Recolocação Profissional

Recolocação profissional: saiba como conseguir e ter um bom currículo

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Seja para os insatisfeitos com a atual situação da carreira ou para aqueles que perderam o emprego e buscam retornar ao mercado de trabalho, a recolocação profissional é uma realidade cada vez mais frequente na vida dos trabalhadores brasileiros.

Conseguir se recolocar no mercado, contudo, não é uma tarefa simples e exige muito preparo e paciência. Especialmente agora, que estamos enfrentando uma pandemia mundial e uma crise sem precedentes que acertou em cheio o mercado de trabalho.

Muitos trabalhadores foram demitidos, a oferta de vagas diminuiu e, como consequência, temos um mercado extremamente instável, saturado, competitivo e nada favorável a mudanças.

Porém, com as ações certas é possível sim conseguir uma recolocação profissional mesmo em um cenário como este. Acompanhe o artigo abaixo e descubra quais são elas em uma série de dicas que trouxemos para você. Confira!

O que é a recolocação profissional?

Podemos definir recolocação profissional como a busca por novas oportunidades de trabalho e de carreira no mercado de trabalho, em um processo que envolve uma série de estratégias que visam preparar o profissional para enfrentar esse novo desafio e aumentar suas chances de sucesso.

Entre elas estão, por exemplo, a revisão do currículo, a busca por novas qualificações e o treinamento para entrevistas, entre diversas outras ações fundamentais para quem escolhe esse caminho e decide mudar sua carreira.

Os motivos que levam alguém a tomar essa decisão são muitos, desde insatisfação com a atual situação profissional até o desemprego. Em todo caso, porém, se preparar é crucial para aumentar as chances de sucesso.

A seguir, descubra como em 6 dicas que vão te ajudar muito na sua recolocação!

Então, como conseguir uma recolocação profissional?

Independentemente dos motivos que levam o trabalhador a buscar por uma recolocação profissional, existem algumas ações que podem ser tomadas para agilizar o processo e garantir mais chances de sucesso. São elas:

Reflita sobre a sua carreira

Antes de partir para a procura de uma vaga ou tomar qualquer outra atitude, é importante parar um pouco para pensar e refletir sobre o que você quer para a sua carreira e quais são as suas metas e objetivos com a recolocação profissional.

Isso porque, sem uma boa avaliação fica bastante difícil decidir quais caminhos tomar e as chances de fazer escolhas erradas aumentam muito. No fim, o profissional pode se ver infeliz e com os mesmos problemas que o levaram a pensar em se recolocar.

Fazer uma análise da carreira também ajuda o trabalhador a entender melhor as suas próprias aspirações e interesses. O que o auxilia a definir qual caminho será trilhado daqui para frente, assim como o que precisa ser mudado ou deixado para trás.

Por isso, é fundamental tirar um pouco de tempo para refletir sobre tudo o que aconteceu até agora, o que deu certo e o que não deu, quais aspectos te deixam infeliz e definir quais serão os próximos passos.

Defina os seus objetivos

Ter um objetivo claro te ajuda a entender onde você quer chegar e facilita demais o processo de recolocação profissional, evitando o desperdício de tempo e recursos, e colocando o profissional na direção certa.

Assim, aproveite o seu momento de reflexão para pensar também no que você espera para o seu futuro profissional tanto no curto quanto no médio e longo prazo, e defina quais serão os seus objetivos e metas com a recolocação.

Você pode, por exemplo, querer ganhar um pouco mais, ter uma carga horária menor ou ter a oportunidade de enfrentar mais desafios. Para o futuro, você pode querer chegar a um cargo de liderança ou, quem sabe, abrir o seu próprio negócio.

De qualquer forma, ter os seus objetivos em mente fará uma grande diferença no processo de recolocação e traz mais chances de sucesso.

Busque qualificação

Buscar se qualificar e se atualizar em relação às novidades no mercado e na profissão talvez seja a atitude mais importante que um trabalhador buscando uma recolocação profissional pode tomar. Principalmente aqueles que já estão desempregados há algum tempo.

Isso porque o mercado e as profissões não param de evoluir, com novas tendências, práticas e funções aparecendo o tempo inteiro. E, se o profissional não estiver preparado para lidar com elas, perde muitas oportunidades automaticamente.

Por isso, tire um tempo também para pesquisar sobre o que tem mudado na sua profissão nos últimos anos e quais conhecimentos e qualificações podem agregar ao seu currículo.

Indo além, procure se inteirar ainda sobre outros temas que são relevantes para qualquer profissão, como indústria 4.0, IA, Business Intelligence e mais.

Dessa maneira, você incrementa o seu currículo e consegue se diferenciar da concorrência, ganhando mais chances de conquistar uma vaga.

Marketing pessoal: invista na sua imagem

No entanto, ser um profissional qualificado e com formação reconhecida já não é o suficiente para se conquistar uma vaga atualmente. 

Além de voltar aos estudos, você também vai precisar investir na sua imagem e mostrar ao mundo todas as suas habilidades, competências e diferenciais, utilizando o marketing pessoal para criar uma imagem profissional atrativa para as empresas e recrutadores.

Para isso, você pode aproveitar o poder da internet e utilizar as redes sociais(principalmente o Linkedin) com uma vitrine para o seu currículo e carreira, onde você também pode expor as suas ideias, projetos e resultados já alcançados.

Assim, você consegue atrair mais contatos, empresas e recrutadores e, consequentemente, mais oportunidades de recolocação profissional.

Atualize o seu currículo

Por fim, não esqueça de atualizar o seu currículo! Afinal, o CV é o seu cartão de visitas e, portanto, deve estar sempre otimizado e atualizado com as novas qualificações e experiências profissionais.

A dica aqui é procurar adaptar o documento de acordo com as características de cada vaga antes de se candidatar. Por exemplo: em alguns casos pode ser mais interessante destacar a sua formação, enquanto em outros a experiência pode ter um impacto maior.

O objetivo é enviar um CV atrativo, com linguagem objetiva, e que consiga expor todo o seu potencial e fisgar a atenção do recrutador.

Assinando o Trilhas do Sucesso você conquista um currículo assim e tem mais chances de sucesso na sua recolocação profissional. Conheça!




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *