Ultimamente a profissão “coaching” está em alta no meio corporativo e no empreendedorismo e é uma alternativa para alavancar a carreira profissional de muitos. A busca por ajuda na carreira é uma prática muito comum entre aqueles que estão insatisfeitos ou querem dar um UP grade na vida profissional.
A palavra ” coaching” significa ” treinador”, o seu objetivo é ajudar os profissionais a encontrar o melhor caminho a ser trilhado em suas carreiras. A mentoria é indicada tanto para profissionais de organizações como para aqueles que atuam como autônomos.
Como o coaching ajuda os profissionais?
O Índice de Confiança Robert Half (ICRH) aponta que 40% dos profissionais do mercado estão insatisfeitos com sua carreira, o ponto divulgado foi com relação aos salários. No entanto, a pandemia do Coronavírus mostrou que 76% dos profissionais pensam em mudar de carreira nesse período, é o que diz uma pesquisa do Grupo Pearson.
Existem alguns pontos onde essa mentoria pode fazer a diferença, confira!
#Definição de novos objetivos
O coaching visa formar profissionais pensantes, dessa forma, é possível estipular novos objetivos em torno da sua carreira com o viés de tornar aquela pessoa realizada com o que faz.
Em momentos de incertezas profissionais, o coaching auxilia a pessoa no seu autoconhecimento, ele faz isso através de técnicas e ferramentas que permitem o crescimento durante todo o processo de mentoria.
#Melhoria nas habilidades profissionais
A forma do coaching ajudar na carreira profissional é mostrando ao profissional onde e como ele pode aprimorar suas habilidades e também, analisar novas oportunidades.
#Auxilia na busca de estratégias que visam o crescimento
Profissionais que desejam crescer dentro da empresa onde trabalham têm muito a ganhar com a mentoria de um coaching, afinal, serão analisados de uma forma aprofundada todas as formas para progredir.
Obviamente que serão levados em conta os valores do profissional e da empresa. O coaching ajuda a analisar os riscos, oportunidades e o melhor caminho para chegar lá.
#Promove evolução na gestão do tempo e das rotinas
Não há dúvidas de que o coaching pode ajudar na carreira de uma profissional em diversas fases de sua formação. Todavia, é claro a mudança na capacidade de gestão do tempo e das rotinas.
Essa questão é muito frisada nas mentorias, afinal, um plano de carreira com bons resultados exige objetivos claros, menos distrações e aproveitamento do tempo com inteligência.
#Estabelece um plano de ação
Via de regra, o coaching permite que o profissional tenha mais chances de sucesso em sua carreira. Obviamente que o trabalho é duro, afinal, a ação deve partir do profissional, o treinador apenas apoia e mostra o que pode ser feito.
Com a definição de um plano de ação, o coaching aponta os pontos negativos que impedem o crescimento do profissional, identifica os obstáculos e mostra novos caminhos, oportunidades, necessidades de aperfeiçoamento e até mesmo, questões comportamentais que precisam ser mudadas.