Mais aprendizado

Planejamento Estratégico: como criar no Excel

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

O planejamento estratégico é fundamental para alcançar qualquer objetivo. Afinal, todos nós temos sonhos e desejos. Contudo, nem sempre concretizamos o que queremos. Para conquistá-los é imprescindível autoconhecimento. Além disso, outros pilares são essenciais para atingir com sucesso os objetivos

Talvez, você já se comprometeu em seguir muitos planos. Porém, não conseguiu concretizar diversos deles. Nesse artigo, você vai entender os princípios do planejamento de sucesso. Por fim, como elaborar um cronograma para suas metas no Excel. Confira!

Planejamento estratégico: garanta resultados de verdade

O planejamento estratégico é traçar um caminho com base na lógica para alcançar algum objetivo. Se você deseja concretizar qualquer coisa precisa planejar. Do contrário, vai se perder com distrações que pipocam todos os dias. Quando uma pessoa tem planejamento, observe que o comportamento dela é diferente. Isto é, mais focada e menos propensa a cair tentações. 

Por isso, planejar de forma estratégica significa ordenar os objetivos. Mas, para isso é preciso autoconhecimento. Porque você só chega a um lugar quando sabe seus pontos fortes e fracos. A partir disso, constroi um plano com base nos seus limites. 

Além disso é um processo que envolve saber o ponto de origem e o destino final. Em outras palavras, é desenhar o futuro e criar etapas com assertividade. Então, planejar nada mais é do que priorizar. Por exemplo, se você precisa levantar dinheiro para investir em seu negócio, corte atividades sociais. Ou seja, canalize energia no trabalho por um curto espaço de tempo. 

Sem dúvida, um planejamento estratégico permite economizar meses. Então, você consegue reduzir 2 anos em 3 meses. Por exemplo, triplicar o faturamento da empresa. Certamente, você já viu pessoas quebradas financeiramente. Porém, em alguns meses voltarem a lucrar numa velocidade inimaginável. Pois é, elas são estratégicas e sabem o que fazem.

3 pilares para construir seu planejamento estratégico

Diante disso, saiba quais são os 3 pilares fundamentais no seu planejamento. A partir deles, você dará início a sua jornada a construção de seus objetivos. Confira a seguir.

Missão

Talvez, você já ouviu falar que precisamos encontrar nosso propósito. No entanto, para muitos essa tarefa é muito difícil. Afinal, muitos sentem dificuldade em decidir a profissão. Ou então, a faculdade que vai fazer. Por fim, muitas pessoas ficam perdidas ao longo de toda a vida. Entretanto, encontrar essa resposta é muito simples. 

A fim de encontrar essa resposta, basta reservar um tempo para refletir sobre isso. Sem dúvida, você é bom em muitas coisas. Isto e, sabe aquilo que faz de forma natural? Então, anote tudo o que executa sem sacrificios, mas com muita facilidade. 

Em seguida, pense naquilo que as pessoas mais procuram em você. Por exemplo, buscam aprender com você, soluções de como ganhar dinheiro? Ou te procuram para saber como faz aquele bolo maravilhoso? Ou então, como adestrar seu cachorro? Com certeza é uma pista. Por fim, reflita sobre como quer que as pessoas lembrem de você.

Veja também:

Informática: Aprenda ou Fique de Fora

Habilidades profissionais importantes no mercado de trabalho atual

Visão

Primeiramente, ter visão de futuro é importante para concretizar resultados. Então, imagine como vai estar dentro de 5 ou 10 anos. Além disso, o que conquistou em todas as áreas da sua vida. Por exemplo, profissionais, financeiro, pessoal entre outros.

Valores

Sem dúvida, esse é pilar é muito importante. Então, você precisa ter valores bem enraizados. Portanto, eles devem estar claro na mente. Por isso, lembre dos princípios que te guiam diariamente. Dessa forma, vai saber o que é importante. 

Planejamento estratégico na prática em 4 passos

1. Defina objetivos e sonhos 

Antes de tudo é importante ter clareza do que quer. Mas, nada de escolher diversos objetivos. Embora seja possível realizar todos eles é fundamental focar em um. Depois que conseguir, passe para o próximo. 

Então, pense na lista de tudo que deseja. Em seguida, priorize o que é fundamental para elaborar seu planejamento. Por exemplo, conseguir emprego numa empresa específica. Ou então, encontrar um parceiro afetivo para casar. Ou, ganhar 7 dígitos por mês, dentro de 10 meses, etc.

Por fim, seu objetivo precisa estar bem claro. Dessa maneira, você não se perde o foco. Isto é, nada nem ninguém pode atrapalhar seu caminho. Nem te tirar do seu planejamento estratégico. Então, é preciso introjetá-lo na sua rotina. 

Ou melhor, você precisa respirar seu objetivo diariamente. Quando adquirir senso de prioridade vai evitar gastos desnecessários. Inclusive, vai valorizar seu tempo. Inclusive selecionar melhor as pessoas das quais você se cerca. 

2. Defina metas e prazos

Com certeza, um dos maiores erros das pessoas está em definir prazos e metas. Pois, ter objetivos e sonhos é primordial. Mas não ter datas é ineficaz. Além disso, dentro de um objetivo grande é preciso quebrá-lo em pequenas metas. Em seguida, estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Do contrário, vai se perder e afastar de seu objetivo final.

Mesmo que seja uma pessoa organizada é preciso determinar o tempo para executar. Senão fica mais difícil acompanhar o progresso. Por consequência, perder a motivação e abandonar o objetivo.

3. Identifique gastos financeiros

Quando você quer alcançar um objetivo precisa de recursos financeiros ou tempo. De qualquer maneira, não esqueça desses pilares. A partir disso, descreva tudo e analise de perto. Por exemplo, gastos finaceiros desnecessários que podem cortar. Além disso, tempo ocioso com pessoas. Seja no bar, em encontro com amigos ou festas. 

Embora lazer seja importante, decida! Às vezes, por curto espaço de tempo terá que dispensar a diversão. Se você realmente quer concretizar seus sonhos precisa ter atitude. Isto é, abrir mão de muitas coisas que gosta pela suas metas. 

4. Desenvolva autocontrole

Certamente, a melhor parte de quem segue um planejamento estratégico é desenvolver autocontrole. Em outras palavras, você precisa ter disciplina e foco. Isto é, precisa concentrar esforços e gastos naquilo que é essencial. 

Então, pare de justificar suas compras impulsivas em promoções imperdíveis. Além disso, aprenda a evitar desperdício com pessoas com objetivos diferentes. Ou seja, para acelerar seu tempo é preciso se cercar de pessoas com mesma mentalidade.  Sem dúvida, sua produtividade vai turbinar e garantir resultados rápidos. 

Baixe nosso e-book, aprenda informática e aumente suas chances de ser contratado!

Aprenda a criar um planejamento estratégico no excel

Depois que cumpriu os passos anteriores crie um cronograma no Excel. Então, você tem a opção de criá-lo de forma manual ou escolher modelos prontos. Sem dúvida é mais simples personalizar um template. Após selecionar o modelo, basta incluir as datas e as metas na tabela. Se quiser, inclua de forma manual o gráfico Gantt para ilustrar as datas.

Visto que ele não está vinculado aos modelos de cronogramas. Além disso, você pode alterar os títulos e incluir novos campos. Em suma, para escolher um modelo de cronograma no Excel abra o programa. Depois, no campo pesquisar, digite a palavra “Timeline” e tecle “Enter”. Agora, basta preencher seu cronograma. Confira a seguir os passos!

Passo 1: abra a planilha

Dê duplo clique no modelo do cronograma para abrir a planilha. Em seguida insira os dados das metas no Excel.

Passo 2: personalize

Na parte superior do modelo, role para baixo com o cursor. Em seguida, veja o gráfico com detalhes das metas e datas dos prazos. Além disso, a vantagem do Excel é que a formatação está pronta. Portanto, basta personalizá-la apenas.

Passo 3: nomeie a planilha

Clique no campo cronograma de projeto e nomeie seu planejamento estratégico na parte superior da planilha. Por fim, role com cursor a planilha para baixo e insira uma data de início.

Passo 4: gráfico do cronograma em Excel

Caso queira manter o gráfico geral, clique nele. Em seguida, no ícone do pincel para exibir diferentes estilos. Depois, passe o mouse sobre as amostras de cronogramas. Agora, escolha o que mais te agradar. Se quiser alterar a paleta de cores do cronograma, clique no gráfico. Em seguida, no pincel e por fim na cor desejada. 

Em suma, basta criar seu planejamento estratégico no Excel e executá-lo com disciplina. Sem dúvida, vai conquistar o emprego que deseja. Provavelmente, você percebeu que tudo depende de estratégias. Agora é com você! Melhore seu currículo e tenha mais chances.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *