Mais aprendizado

PROGRAMAS DE TRAINEE - SAIBA O QUE É E COMO FUNCIONA

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

SAIBA POR QUE UM PROGRAMA DE TRAINEE PODE AJUDAR A SUA CARREIRA

Os jovens que estão realizando cursos de nível superior estão sendo preparados para entrar no mercado de trabalho. Mas, ter apenas o diploma de conclusão do curso não será o suficiente para ter sucesso profissional.

Além dos conhecimentos da graduação, será necessário adquirir experiência na prática. Cumprir as horas de estágio e atividades complementares do curso que estão realizando é uma forma de enriquecimento curricular e vivência na área escolhida para atuar. 

Porém, quando o jovem estiver nos últimos anos da faculdade, ou mesmo ao terminar o curso, participar de um programa de trainee, sem dúvidas, fará toda a diferença, pois poderá levar o jovem profissional a uma carreira brilhante. 

Isso porque a maioria das companhias que oferecem vagas para trainee são reconhecidas no mercado como empresas de peso e com estrutura para investir na contratação de graduandos ou recém-formados para exercerem atividades estratégicas em cargos de chefia em suas organizações.

As grandes companhias também oferecem, por meio do programa de trainee, possibilidades concretas de crescimento e desenvolvimento, além de salários robustos e vários outros benefícios.

Sabemos o quanto está concorrido entrar para o mercado de trabalho, ainda mais para os jovens que possuem pouca ou nenhuma experiência profissional. O contexto atual traz desafios para a conquista do primeiro emprego, e isso impacta diretamente no número de vagas ofertadas.

Mas é justamente por isso que vale a pena participar de um processo seletivo para o programa de trainee, porque trata-se de uma oportunidade diferenciada de iniciar uma carreira profissional, pois não exige experiência profissional anterior e que segue na contramão da crise. Afinal, todos os anos grandes empresas abrem vagas para essa modalidade de contratação. 

Ficou interessado? Acompanhe este artigo para saber de fato o que é um programa de trainee e como ele funciona!

O QUE É UM PROGRAMA DE TRAINEE E COMO FUNCIONA?

Trainee, em tradução livre, significa treino ou aquele que treina. No mundo corporativo trata-se de um programa de treinamento oferecido por empresas de médio e grande porte, direcionado para jovens que estão prestes a concluir o ensino superior ou que já tenham concluído.

Os programas de trainee têm o principal objetivo de treinar esses jovens profissionais, moldá-los para exercer papéis importantes dentro da organização no futuro, ou seja, para formar novos líderes, que deverão ocupar cargos de chefia e tomar decisões estratégicas.

Isso significa que, quando o jovem é selecionado para um programa de Trainee, ele passará por diversas áreas da empresa, de acordo com um planejamento de etapas que pode ter a duração entre 6 a 24 meses, dependendo da empresa. Mas, após esse período, fica a critério da empresa encerrar o contrato ou optar por efetivar o profissional.

Ao longo do programa, esse trainee poderá desenvolver suas capacidades técnicas e comportamentais, mostrar suas habilidades, absorver conhecimentos, além de mostrar que é um grande talento profissional para a organização.

O treinamento é realizado através de aulas, workshops, cursos e capacitações intensivas, além de uma rotina de trabalho com muitas responsabilidades, como trabalhar em horário integral, ter o nível de inglês avançado, entre outros. 

Por se tratar de um programa dispendioso para a empresa, tanto no investimento financeiro, quanto no planejamento e aplicação do treinamento, o processo seletivo é rigoroso e as cobranças são maiores.

Porém, para compensar o desgaste, as empresas oferecem melhores oportunidades de ascensão profissional, bons benefícios e uma ótima remuneração.

Os processos seletivos geralmente são realizados entre março e maio ou entre julho e outubro, mas não há um período fixo. Cada empresa estabelece o período que lhe convier para abrir o seu processo seletivo.

Um programa de trainee geralmente é oferecido por empresas de grande porte e multinacionais como Ambev, Kraft Heinz, Votorantim, Unilever, Microsoft, Whirlpool, Citi, Santander, EY, Deloitte, Arpex e Safra, entre outras.

QUE AS VANTAGENS O PROGRAMA DE TRAINEE TRAZ PARA A SUA CARREIRA?

Como se trata de um processo seletivo difícil e demorado, apenas quem realmente se encaixa dentro da política da empresa tem a chance de se desenvolver profissionalmente dentro de um lugar cobiçado no mercado de trabalho.

Por isso, participar de um programa de trainee tem uma importância muito grande e vantagens muito relevantes. Veja a seguir quais são:

  • Já que não há exigência de experiências anteriores, você pode começar a moldar seu perfil profissional a partir das experiências vividas dentro da organização, podendo compreender quais são suas aptidões, qualidades, habilidades e desafios a superar.
  • Possibilidade de ingressar em uma grande empresa através de um plano de carreira estruturado que desenvolve o profissional para ocupar futuramente cargos de liderança.
  • Oportunidade para acelerar sua carreira, ou seja, atingir uma boa posição profissional em menos tempo quando comparado a uma pessoa que entrou por uma vaga efetiva.
  • Contato direto com lideranças, possibilitando o networking, ou seja, o aumento da sua rede de relacionamentos com profissionais relevantes, líderes, gestores e pessoas influentes do mercado
  • Possibilidade de ter uma formação profissional mais avançada, pois estará em constante treinamento e desenvolvimento da sua carreira, incluindo possibilidades de intercâmbio, cursos de aprimoramento na área, além de participação em workshops e congressos.
  • Ter vínculo empregatício, além de uma boa remuneração e benefícios, pois o salário é um pouco mais alto que de um cargo efetivo inicial.
  • Ter a oportunidade de conhecer a empresa como um todo, tanto sua estrutura quanto seus processos, devido ao sistema de job-rotation, que é uma rotatividade por todas as áreas da organização.
  • Tendo a possibilidade de experimentar diferentes áreas da empresa o trainee ganha clareza sobre qual caminho seguir, além de descobrir e desenvolver habilidades e talentos.
  • Um trainee é visto dentro da organização como jovem promissor. Por isso, o trabalho desenvolvido é respeitado e tem alta visibilidade.
  • Possibilidade de ser efetivado e continuar na empresa, após o programa, em um cargo de liderança.
  • Seu currículo fica enriquecido após a experiência, pois ainda que você não seja efetivado ao final do contrato, o programa de trainee é muito valorizado como uma experiência profissional de grande qualificação.

CONHEÇA AS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO DE UM PROGRAMA DE TRAINEE

Grande parte das empresas que oferecem vagas de trainee geralmente abrem seus processos seletivos anualmente ou semestralmente, e as inscrições são feitas, na maioria das vezes, online através de uma plataforma própria.

​Para concorrer a uma vaga, você precisa ficar atento aos sites especializados em programas de trainee, ou aos próprios sites das empresas, pois cada organização abre o processo de acordo com suas demandas. ​

Como são avaliados tanto os conhecimentos técnicos quanto o perfil comportamental dos candidatos à Trainee, o processo seletivo costuma ser longo, geralmente dura em torno de 4 a 5 meses e costuma ter entre 5 e 7 etapas, dentre as quais destacamos:

1. Inscrições online

O primeiro passo é fazer sua inscrição no site ou na plataforma adotada pela empresa. As informações com as quais você irá preencher o formulário darão embasamento para a empresa analisar se o seu perfil é condizente com a vaga disponível. Portanto, fique atento para colocar suas informações de uma forma atrativa e verídica.

2. Testes Online

Essa etapa é online e avalia o seu conhecimento técnico, raciocínio lógico, perfil profissional e nível de inglês. Às vezes também são aplicados testes de Português.

​3. Dinâmica de Grupo

Etapa que se constitui em um dos mais importantes filtros para mensurar a postura social e capacidade técnica do candidato a trainee. Pode ser aplicada online ou presencial (mais comum), onde serão avaliados pontos como a capacidade de resolução de problemas, postura profissional, desenvolvimento no trabalho em equipe, além de criatividade e comunicação.

​4. Prova oral de inglês

 avaliação da capacidade de comunicação em língua inglesa e nível de complexidade do raciocínio em língua estrangeira.

5. Painel de Negócios

Nesta etapa já é possível identificar os possíveis candidatos para ocupar o cargo de Trainee, pois geralmente são observados por diretores da empresa. São propostas algumas atividades de resolução de problemas em um estudo de caso, a ser realizado com avaliação e supervisão dos gestores das áreas. São observadas as ações adotadas para a resolução do caso e a linha de raciocínio, com tempo limitado para resolução.

6. Entrevista

Esta é a etapa final do processo seletivo, na qual o candidato irá conversar diretamente com o gestor da área, que fará a avaliação final do perfil profissional do Trainee. É importante estar preparado e seguro para falar com assertividade e embasamento sobre questões relacionadas à política da empresa, sua organização, sua atuação no mercado, bem como sobre as funções que irá exercer. Muitas vezes, essa fase entra como critério de desempate.

SAIBA QUAIS SÃO OS PRÉ-REQUISITOS PARA SER UM TRAINEE

Para se candidatar ao processo de seleção para uma vaga de trainee o candidato precisa ter os pré-requisitos necessários exigidos pelas empresas. Porém, cada empresa tem exigências diferentes, mas de forma geral é possível identificar um padrão.

Acompanhe a seguir as características mais relevantes do perfil do trainee:

  • Idade entre 22 e 30 anos;
  • Fluência em inglês;
  • Bons cursos de capacitação;
  • Graduando ou já graduado em uma universidade de ponta (preferencialmente).

Aspectos comportamentais: 

  • Liderança;
  • Capacidade de comunicação;
  • Criatividade;
  • Empreendedorismo;
  • Flexibilidade
  • Foco em resultados;
  • Capacidade de solução de problemas;
  • Visão estratégica;
  • Visão de negócios de forma ampla;
  • Proatividade;
  • Habilidade para trabalhar em equipe.

Independentemente do tipo de empresa, sempre se busca pessoas que sejam humildes para aprender, com ambição moderada, com boa preparação acadêmica e educacional, que tenha capacidade de inovar, seja simples no agir, porém complexas e profundas em suas análises.

Historicamente, a fórmula de sucesso para os trainees que tiveram uma carreira pós-contratação é uma combinação disso tudo.

A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADES E EMPRESAS PARA FORMAR OS MELHORES PROFISSIONAIS EM PROGRAMAS DE TRAINEE

Ser trainee de uma grande organização é uma excelente oportunidade para quem está em início de carreira. Se houver o apoio de uma universidade então, melhor ainda! Dessa forma, o jovem pode unir o aprendizado acadêmico ao treinamento e à experiência prática fornecida pela empresa.

Geralmente, a universidade mapeia quais são os tipos de empresas e serviços que mais estão contratando em cada um dos cursos oferecidos para capacitar os alunos para o mercado de trabalho. A partir dos dados coletados, elas procuram fazer parcerias estratégicas com empresas que ofereçam programas de trainee. 

Algumas ações, frutos dessas parcerias, tem se tornado comuns em algumas universidades que buscam se inovação e se mantém alinhadas com o mundo profissional e muitas vezes são premiadas com vagas para trainee.

Exemplos dessas ações são as maratonas de inovação, feiras de negócios e os chamados hackathons (maratona de programação na qual hackers se reúnem para explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou hardware).

Tais iniciativas são tomadas para ambientar os alunos universitários ao clima das empresas, como uma forma de torná-los aptos a se candidatarem a posições de gestão e liderança no futuro.

As universidades que tem esse posicionamento se colocam em uma condição de destaque no mercado, as quais são procuradas por grandes empresas modernas interessadas em novos talentos para seus programas de trainee.

As parcerias de universidades com empresas alinhadas com as tendências do futuro do mercado, são um meio de proporcionar aos graduandos uma familiarização com habilidades e competências que são requisitadas no mercado, tornando-os mais aptos para concluírem seus estudos com a experiência de estágios qualificados e com chances maiores de serem selecionados para programas de trainee.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *