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SAIBA COMO SE DESTACAR EM PROCESSOS SELETIVOS PARA O PRIMEIRO EMPREGO

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É importante preparar-se para o processo seletivo

Para quem não sabe, o processo seletivo é a aplicação de testes e entrevistas para selecionar candidatos a uma vaga de emprego em determinada empresa.

É a maneira que as empresas encontram de avaliar qual candidato tem um perfil mais adequado para o cargo que está sendo oferecido.

E esta é a forma mais utilizada pelas empresas, porque essa ferramenta proporciona aos recrutadores ter maior clareza sobre as habilidades técnicas e comportamentais de cada candidato.

E não importa o tamanho da empresa ou qual seja sua atividade, a escolha do melhor candidato sempre é feita por um processo seletivo, pois esta avaliação leva em consideração a qualificação do candidato.

Principalmente para quem ainda não tem muita experiência profissional, o processo seletivo oportuniza ao avaliador analisar o potencial de trabalho do candidato, ou seja, o que ele pode agregar à empresa e como pode se desenvolver profissionalmente.

O recrutador observará, por meio de dinâmicas de grupo, por exemplo, como a pessoa expõe e articula suas ideias, como trabalha em equipe, como lida com prazos e problemas, como lidera ou é liderado.

Por isso é importante conhecer como um processo seletivo é realizado e preparar-se para passar por essa etapa, munindo-se de orientações valiosas para que saiba o que fazer e se sobressair no meio de tantos candidatos.

Como o processo seletivo, ou recrutamento, tem várias etapas, é fundamental que você se prepare para ampliar suas chances de contratação e não apenas passar pela primeira avaliação e depois ser dispensado.

Porém, é importante lembrar que não existe uma receita de bolo a seguir para se preparar, porque não tem como adivinhar exatamente quais recursos os recrutadores irão utilizar para avaliar os candidatos.

Os especialistas da área de recrutamento e seleção alertam que não se deve confiar somente em “dicas”, porque nem todas as empresas trabalham da mesma forma e nem sempre utilizam o mesmo formato de seleção.Também não basta ensaiar respostas para perguntas comuns em entrevistas. Como não é possível garantir que você será escolhido, é preciso ficar atento e procurar obter o máximo de informações possíveis sobre a empresa para que você esteja melhor preparado para o que vier.

Saiba o que fazer em cada uma das etapas do processo seletivo

Veja a seguir, orientações de como você pode se preparar para saber como agir em cada uma das etapas do processo seletivo para que se destaque e aumente suas chances de conquistar a tão sonhada vaga!

1. Fazendo a Aplicação

“Aplicação” é um termo relativamente novo utilizado no mercado de trabalho e significa escolher a empresa onde você quer atuar e enviar o seu currículo. É a primeira etapa que a pessoa que está procurando por emprego precisa seguir. 

Há uma grande responsabilidade por parte do candidato nessa etapa do processo, pois ele terá que pesquisar com cuidado a empresa para a qual quer fazer a aplicação e verificar se realmente se identifica com a área em que ela atua e sua forma de atuar.

Para saber se há identificação com a empresa, pesquise sobre seu segmento no mercado, quais suas atividades, missão, visão e valores. Esses são pontos fundamentais que devem ser levados em consideração na hora de avaliar sua empatia com a empresa, pois precisa ter relação também com seus próprios valores e sua cultura.

Existem diferentes empresas e diferentes pessoas, e essa ação irá te ajudar a determinar se você poderá encontrar um ambiente que potencialize seus talentos e habilidades.

Se for possível, é importante que você também busque referências de pessoas que trabalham na empresa, para ampliar suas informações e ajuda-lo a ter um maior embasamento na hora de decidir se irá de fato se candidatar à uma vaga naquela empresa.

Geralmente, para fazer uma aplicação em uma vaga, a empresa solicita ao candidato que preencha ou responda algum formulário de perguntas e/ou anexe o seu currículo. 

Tenha cuidado e atenção ao realizar esse preenchimento, pois geralmente os recrutadores são criteriosos na avaliação desses formulários. Procure prestar todas as informações solicitadas sendo sincero e com muita clareza.

Não se esqueça de fazer uma revisão do seu currículo antes de anexá-lo. Verifique se não deixou de incluir os pontos importantes sobre sua qualificação, formação, cursos, etc. Lembre-se que essas informações serão confirmadas depois pelos avaliadores.

2. Realizando os testes

Como você já deve saber, os testes são aplicados pelas empresas para avaliar e verificar as habilidades e aptidões do candidato e se são condizentes com o cargo que está sendo oferecido. 

Existem diversos tipos de testes que os recrutadores podem aplicar e eles podem ser individuais ou em grupo, porém os mais utilizados são dinâmicas de grupo e provas situacionais.

Com essas ferramentas o avaliador pode verificar como os candidatos reagem ou se comportam em simulações de problemas que geralmente enfrentariam na execução de suas atividades diárias.

Portanto, em testes individuais tenha bastante atenção ao que está sendo solicitado para que você não fique prejudicado em seu desempenho.

Se os testes forem online e com prazo para realização, dedique um tempo do seu dia em um lugar calmo e sem interrupções para poder realiza-los. Não se sabote pedindo ajuda a alguém, porque o conhecimento cobrado no teste terá que ser comprovado depois, na prática.

Se dedique e faça os testes com muita atenção, pois muitos candidatos são eliminados nessa fase justamente porque não dão a devida importância para esse momento.

3. Realizando a entrevista com a área de RH

  • Mantenha o equilíbrio emocional

Normalmente, esta etapa é muito temida pelos candidatos, por causa da ansiedade natural que surge. Muitas vezes é o nervosismo que aparece, mas pode ser também que a timidez atrapalhe. Procure manter o equilíbrio emocional para ter tranquilidade para passar por esta fase.

  • Seja pontual

O passo seguinte é ler com muita atenção o comunicado que você receber do RH da empresa e checar data, horário e local marcados para a realização da entrevista. Não se atrase, pois, os recrutadores costumam ser rígidos em relação à pontualidade.

  • Demonstre conhecer a empresa 

Como você já terá pesquisado sobre a empresa, o próximo passo será preparar-se para responder perguntas como:

  • Por que quer trabalhar nessa empresa?
  • De que forma você se identifica com valores e a missão da empresa?
  • Quais qualificações ou experiências que você tem que você acredita que possam contribuir com a empresa?
  • Quais as competências ou habilidades que você acredita que possa desenvolver nessa nova experiência?

Procure ser firme e calmo ao responder a essas questões. Mas, para isso, é preciso que você esteja bem esclarecido sobre o que será questionado. 

  • Demonstre autoconhecimento

Também mantenha a calma e esteja firme para falar sobre si mesmo. Se for preciso, faça uma retrospectiva do seu histórico. Demonstrar que você tem autoconhecimento é fundamental, pois as perguntas serão sobre você.

Esteja atento ao que for perguntado e, se surgir dúvida, peça que o recrutador repita a pergunta, pois é melhor do que responder algo sem sentido. Essa postura mostrará que você se preocupa em dar respostas objetivas.

  • Esteja preparado para entrevistas online

Principalmente em tempos de pandemia e isolamento social, as empresas estão cada vez mais optando por realizar a entrevista a distância. Assim, se a entrevista for online, garanta que você estará em um local em que não haja risco de interrupções. 

Faça o check-up da sua conexão com a internet e também de seus equipamentos (celular, computador, notebook, fone de ouvido, microfone, aplicativos, etc.) para se certificar que estão todos funcionando bem.

Geralmente os aplicativos que são mais usados para esse contato são o Skype ou o Zoom, mas outros também poderão ser utilizados, como o Hangout ou o Duo. Portanto, certifique-se qual será o canal de comunicação utilizado para que você baixe os aplicativos, se for necessário.

  • Tire todas as suas dúvidas

Durante a entrevista é importante que você também faça perguntas para tirar suas dúvidas, se aprofundando sobre a empresa e demonstrando maior interesse em conhecê-la.

Se tiver dúvidas sobre a vaga, no que diz respeito às atividades que serão desenvolvidas ou sobre as possíveis oportunidades de crescimento, também pergunte. Isso demonstrará que você tem perspectivas sobre os desafios que a vaga pode proporcionar. 

4. Realizando a entrevista com a área que irá atuar

Em seguida, poderá haver uma entrevista com o líder imediato, que irá procurar explanar somente características mais específicas ligadas à sua área e à sua gestão.

Você será questionado sobre seus conhecimentos mais técnicos e sua motivação para o trabalho e pode acontecer de repetirem algumas perguntas feitas anteriormente. Portanto esteja alinhado com as respostas dadas na primeira entrevista.

Da mesma forma que fez perguntas ao recrutador do RH, sinta-se à vontade para fazer perguntas, cuidando apenas que sejam coerentes. Isso demonstrará que quer conhecer melhor como é o dia a dia da área onde poderá atuar ou conhecer melhor o seu futuro líder. 

Geralmente, essa é a etapa final do processo seletivo, que pode ser longo, demorado e cansativo, porém não desanime com isso e mostre que você merece essa oportunidade.

Melhore ainda mais as suas chances de se destacar em processos seletivos

Escreva um currículo resumido

O currículo é seu cartão de visitas para se apresentar a uma empresa. Mas não é por isso que precisa ser extenso. Uma única página é o ideal para apresentar suas qualificações, tanto acadêmicas quanto profissionais. 

Não é necessário que você se estenda em relatar detalhes porque eles já serão explorados durante outras fases do processo seletivo, como dinâmicas e entrevistas.

Se você tiver dificuldade em sintetizar as informações, peça ajuda. Tenha em mente que o que importa é que seu currículo esteja bem escrito para que você possa ser selecionado para as fases seguintes.

Demonstre autoconhecimento

Conhecer a própria história e saber relatá-la, de forma sucinta, é essencial. Mas precisa ser apresentada de forma fluida e coesa para que chame a atenção dos recrutadores. 

Apresentar listas de onde estudou ou trabalhou não vai prender a atenção de quem está avaliando. Experimente fazer um elo entre os principais momentos da sua vida acadêmica e profissional. Dessa forma você demonstra que se conhece bem a ponto de conectar as principais fases da sua história, sem perder o sentido.

Seja você mesmo

Não tente incorporar um personagem completamente diferente de você só para tentar impressionar os recrutadores. Isso mostra falta de segurança em assumir quem você realmente é. 

Além disso, se comportar como se estivesse atuando como um ator pode aumentar ainda mais o nervosismo que o processo provoca. Aja de uma forma que se sinta confortável. Assim, com certeza, terá mais chances de chamar a atenção do avaliador.

Arrisque-se e procure se destacar

Seja autêntico em relação ao seu comportamento e não se prenda tanto aos padrões. Se arriscar pode ser uma boa forma de se destacar entre os demais candidatos, aumentando suas chances de se sair bem.

Mostrar iniciativa pode ser uma boa estratégia, principalmente em dinâmicas de grupo. Mas, tenha cuidado! Se arriscar não significa ser imprudente ou incoerente, desrespeitando ou quebrando todas as regras. Em alguns casos você poderá ser reprovado em função disso.

Seja coerente ao falar de si

Um erro muito comum na fase da entrevista é procurar respostas prontas para falar de si. Quando você for questionado, principalmente sobre seus pontos fortes e fracos, seja coerente, pois o recrutador irá perceber, afinal ele é treinado para isso. 

Não cite como ponto fraco algo que nunca de fato tenha lhe prejudicado na sua vida pessoal ou profissional. Ou como ponto forte algo que não tenha nada a ver com seus anseios e objetivos de carreira. 

Saiba falar sobre os seus defeitos

Ao ser questionado sobre os seus maiores defeitos, nunca diga que é “perfeccionista”. Este tipo de resposta não é muito valorizada, pois sabemos que todo ser humano possui defeitos. 

O avaliador espera perceber que o candidato se conhece bem e sabe quais são seus pontos fortes e suas fragilidades (ou pontos de melhoria).  Procure dizer também e o que está fazendo de concreto para superar esse obstáculo.

Seja sincero

Esse ponto talvez seja o mais importante de todos durante as entrevistas. Ser sincero em um processo seletivo e fazer com que o recrutador saiba que está sendo verdadeiro, faz você estar à frente de muitos concorrentes.

Um contato visual firme também é sempre aconselhável quando estiver falando com o avaliador. Isso demonstra transparência e clareza quando é questionado. Não minta, pois seu corpo demonstra quando está mentindo através de gestos que os recrutadores sabem identificar.

Treine

É importante você treinar como falar e como se comportar, tanto durante os testes quanto nas entrevistas para te ajudar a organizar melhor suas ideias e se expressar de forma mais assertiva. 

Isso não significa que você precise decorar exatamente o que vai falar. O treino é apenas para te deixar mais seguro e confiante. Serve também para você estar preparado em situações que possam causar algum tipo de desconforto. 

Falar bem e escrever corretamente é essencial

Falar corretamente causa boa impressão e demonstra que o candidato sabe se expressar. Procure falar de forma clara e fluída, fazendo as pausas necessárias, mas sem se alongar muito. Prefira utilizar a linguagem padrão, evitando uma linguagem muito coloquial. Se você tem dificuldade em falar, treine.

A escrita também precisa de uma atenção especial. Em alguns processos seletivos a redação é exigida como parte essencial para a avaliação. Se você não tem domínio da escrita, procure estudar para melhorar seu desempenho. 

O tema da redação solicitada pode ser sobre qualquer assunto, mas geralmente os recrutadores pedem que você escreva sobre o porque a empresa deve contratar você, ou pedem para que você conte suas experiências profissionais passadas. Então procure treinar para escrever sobre esses temas.

Evite gírias e vícios de linguagem

O candidato precisa ter em mente que está sendo avaliado para estar em um ambiente profissional. Por isso não é possível utilizar uma linguagem inadequada. O domínio da língua portuguesa é extremamente importante para qualquer processo seletivo.

É importante não utilizar gírias, vícios de linguagem e palavras de baixo calão (palavrões). Candidatos que demonstram clareza em sua comunicação, linguagem adequada e vocabulário amplo saem na frente no processo seletivo.

Mantenha o controle de suas emoções

Manter um equilíbrio do que você sente é fundamental quando está participando de um processo seletivo. Isso demonstra que você possui inteligência emocional e não vai deixar que possíveis descontroles afetem o seu comportamento.

Emoções desequilibradas ou descontroladas podem te atrapalhar no processo. Tenha em mente que frustrações acontecem e que é impossível conseguir sempre resultados positivos. Mas não se deixe abater, manter a autoconfiança é fundamental!

Procure trabalhar bem em grupo

Quando for participar de dinâmicas em grupo, não esqueça que os recrutadores estarão avaliando sua capacidade de trabalhar em equipe. Portanto, mesmo que você queira mostrar seus talentos e conhecimentos ou mostra que saber liderar, tenha cuidado! 

Você precisa dar espaço para que seus colegas também se expressem, sem “atropelar” ninguém e nem o processo. Assim, você também apresenta liderança (e não de tirania!). 

Porém, demonstrar uma postura muito passiva também não é uma boa saída. A ideia não é fazer apenas o que alguém manda, mas envolver-se na tarefa, expondo suas ideias de forma respeitosa e confiante.

E então? Essas dicas foram úteis? Deixe seu comentário e nos conte se você se sente melhor preparado para encarar um processo seletivo.

Lembre-se que estar bem preparado é muito importante para que você faça deste momento uma experiência incrível para o seu aprendizado.