfeccionismo, explique de outra maneira. Por exemplo, dedico muito tempo nos detalhes e atraso nas tarefas. Nesse caso, você demonstrou sinceridade, além da capacidade de lidar bem com isso. Ou seja, existe reconhecimento do próprio defeito, mas demonstra clareza do motivo e solução.

Mostre vontade de mudar

Embora dar respostas sinceras sejam boas, deve tomar cuidado. Por exemplo, sou agressivo e descontrolado. Mesmo que haja veracidade, pode comprometer a sua aprovação. Portanto, explique que tem um temperamento impulsivo, mas que busca se esforçar para mudar. Por exemplo, sou impulsivo, mas estou em processo de coaching para reduzir esse comportamento

Por fim, o objetivo do recrutador é avaliar a capacidade de se auto-avaliar. Dessa forma, é possível reconhecer a reação do candidato dentro de uma equipe. 

Demonstre autoconhecimento

Tenha em mente que o objetivo é mostrar a capacidade de transformar o negativo em positivo. Isto é, demonstrar desejo de superar os defeitos. Quando você relata o caminho que faz para superar, também demonstra capacidade de autoconhecimento. Portanto, revela humildade e vontade genuína de melhorar como pessoa.

2. Por que você deve ser contratado?

Responda de acordo com os requisitos da vaga. No entanto, não minta. Nem tente manipular o recrutador. De alguma maneira, você entregará a mentira. Às vezes, na forma de contradição. Em outros momentos, num teste de personalidade. Ou então, numa entrevista final. Aliás, você pode até ser aprovado, mas pode ter problemas no trabalho. 

Agora, se você tem as habilidades requeridas, ótimo! Então, tente lembrar o que ele priorizou no anúncio. A partir disso, formule a sua melhor resposta.

Hora de formular a resposta

Neste instante, você deve reunir todas as suas qualidades e associá-las às necessidades da vaga. Então, faça uma análise rápida sobre si mesmo. Portanto, considere seu perfil, habilidades, experiências etc.

Seja objetivo

  • Apresente as habilidades que tem, mas que agregam na vaga. Por exemplo, se o cargo é de representante comercial e você tem habilidade de persuasão, mencione.
  • Caso tenha experiência em uma ferramenta específica, mencione. Por exemplo, a vaga é de Marketing, mas requer conhecimento de WordPress. Se você atuou com programação no passado e criou sites nessa plataforma comente. Afinal, tudo isso pode agregar a sua função.

3. Por que você saiu do último emprego?

Jamais seja sincero a ponto de transformar a entrevista num Setting terapêutico. Ainda que ser honesto seja digno, em excesso pode configurar ingenuidade. Quando estamos num ambiente profissional, desabafar não é uma ação eficiente. 

Em segundo lugar, demonstra imaturidade. Ou seja, uma pessoa que reclama do antigo trabalho transmite negatividade. Mesmo que seja uma verdade, foque a sua resposta em algo positivo. Por exemplo, informe que tem o desejo de conquistar novos desafios. Porque o ambiente anterior não era propício para essa finalidade.

4. Você consegue trabalhar sob pressão?

Essa é uma pergunta muito comum. Mas, o objetivo é analisar como o candidato lida em caso de pressão. Entretanto, tenha cautela para respondê-la. Já que isso pode comprometer a sua aprovação. Então, não seja impulsivo. Por isso, reflita e formule a resposta com calma.

Então, a sugestão é se basear na experiência passada. Portanto, descreva a situação de pressão e a solução que encontrou. Com isso, você vai revelar a criatividade e a capacidade de planejamento. Em outras palavras, não mencione que trabalhou até solucionar. Porque o recrutador quer analisar a sua capacidade de agir. 

Então, reforce a resposta com base num pensamento crítico, seguido de tomada de decisão. Porque informações vagas já demonstram dificuldade de entrar em ação. Portanto, mostre a situação, o problema, o raciocínio, a tomada de decisão, ação e resultados.

5. Qual foi o último livro que leu?

Essa pergunta também é comum, mas mentir não é o melhor caminho. Em geral, o recrutador quer analisar a personalidade e interesse pelo trabalho. Por exemplo, participar de uma entrevista para Redator. Em seguida, contar que lê um livro de SEO. 

Bem, isso faz sentido e demonstra seu interesse em crescer. Ou, ler um livro para desenvolver novas habilidades emocionais é um bom indicativo. Em suma, o livro é uma maneira de demonstrar o interesse em aprimorar o conhecimento. Além de mostrar o desejo de aperfeiçoar na área. Por fim, seja verdadeiro porque podem solicitar a opinião sobre o livro. 

Contudo, mesmo que sua resposta seja pronta, em dado momento vai impactar de forma negativa. Pois, o objetivo da pergunta é identificar a sua capacidade de análise. A partir da sua interpretação, você vai revelar muito sobre a personalidade, princípios, o que é mais importante para você etc.

6. Venda essa caneta para mim! 

Essa pergunta é comum na área comercial. Quer seja uma caneta ou um outro elemento. Para responder formule uma pergunta. Por exemplo, se ele já tem uma caneta, há quanto tempo ele procura, qual a melhor forma de conseguí-la, qual o significado de ter uma caneta boa etc.

Em seguida, conte uma história capaz de se conectar com a caneta. Afinal, vender é a arte de contar histórias de forma eficiente. Entretanto, nada de mentir, nem tentar enganar. Pois, vender é comunicar de modo eficaz, jamais de trapacear. Por fim, você pode falar sobre a solução em ter uma caneta em mãos. 

Agora, você já sabe como se preparar melhor para a entrevista. Além disso, você pode formular bem a resposta e surpreender o recrutador. Por fim, ganhar confiança e encantar o entrevistador.

Você já sabe quais são as perguntas para entrevista de emprego. Aproveite então, para investir no seu currículo! Assine o trilhas do sucesso e tenha dezenas de cursos para melhorar seu currículo.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *