Recolocação Profissional

Qual é a função do repositor de mercadorias

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Tem interesse em trabalhar como repositor de mercadorias e precisa conhecer um pouco a área? No artigo abaixo trouxemos um guia completo da profissão, com informações sobre salários, carreira, formação, mercado de trabalho e muito mais. Ao fim, você ainda descobre algumas dicas de como encontrar vagas. Acompanhe e confira!

A função do repositor de mercadorias

O repositor é o profissional responsável pela limpeza, organização e abastecimento das prateleiras, gôndolas e pistas de estabelecimentos comerciais. 

Assim, é ele quem retira as mercadorias de estoque, etiqueta e precifica os produtos, verifica as datas de validade, dispõe-os de forma eficiente nas prateleiras e ainda atende ao cliente, dando informações sobre os produtos e sua localização dentro do estabelecimento.

Além disso, em muitos casos o repositor de mercadorias também fica responsável por fazer o controle de estoque e do inventário, trabalhando no registro de entrada e saída de mercadorias, elaborando relatórios de vendas, demonstrações e pesquisas de preço; e cuidando das compras de para reposição.

Esse é um papel extremamente importante dentro de qualquer estabelecimento comercial. Pois, além de manter o negócio funcionando, têm forte impacto nas vendas e no controle financeiro da empresa. 

Salário

O salário médio de um repositor de mercadorias no Brasil é de R$ 1.323, segundo informações de mais de 500 mil profissionais, colhidas pelo Portal Salários no CAGED, eSocial e Empregador Web.

Mas, obviamente, esse valor varia bastante a depender de alguns fatores. Em algumas regiões do país, por exemplo, o repositor costuma ganhar acima da média; enquanto em outros, a remuneração fica bem abaixo.

O salário do repositor também vai depender da empresa na qual ele trabalha e da área em que ela atua. No geral, os melhores salários são pagos por grandes supermercados e lojas do setor varejista e de alimentos.

Além disso, o nível de formação e experiência do profissional tem forte impacto no seu salário.

Formação necessária

Para a maioria das vagas, a formação máxima exigida do repositor de mercadorias é apenas o ensino médio(segundo grau) completo, sendo que em alguns casos apenas o ensino fundamental é cobrado.

No entanto, fazer um curso ou treinamento específico para a área pode ajudar muito e dá ao repositor mais chances de conquistar uma vaga e vencer a concorrência, que também é alta no setor.

Um curso específico para repositor, por exemplo, transmite ao profissional conhecimentos e técnicas importantes que auxiliam na rotina e trazem mais eficiência e qualidade para o trabalho.

Trabalho este que pode parecer simples, mas que na verdade não é nem um pouco. A disposição dos produtos nas prateleiras, por exemplo, impactam diretamente nas vendas e o repositor precisa saber como arranjá-las do jeito certo. Além de precisar saber como fazer o controle de entrada e saída de mercadorias, relatórios de vendas, atendimento ao cliente e muitas outras responsabilidades.

Assim, por mais que não seja uma exigência comum no mercado, uma qualificação tem muito a oferecer ao repositor.

O perfil do repositor de mercadorias

Para atuar como repositor de mercadorias, o profissional também precisa ter em seu perfil algumas características importantes que facilitem o seu trabalho e proporcionem mais qualidade e eficiência. E Atenção é a principal delas!

Isso pois, no dia a dia, o repositor vai lidar com uma enorme quantidade de produtos, mercadorias em estoque, relatórios e muitos números que requerem atenção para evitar erros e problemas com os clientes.

Falando em clientes, empatia e habilidades interpessoais são outras qualidades essenciais ao repositor de mercadorias. Pois o contato com o público faz parte do trabalho desse profissional e precisa ser bem feito para aumentar os níveis de satisfação e passar uma boa imagem do estabelecimento.

Além disso, é muito importante que o repositor seja ágil, proativo e responsável para dar conta de todo o trabalho e se destacar frente aos superiores.

Áreas de atuação

Uma das maiores vantagens em trabalhar como repositor de mercadorias é que o mercado de trabalho para este profissional é bastante amplo, com diversas áreas diferentes nas quais ele pode atuar.

Além do comércio varejista de hiper, super e mini mercados, há muitas outras oportunidades sendo oferecidas no setor de atacado, centros de logística e almoxarifados. E aqui, a exigência por formação costuma ser maior, já que as responsabilidades também são maiores. O que destaca ainda mais a importância de se buscar qualificação na área.

Dessa forma, como repositor de mercadorias, o profissional tem um amplo mercado para explorar, com muitas alternativas e oportunidades não só de emprego, mas também de crescimento profissional.

Então, como encontrar vagas na área?

Como vimos, as oportunidades para repositor de mercadorias são muitas, com possibilidades de trabalho em diferentes setores. E, mesmo atualmente, com a crise do novo coronavírus e da pandemia, as ofertas de vagas na área continuam estáveis, com boas oportunidades.

Mas então, onde encontrá-las? Novamente, a nossa dica é: faça uso do poder da internet! Existem inúmeras formas de procurar por vagas na web, desde sites a plataformas e redes sociais inteiras completamente voltadas ao mercado de trabalho e cheias de ferramentas que facilitam todo o processo e dão ao profissional mais chances de sucesso.

Assim, cadastre o seu currículo em pelo menos três dos melhores sites de emprego e acompanhe os anúncios de vagas na área. Muitos, inclusive, disponibilizam um alerta que te notifica sempre que uma nova oportunidade surgir. Então, não deixe de usá-la!

Fique atento também às redes sociais, pois muitas empresas costumam oferecer suas vagas pelo Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Ter um perfil interessante nessas redes também pode contar muitos pontos a seu favor.

Você ainda pode recorrer à boa e velha estratégia de entregar currículos pessoalmente nas empresas. Apesar das restrições atuais, há boas chances de você encontrar uma vaga.

De qualquer forma, para aumentar as suas chances e conseguir competir no mercado, não deixe de investir na sua qualificação profissional, buscando cursos e treinamentos na área e assim agregando ao seu currículo.

Gostou do que viu? Então agora assine e Trilhas do Sucesso, incremente o seu currículo e tenha muito mais oportunidades. Conheça: https://trilhasdosucesso.com.br/




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *