Profissão certa, sem riscos de desemprego, será que existe? Se candidatar para mais uma vaga, com receio de perder o emprego a qualquer momento, pode ser desanimador.

Entretanto, existem profissões que podem estar relacionadas ao seu perfil e área, das quais podem te tirar dessa condição de desemprego e ainda garantir uma estabilidade à longo prazo.

Então, descubra nesse artigo, como escolher a profissão certa e mais estáveis, que podem estar diretamente ligada ao seu perfil e interesses.

Profissão: saia do desemprego, apostando nessas áreas

Profissão que tira do desemprego pode ser o trampolim para construir uma carreira sólida.
Leia esse artigo completo!

Profissão garantida não existe, mas possibilidades diversas podem ser identificadas em meio às inúmeras oportunidades que surgem diariamente.

Então, se você está desempregado, a melhor escolha a fazer, é ampliar seu campo de visão. Por exemplo: procurar vagas que estejam dentro do campo de sua área e com grande demanda.

Além disso, você também pode aproveitar outros conhecimentos que possui, para apostar em alguma nova área que está oferecendo muitas vagas. Pois, ao entrar no mercado de trabalho, facilita para encontrar outras oportunidades na própria empresa em que foi contratado.

Tenha um plano de carreira em mente

Acima de tudo, você deve saber para onde desejar ir. Dessa maneira, não importa qual cargo e função ocupe nesse momento, pois servirá de trampolim para outras vagas internas.

Isto é, localize oportunidades de crescimento nas empresas e aposte na função e cargo com alto volume de vagas, como porta de entrada para conquistar outras oportunidades internas, conforme seus objetivos profissionais.

Confira estas áreas que estão pipocando de oportunidades e com forte tendência para o crescimento. Veja se uma delas, estão associadas ao seu interesse e comece a disparar curriculum:

Vendas

A busca pela contratação na área comercial permanece em alta, se você possui experiência e habilidades nesse segmento, é uma ótima oportunidade para apostar e sair do desemprego.

Sendo assim, aposte nas vagas de representantes comerciais, executivos e gerente de vendas. Além disso, diversas empresas de categorias distintas, estão em busca desses profissionais. Sendo um ótimo começo, para diversas outras oportunidades, que podem surgir ao longo da sua trajetória profissional.

Mas, caso não possua experiência, ainda assim vale à pena apostar nesse segmento, que continuamente precisa de novos vendedores. Então, se você deseja adquirir alguma experiência e é comunicativo, demonstre vontade de aprender e crescer.

Além disso, procure por cursos livres que possam auxiliar em paralelo, pois costumam apresentar valores acessíveis e excelentes condições de pagamento.

Tecnologia

Com toda certeza, a área de tecnologia é um segmento promissor com alta demanda e tendência de crescimento no mercado. Sendo assim, caso você possua identificação, é uma ótima escolha, pois ao entrar nesse mercado, muitas oportunidades estarão disponíveis.

Pois a tecnologia é composta por diversas áreas, com funções diferentes e ampliando a cada dia. Inclusive, para algumas funções, não é exigido superior, apenas cursos livres, como a profissão de operador de computador.

Afinal, qual profissão pode tirar do desemprego com garantia de longo prazo?

Profissão
Profissão com garantia de desemprego?

Uma vez que, você já sabe qual vaga escolher para começar a se candidatar, será mesmo, que esta é a melhor opção, para garantir um emprego à longo prazo?

Mesmo as profissões com forte tendência, sem risco de sofrer abalos de uma crise, pode não se adequar ao candidato. Então, o recomendado é sempre traçar um bom planejamento de carreira e evitar mudança de emprego contínuo, por desmotivação.

Faça um planejamento da sua carreira

Uma das melhores maneiras de sair do desemprego é traçando um plano para a sua carreira profissional.

Mesmo seguindo as dicas, a respeito das áreas e profissões que estão com grande número de vagas abertas, talvez nenhuma delas pareçam estar relacionadas ao seu perfil profissional atual.

Sendo, assim é importante considerar diversos fatores, dentro do planejamento:

Identifique dificuldades

Compreender os motivos de estar desempregado, pode ajudar na saída dessa situação de uma maneira muito mais rápida. Quando o desemprego permanece por longa duração, é importante identificar quais são as reais dificuldades, relacionadas. Por exemplo:

  • Obter retorno dos curriculum encaminhados
  • Passar nas entrevistas
  • Poucas vagas novas
  • Falta de conhecimento exigido na vaga
  • Demissão em curto espaço de tempo
  • Desânimo por não gostar da profissão, evitando se candidatar
  • Ação com visão de futuro

Quando você torna consciente suas dificuldades, tende a buscar novas estratégias para sair do desemprego. Às vezes, procurar emprego não tem sido o problema.

Mas identificar as dificuldades que proporcionam a permanência no desemprego e a repetição das mesmas ações automatizadas, pode ser o motivo para a estagnação.

Portanto, a próxima etapa é tomar uma ação diferente, com base na dificuldade identificada. Por exemplo: se seu problema é falta de cursos complementares, a opção é investir nesses conhecimentos.

Mas nem todos nós possuímos recursos financeiros para isso, não é mesmo? Que tal, optar por um emprego com menor exigência, mas com inúmeras vagas disponíveis no mercado?

Muitas pessoas, entraram como vendedores e traçaram um plano de carreira, pensando à longo prazo.

Certamente, no decorrer da trajetória, encontraram oportunidade para investir em cursos livres e posteriormente, fizeram uma faculdade. Por fim, alcançaram boas posições dentro da empresa, tornando-se um profissional mais competitivo no mercado.

Defina sua trajetória profissional, antes de definir a profissão

Saber para onde deseja chegar, é mais importante do que estar empregado. Portanto, o desemprego é uma grande oportunidade para refletir sobre seu momento atual, antes de encarar uma nova jornada no mercado de trabalho.

São momentos que permitem reconhecer e desenvolver suas habilidades, competências, ou mudanças que precisam ser feitas etc.

Antes de encontrar uma profissão que possa tirar você da condição de desemprego, por apresentar inúmeras oportunidades no mercado de trabalho, considere analisar sua carreira profissional.

Pois ao traçar com clareza, as escolhas são mais assertivas e o motor da auto motivação é ativada, para alcançar objetivos pessoais e profissionais. Sendo assim, esta é a melhor profissão que você pode escolher para esse momento.

Você descobriu neste artigo, duas áreas mais procuradas e profissões com tendências crescentes no mercado.

Por fim, aprendeu também que além dessas dicas, existem fatores importantes a serem considerados, para encontrar a profissão que proporcionará emprego contínuo e permanente.

E você, tem interesse em alguma das áreas citadas? Compartilhe esse artigo e ajude alguém a embarcar nessa reflexão e tomar uma ação diferente para sair do desemprego.