Mais aprendizado

Qualificação profissional: 20 dicas para você se tornar um profissional melhor qualificado e conseguir ótimas oportunidades de trabalho

Qualificação profissional: 20 dicas para você se tornar um profissional melhor qualificado e conseguir ótimas oportunidades de trabalho
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Ana Maria mora na periferia de Goiânia. Foi mãe com 17 anos e, desde então, precisou abandonar a escola para cuidar da filha Clara.

Doméstica das boas, passou a ter dificuldades para trabalhar com faxinas depois de um problema na coluna e se viu desesperada, sem ter como sustentar sua família e honrar com seus compromissos financeiros.

Sem o ensino médio completo e sem nenhuma formação adicional, viu as portas do mercado de trabalho se fecharem para ela, uma após a outra.

Sua história começou a mudar quando Clara viu, na internet, o anúncio de um projeto de qualificação profissional acessível realizado pelo Trilhas do Sucesso e falou dele para a mãe.

Com o auxílio da mãe aposentada, Ana Maria se matriculou e fez o curso de Operador de Caixa. Ao longo das aulas online, aprendeu informática, atendimento ao público e técnicas de vendas.

Com o certificado nas mãos, voltou a procurar emprego em supermercados da região.

No início, não conseguiu.

Ao chegar nos supermercados, ela recebia a notícia de que não havia vagas. O desespero voltou a bater, mas Ana Maria não desistiu.

Ela começou a buscar oportunidades em outros bairros.

Foi nessa busca que ela soube da chegada de um grande supermercado em um município vizinho.

Rápida, ela foi uma das primeiras a entregar o currículo.

Terminada a obra, foi contratada.

“Na época, eu já não sabia mais o que fazer, mas esse curso mudou a minha vida. Hoje, trabalho sentadinha o dia todo e continuo estudando. Um dia ainda quero ser gerente”.

Infelizmente, com a crise em que o Brasil se encontra, as dificuldades enfrentadas por Ana Maria fazem parte da rotina de milhões de brasileiros.

Talvez a sua história seja parecida e talvez você também esteja enfrentando os nãos do mercado de trabalho e passando pelo desespero de não conseguir oferecer mais conforto à sua família e de honrar seus compromissos como gostaria.

Com o mercado cada vez mais competitivo e com as tecnologias cada vez mais presentes, apenas querer trabalhar não tem sido suficiente.

Nesse contexto, a qualificação profissional é a chave que abre as portas do mercado de trabalho para quem está desempregado e para quem deseja evoluir na carreira, pois as vagas disponíveis têm sido entregues aos profissionais melhor preparados.

Se você está nessa batalha para conseguir um novo emprego ou para melhorar de cargo, as 20 dicas sobre qualificação profissional que preparamos vão te ajudar, com certeza.

Dica 1. Domine as habilidades básicas, exigidas em quase todas as profissões

A gente sabe que cada profissão possui um conjunto de habilidades específicas. Se você desejar trabalhar como Assistente Administrativo, por exemplo, precisará realizar funções que um Agente de Portaria não realiza.

Por isso, para ser Assistente Administrativo você precisa estudar um conjunto de matérias e, para ser Agente de Portaria, precisa estudar outro conjunto de matérias.

Acontece que algumas habilidades são universais e, por isso, acabam sendo um trunfo para qualquer profissional em busca de uma oportunidade de trabalho.

Algumas dessas habilidades foram listadas a seguir. Veja…

Dica 2. Habilidade 1 – Informática Básica

Hoje, uma das habilidades exigidas por quase todas as profissões é o domínio da informática básica.

Isso significa que você precisa aprender:

  1. Como usar o computador
  2. Como fazer pesquisas na internet
  3. Como usar programas como Word e Excel

Dica 3. Habilidade 2 – Atendimento ao público

É comum acreditarmos que somente quem trabalha com vendas deve aprender as habilidades de atendimento ao público.

Essa ideia não faz muito sentido porque, mesmo que não trabalhemos com vendas diretas, estamos sempre lidando com pessoas.

Por isso, dominar a habilidade de atender bem o público ajuda qualquer profissional a lidar de forma mais profissional e assertiva com colegas de trabalho, clientes e chefes.

Com essa habilidade, você pode até não vender produtos para essas pessoas, mas certamente venderá a si mesmo como um profissional melhor.

Dica 4. Habilidade 3 – Língua portuguesa

Quase todas as profissões demandam que se escreva algo, mesmo que seja um pedido, no caso dos garçons, ou um recado simples.

Além disso, a escrita tem sido cada vez mais a base da nossa comunicação, principalmente após a popularização dos e-mails e de aplicativos como o Whatsapp.

Nesse contexto, ter um bom conhecimento da língua portuguesa vai ajudá-lo a conversar e a escrever sem cometer erros gramaticais, o que é bastante valorizado pelas empresas.

Dica 5. Habilidade 4 – Administração do tempo

Hoje, o tempo é considerado um bem precioso. Isso faz com que a agilidade na execução das tarefas seja bastante valorizada pelas empresas.

Nesse contexto, aprender sobre administração do tempo vai ajudá-lo a se destacar em entrevistas, além de torná-lo um profissional mais eficiente para os empregadores.

Se você fizer cursos para dominar essas habilidades, o que você consegue clicando aqui, certamente seu currículo chamará muito mais a atenção dos recrutadores das empresas e suas chances de ser contratado serão maiores.

Dica 6. Descubra quais são as 5 profissões com mais vagas disponíveis na sua cidade ou região e foque nelas

Quando se fala em formação profissional, muita gente defende a ideia de escolhermos a profissão dos nossos sonhos.

Essa ideia é válida e muito importante, mas não deve ser priorizada por quem precisa conseguir um emprego rápido.

Se você está desempregado, ao invés de escolher a profissão dos sonhos, será mais estratégico fazer cursos de qualificação para as profissões com mais vagas disponíveis na sua região.

Se seu objetivo é sair do desemprego, o ideal é você ser prático.

Segundo o site Trabalha Mais Brasil, em todo o país, as dez profissões com mais vagas disponíveis são:

  1. Recepcionista
  2. Operador de caixa
  3. Assistente Administrativo
  4. Atendente de Telemarketing
  5. Estoquista
  6. Porteiro
  7. Assistente de Departamento Pessoal
  8. Assistente Financeiro
  9. Repositor de Mercadorias
  10. Auxiliar de Escritório

Com essa informação em mãos, entre no site e pesquise quais dessas profissões têm mais vagas disponíveis na sua cidade.

Após fazer isso, escolha em qual delas você tem mais vontade de trabalhar e vá em busca da qualificação profissional necessária para conseguir ser contratado.

Dessa forma, você vai se capacitar para ocupar as vagas que já existem, não fazer cursos para algo que talvez você goste, mas que as empresas não está procurando.

Dica 7. Economize dinheiro fazendo cursos de qualificação profissional online

Antigamente havia um preconceito contra os cursos online. Hoje, eles são uma das melhores formas para você se capacitar de forma rápida, eficiente e econômica.

As escolas de cursos profissionalizantes online, como a Trilhas do Sucesso, investem muito na produção de cursos de qualidade, realizados por profissionais renomados e elaborados de modo a facilitar e a agilizar o seu aprendizado.

Além de excelentes, os cursos virtuais costumam ser mais baratos que os das escolas físicas. Isso acontece porque as escolas online não possuem uma série de custos que as físicas possuem, como aluguel, energia e manutenção de espaço físico.

Essa diferença nos custos é repassada para você, que paga bem menos para fazer um curso online do que pagaria em uma boa escola presencial.

Além disso, ao estudar pela internet, você também economiza o valor que gastaria com passagem ou combustível para ir até o curso presencial.

No fim, você se profissionaliza com cursos excelentes, investindo muito menos para isso. É sensacional!!

Dica 8. Valorize seu tempo fazendo cursos de qualificação profissional online

Outro grande benefício das qualificações profissionais online é a valorização do seu tempo, pois você pode estudar na hora que quiser e que puder.

Quer estudar pela manhã? É possível. Prefere fazer os cursos no horário do almoço? Também pode. Vai fazer algumas matérias um pouco antes de dormir? Dá certo também!!!

Essa liberdade te permite encaixar o tempo de estudo na sua rotina diária, o que faz a incompatibilidade de horários entre a sua rotina e os horários das aulas nas escolas presenciais desaparecer.

Pela internet, não importa quanto tempo você tem disponível. Você pode estudar poucos minutos ou muitas horas por dia. A escolha é sua e isso é excelente.

Dica 9. Faça um curso de cada vez

A internet é um mundo de possibilidades e isso pode acabar virando uma armadilha.

Especialistas dizem que quando temos muitas coisas para fazer, a tendência é de não fazermos nenhuma delas direito.

Por isso, quando começar a fazer um curso, só inicie outro depois de ter concluído o primeiro.

Por mais que seja tentadora a ideia de estudar Excel, Atendimento ao Público e Finanças ao mesmo tempo, é mais provável que você deixe todos pela metade e não consiga o certificado de nenhum.

Por isso, ao se profissionalizar, mantenha o foco.

Dica 10. Faça cursos que tenham certificado

No Brasil, muitas empresas ainda valorizam bastante os certificados de formação profissional, pois eles são a prova de que você realmente concluiu os cursos que apresentou no seu currículo.

Por mais que o conhecimento seja mais importante do que um pedaço de papel, caso as empresas demandem a comprovação, será mais fácil você apresentá-la se optar por cursos com certificado.

Dica 11. Amplie seus conhecimentos a partir de experiências

Nem sempre é necessário fazer um curso para aprender algo. Há situações em que as experiências nos ensinam mais do que cursos formais.

Além disso, há habilidades que só se aprende fazendo. Por isso, se você deseja ou precisa aprender uma profissão que tenha essa característica, trabalhe de graça por um período apenas para aprender.

Se você quiser ser pintor, por exemplo, acompanhe alguns dias de trabalho de um profissional. Ofereça-se para ajudá-lo gratuitamente, apenas para aprender.

É possível trocar seu tempo por aprendizado em uma série de empresas. Algumas vão achar sua proposta esquisita e vão até recusar, mas você só precisa que uma aceite para começar a mudar a sua vida.

Ao fazer isso, além de aprender uma nova função, se você for esperto e entregar um excelente trabalho, serão enormes as chances de ser contratado, afinal, quem quer perder um bom funcionário?

Dica 12. Se deseja melhorar de cargo, observe as atividades realizadas por quem já está nele e aprenda a realizá-las 

Rogério trabalhava como estoquista em uma loja de pneus há dois anos. Conversando com os colegas vendedores, descobriu que, além do salário, eles também recebiam comissão, o que aumentava bastante o montante recebido no final do mês.

Quando soube disso, Rogério decidiu que queria migrar do estoque para as vendas e começou a observar que tipo de atividades os vendedores da loja realizavam.

Ele também conversou com o gerente, que lhe deu as dicas do que ele precisaria saber para conseguir fazer um teste como vendedor e correu atrás dos cursos que o preparariam para isso.

“Eu olhei em várias escolas até encontrar uma que tivesse na grade o que eu precisava aprender para conseguir começar rápido o meu teste. Escolhi o Trilhas do Sucesso porque, além das cinco matérias do curso de Atendente de Lojas, pude fazer outras três matérias que os vendedores da loja disseram ser necessárias e não precisei pagar nada a mais por isso. Foi ótimo.”

Assim como Rogério, se você já trabalha em uma empresa, mas deseja mudar de cargo, é bem interessante você verificar com seus próprios colegas de trabalho o que precisa aprender para ter uma chance nessa vaga.

Assim, você se profissionaliza de forma mais certeira e ainda demonstra para seus superiores que você merece uma oportunidade por ter corrido atrás de aprender exatamente o que eles sugeriram.

Dica 13. Participe das palestras, feiras e cursos rápidos oferecidos pelo Sebrae e pela Associação Comercial da sua cidade 

Qualificação-profissional
Palestras são uma ótima forma de ampliar seus conhecimentos de forma rápida

Por terem como foco melhorar os resultados das empresas, essas entidades estão sempre realizando palestras, cursos e eventos, muitas vezes gratuitos, em todo o Brasil.

Acompanhe a página deles nas redes sociais para ficar sabendo das novidades e participe sempre que houver um assunto que possa ajudá-lo a melhorar suas condições de trabalho e sua forma de trabalhar.

Dica 14. Acompanhe os grandes nomes do seu mercado de atuação nas redes sociais 

Muitas vezes usamos as redes sociais apenas para passar o tempo, como uma forma de diversão.

Acontece que elas podem ser muito mais do que isso. Elas podem ser uma excelente fonte de aprendizagem para você.

Para isso,

  1. faça uma lista dos maiores nomes do seu mercado de atuação,
  2. entre em seus canais no Youtube e no Instagram para verificar se eles postam conteúdos de qualidade ou somente coisas inúteis
  3. Passe a acompanhar aqueles que compartilham informações úteis e aprenda com eles.

Se você precisa desenvolver habilidades como vendedor, por exemplo, descubra quem são os maiores vendedores do Brasil e siga-os.

Se quer aprender mais sobre finanças, vá em busca dos grandes nomes nessa área, como Nath Arcuri, Primo Rico, entre outros, e siga-os.

Se quer dominar a arte da pintura, faça o mesmo.

Há muita gente boa compartilhando informações excelentes nas redes sociais. Aproveite!!!

Dica 15. Desenvolva sua inteligência emocional 

O ambiente de trabalho é sempre desafiador e isso mexe com os nossos sentimentos de várias formas. Há empresas que são tão complicadas que os profissionais adoecem.

Isso acontece bastante porque, muitas vezes, não conseguimos entender o que nos leva a sentir o que sentimos e, por isso, nosso corpo acaba reagindo de formas extremas.

Você já trabalhou com alguém que explodia de raiva e xingava todo mundo por qualquer coisinha? Ou com alguém tão inseguro que não conseguia executar nenhuma tarefa sem o acompanhamento de outras pessoas?

Pois é. Isso é comum e trabalhar a inteligência emocional é importante porque nos ajuda a entender por que sentimos o que sentimos e a agir de modo a não reagir de maneiras extremas diante de determinadas situações.

No caso da raiva, por exemplo, uma pessoa com inteligência emocional bem desenvolvida sente a raiva, mas não explode com os outros.

Segundo Daniel Goleman, criador do conceito, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:

  1. Autoconhecimento emocional
  2. Controle emocional
  3. Automotivação
  4. Empatia
  5. Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais)

Buscar formas de desenvolvê-las será estratégico para você.

Dica 16. Aprenda outros idiomas 

Vilmar trabalhava como frentista em um posto de gasolina próximo ao Maracanã, na época das Olimpíadas do Rio. Ele tem 24 anos e, quando criança, gostava de assistir a desenhos americanos no Gatonet.

“No começo eu não entendia nada, mas gostava de ver mesmo assim. Colocava a legenda e ia entendendo pelo contexto. Quando comecei a trabalhar, assinei um aplicativo pra estudar inglês e comecei a fazer um pouquinho por dia. Eu falava só o básico, mas foi o que salvou meu emprego. Rsrs”.

Segundo ele, na época das Olimpíadas, um monte de turistas passou a visitar o posto tanto para abastecer quanto para comprar na loja de conveniência, só que ninguém que trabalhava lá falava inglês. Só ele.

Depois dessa experiência, ele percebeu que essa habilidade, que ele nem sabia que tinha, poderia lhe render empregos melhores.

Com isso em mente, foi procurar trabalho em hotéis da cidade e, hoje, é recepcionista em um deles.

“Se eu não tivesse estudado, era capaz de estar no posto até hoje. Agora, já tô falando bem o espanhol e arranhando no Francês. Tudo pelo aplicativo. Devagar, vou melhorando.”

Esse é o espírito da coisa. Você ir aprendendo e melhorando dia após dia.

Há diversos cursos de idiomas disponíveis e, certamente, algum deles se encaixará no seu perfil de aprendizagem. Se puder investir um pouco mais, opte por aulas particulares com nativos, pois isso te permite evoluir mais rápido.

Comece pelo inglês e pelo espanhol, que são os idiomas mais falados no mundo. Ao aprendê-los, suas oportunidades no mercado de trabalho serão cada vez maiores.

Dica 17. Fique atento às mudanças na sociedade e prepare-se para faturar com elas

A forma como as pessoas vivem está mudando. Antes, era comum as mães ficarem em casa cuidando dos filhos. Hoje, grande parte das mulheres trabalha.

Antes, a população brasileira era majoritariamente jovem. Hoje, cresceu bastante o número de idosos.

Com isso, crescem as oportunidades para os profissionais que trabalham com crianças e como Cuidadores de Idosos.

Se você ficar atento a essas questões, poderá se profissionalizar e se beneficiar de uma série de oportunidades que muita gente ainda nem sabe que existem. Aproveite!!!

Dica 18. Fique atento às mudanças no mercado de trabalho e faça cursos para aproveitá-las

As tecnologias têm feito o mercado de trabalho mudar rapidamente e obrigado as empresas a se adaptarem.

Com isso, alguns profissionais começam a ser trocados por máquinas e novas profissões vão surgindo no lugar.

Isso elimina alguns campos de trabalho, mas abre espaço para outros, afinal, alguém precisa operar as máquinas, não é verdade?

Além disso, estudos têm demonstrado que as profissões que demandam habilidades especificamente humanas e contato entre as pessoas são as que nunca vão acabar, então, foque nelas ao escolher sua formação profissional.

Dica 19. Aprenda como empreender 

Hoje, o Brasil possui mais de 12 milhões de desempregados. É uma pena, mas é fato que não há vagas para todo mundo.

Isso faz com que o empreendedorismo seja uma boa saída para quem não está conseguindo voltar a trabalhar com carteira assinada.

Pode não ser uma boa ideia, porém, abrir um negócio sem se preparar minimamente para isso. Agir assim pode te levar para uma situação pior do que a atual.

Para evitar que isso aconteça, aprenda como empreender.

O Trilhas do Sucesso, por exemplo, tem cursos de…

  • Atendimento e relacionamento com clientes
  • Compras e negociação
  • Empreendedorismo
  • Matemática básica
  • Técnicas de vendas
  • Formação de preços de venda e
  • Como abrir um novo negócio

Todos eles vão te preparar muito bem para administrar um negócio próprio, seja revendendo produtos fabricados por terceiros, seja vendendo algo produzido pela sua família, como bolos, tortas, docinhos.

Sabendo como fazer, o empreendedorismo pode transformar as suas habilidades em um excelente faturamento mensal. Pense nisso!

Dica 20. Aprenda a trabalhar por meio da internet 

A internet oferece uma série de oportunidades de trabalho para profissionais com diversos níveis de formação.

Nela, você pode tanto prestar serviços para terceiros quanto vender seu próprio conhecimento criando cursos online, e-books e e-commerces.

Há sites, como o Workana, em que as pessoas buscam por profissionais freelancer e pagam por trabalho realizado.

Há empresas que buscam pessoas para executar tarefas como digitar dados de um formulário em plataformas online ou criar legendas para vídeos.

plataformas, como a Hotmart,  que lhe permitem se tornar um representante de vendas de um produto virtual, vender esse produto e receber uma comissão para isso.

Se você ficar atento às oportunidades disponíveis e se preparar para executá-las, poderá viver apenas trabalhando via internet.

Bom, chegamos ao fim das nossas 20 dicas para você se qualificar profissionalmente e ter mais chances de conquistar um novo e ótimo emprego.

Espero que você tenha gostado e, se gostou, compartilhe este post nas suas redes sociais. 😉

[ninja-popup ID=4001] Acessar pop-up [/ninja-popup]

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Qualificação profissional: 20 dicas para você se tornar um profissional melhor qualificado e conseguir ótimas oportunidades de trabalho”

Joseph

Top…

CADASTRE-SE E PEGUE
O SEU E-BOOK AGORA! É GRÁTIS

Aprenda a deixar seu currículo perfeito. Impossível de ser ignorado.