Mais Entrevistas

Teste vocacional para vagas de emprego: o que é, como funciona e todas as vantagens para sua carreira

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

É comum para a maioria dos estudantes terminarem o ensino médio sem saber muito bem ainda qual faculdade escolher ou qual carreira seguir. Para outros, essa indecisão aparece já depois de muitos anos de trabalho, quando o profissional percebe que aquilo não é bem o que sonhava e decide mudar os rumos da carreira.

Em ambos os casos, existe uma ferramenta poderosa que pode ajudar muito na tomada de decisão e garantir uma escolha mais assertiva: o teste vocacional.

Afinal, o que é o teste vocacional?

O teste vocacional é um dos instrumentos da chamada orientação profissional ou orientação vocacional, ferramenta composta por uma série de processos que visam auxiliar estudantes e profissionais a entenderem mais profundamente seus interesses, competências e aptidões para, assim, poderem fazer uma escolha mais assertiva de carreira e terem uma vida profissional mais satisfatória.

O teste em si é um questionário que aborda uma série de aspectos da personalidade do indivíduo, assim como suas principais habilidades, competências e talentos.

O objetivo é apontar, a partir das respostas fornecidas, as principais áreas de trabalho que mais se encaixam com o perfil apresentado.

Com base nos resultados, o estudante/profissional consegue ter uma melhor ideia sobre qual caminho seguir com os estudos ou carreira e tem mais chances de acabar não se arrependendo depois, conquistando uma vida profissional prazerosa e satisfatória.

Para fazer um teste vocacional, o recomendado é procurar um profissional da área, que está capacitado para aplicar o teste e garante resultados mais confiáveis. Contudo, na internet você também encontra diversos testes disponíveis, que podem ser feitos de forma rápida e gratuita.

Como funciona?

Basicamente, o que um teste vocacional faz é avaliar a sua personalidade, aptidões, interesses e habilidades por meio de perguntas. Então, com base nas respostas, ele traça o seu perfil profissional, apontando as áreas nas quais você pode se encaixar melhor.

No entanto, os processos variam muito a depender do tipo de teste que você escolher e da forma de aplicação. Em testes online, por exemplo, tudo se resume a um questionário simples com perguntas genéricas, com resultado disponível ali mesmo no site.

Já quando é feito com um especialista, o teste envolve muito mais processos, como testes de aptidão e personalidade, conversas com um psicólogo e sessões de orientação que podem ser feitas em grupo ou de forma individual.

Mas então, o teste vocacional é confiável?

A primeira coisa que você deve ter em mente ao fazer um teste vocacional é que ele não irá indicar uma profissão específica, dando total garantia de que é a melhor opção para o seu caso. O objetivo do teste, como vimos, é apenas auxiliar no processo de escolha.

Dito isto, o nível de confiabilidade dos resultados vai depender do tipo de teste que você escolher e da forma de aplicação. 

Em testes online, os resultados são pouco aprofundados por conta do  próprio modelo de aplicação, com perguntas genéricas que não conseguem inferir bem os aspectos da personalidade da pessoa, nem os seus interesses e aptidões.

Já em um processo de orientação vocacional, que envolve especialistas e é muito mais aprofundado, os resultados têm mais chances de refletir o real perfil do indivíduo. Logo, são mais confiáveis.

Além disso, a forma como você responde ao teste também tem impacto na confiabilidade dos resultados. Basicamente, quanto mais honestas e assertivas forem as respostas, mais chances de o teste ser um sucesso.

E o resultado, é definitivo?

Outra coisa que é importante saber ao fazer um teste vocacional é que ele não passa de recorte do seu momento de vida atual. Ou seja, os resultados terão como base apenas o contexto apresentado, que pode e vai mudar ao longo dos anos. Portanto, não é definitivo.

Isso acontece porque tanto a personalidade quanto os interesses das pessoas mudam muito com o passar do tempo. Alguém com 10 anos de carreira, por exemplo, não tem os mesmos interesse que tinha ao terminar o ensino médio.

Por que fazer um teste vocacional é importante para sua carreira

Escolher a profissão na qual, teoricamente, você irá trabalhar para o resto da sua vida é uma decisão que precisa ser a mais assertiva possível. Afinal, ninguém deseja trabalhar com o que não gosta ou fazer 4 anos de faculdade para descobrir que aquilo não é bem o que queria.

Nesse sentido, o teste vocacional é importante, pois auxilia o estudante/profissional a se entender melhor e compreender o que realmente quer fazer da vida, evitando o desperdício de tempo e dinheiro. 

Abaixo, confira como ele pode beneficiar a sua carreira e te ajudar a fazer a escolha mais assertiva possível. 

Autoconhecimento

Uma das grandes vantagens de um teste vocacional é a oportunidade que você ganha de se conhecer melhor e ir a fundo nos seus interesses e personalidade. O que pode ter um impacto gigantesco na sua vida!

Isso pois, autoconhecimento é uma habilidade crucial não só para a escolha de carreira, mas também para ter sucesso na vida profissional como um todo.

Afinal, quando você se conhece, consegue entender melhor o que quer, pode tomar melhores decisões e é capaz de diminuir a influência das opiniões externas sobre as suas resoluções.

Orientação profissional

Em testes vocacionais com profissionais, você tem a chance de receber orientação de um especialista no assunto, com muita experiência na bagagem e total capacidade de te direcionar na melhor direção possível para sua carreira.

Essa é uma oportunidade incrível que nem todos conseguem ter acesso e pode fazer total diferença para o seu futuro e vida profissional. Pois te auxilia a encontrar o melhor caminho possível para o seu perfil e aumenta as suas chances de sucesso.

Além de tudo isso, um teste vocacional ainda te ajuda a entender melhor as suas expectativas profissionais e estimula a sua capacidade de reflexão, entre inúmeros outros benefícios que vão te impulsionar em direção a uma carreira de sucesso e uma vida profissional incrível.

Gostou do que viu? Então agora assine e Trilhas e tenha muito mais oportunidades




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *