Reportagens

Assistente financeiro - Profissão dos números

Assistente financeiro - Profissão dos números
Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

O que faz um assistente financeiro? Se interessa por esta profissão e acha que ela se encaixa no seu perfil profissional? Vem com a gente neste artigo que te contamos tudo sobre essa profissão tão importante na atualidade. 

Assistente financeiro: o que faz?

 

O assistente financeiro gerencia a equipe da área financeira da empresa, como serviços bancários e também pagamento e recebimento de contas, fluxo de caixa, cobranças e investimentos, assim como a emissão de relatórios e boletos de contas a pagar e a receber, lançamento de cheques e organização de documentos pertinentes a isso. E é o responsável por cuidar da captação e uso dos recursos monetários do empreendimento, buscando a saúde financeira e alcance dos objetivos.

De acordo com as pesquisas, o assistente financeiro possui grande relevância estratégica para uma companhia, o que torna essa carreira cada vez mais relevante no mercado e um potencial de carreira atraente. Excelente oportunidade para investir, não acha?

 

O mais interessante é que qualquer pessoa pode ter a chance de ser contratada para vagas de gestão financeira, basta ter capacitação para assumir a função.

 

De fato, o que faz um assistente financeiro tem papel fundamental no acompanhamento e controle da gestão financeira das empresas e organizações. 

Habilidades do assistente financeiro

A função: assistente financeiro consiste em atuar nos setores de empresas de diferentes portes. Entre os empreendimentos que contratam esse tipo de profissional temos:. 

 

  • Instituições financeiras, como bancos e financeiras.
  • Empresas gestoras de recursos.
  • Cooperativas de crédito.

 

Normalmente, o assistente financeiro é responsável por atividades como:

 

  • Aplicações financeiras.
  • Validar operações bancárias.
  • Autorizar a compra de materiais.
  • Aquisição de serviços necessários ao funcionamento da empresa. 
  • Cuidar do planejamento orçamentário geral.
  • Atender auditorias internas e externas. 
  • Analisar tendências de mercado.
  • Monitorar o fluxo de caixa da empresa. 
  • Fornecer informações que embasam as decisões da diretoria e outros funcionários.
  • Manter a diretoria informada quanto à situação da empresa.
  • Avaliar os riscos financeiros.
  • Acompanhar as operações financeiras da empresa.
  • Produzir relatórios financeiros.

 

As atividades possivelmente podem variar um pouco de uma empresa para a outra, mas, no geral, são tarefas similares a essas que você realizará ao atuar na gestão financeira. Viu que interessante?

Assistente financeiro: Salário

Hoje em dia o salário: assistente financeiro é em média de R$1.816,20 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com o CAGED do MTE e pesquisa do Salario.com.br no período de 12/2018 até 07/2019 . Um salário interessante, não é mesmo? Vale lembrar que alguns fatores influenciam na remuneração de um assistente financeiro, como escolaridade, região do Brasil e, principalmente, a certificação.

 

Além disso, fora o valor registrado na carteira de trabalho, as empresas costumam oferecer benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde. Inclusive, o mais interessante é que após um tempo de empresa, a tendência é o salário aumentar e o profissional receber promoções.

O que um assistente financeiro precisa saber?

O que é necessário um assistente financeiro conhecer para poder desempenhar as funções requeridas? Para o exercício da profissão é importante que o assistente financeiro desenvolva as seguintes características:

 

  • Ser bom em matemática.
  • Ter conhecimento técnico.
  • Ser responsável.
  • Ter espírito de iniciativa.
  • Ser honesto.
  • Ser dinâmico.
  • Saber se comunicar.
  • Ter espírito de liderança.
  • Ser cuidadoso e comprometido no cumprimento de suas tarefas.

 

Além disso, por lidar muitas vezes com documentos e informações sensíveis, é fundamental que esse profissional demonstre grande senso de responsabilidade e tenha postura ética. A dica para você que deseja trabalhar como gestor financeiro é investir em um curso focado em formar profissionais para o cargo. Isso aumentará muito suas chances de conseguir uma das vagas disponíveis atualmente.

Para que você possa se tornar um assistente financeiro, precisa ter graduação em economia. Além disso, as empresas dão preferência aos candidatos que possuem certificado em curso de qualificação em Assistente Financeiro.

 

É essencial também que o candidato tenha conhecimento básico a intermediário de informática.

 

Perfil mais procurado pelas empresas:

  • Jovens com idade entre 18 a 35 anos
  • Ambos os sexos.
  • Graduação em economia + Curso de qualificação de Assistente Financeiro
  • Facilidade para trabalhar com o computador
  • Pessoas organizadas, proativas, esforçadas e comunicativas têm vantagens.

 

Se você ainda não possui alguma das características ou habilidades demandadas, não desanime, pois você pode se capacitar para desenvolver cada uma delas, ok?

Qualificação com cursos e certificação

Muitos buscam se qualificar em cursos diversos apresentados pelo mercado, entretanto, há muitas diferenças relacionadas à modalidade, duração etc. No entanto, nem todos oferecem certificação, sendo necessário pesquisar antes.

 

Em média, os cursos de capacitação para assistente financeiro têm duração de 240 horas e demandam investimentos variados.

 

Aspectos que o curso para assistente financeiro abrange:

 

Análise de crédito e cobrança: O aluno será apresentado à técnicas para analisar o cliente, compreender políticas crediárias e analisar indicadores econômicos.

 

Contabilidade básica: O aluno aprenderá os principais conceitos de contabilidade, livros contábeis, patrimônio, contas, convenções contábeis, custos e despesas, demonstrações financeiras, balanço patrimonial.

 

Matemática básica: Oferece uma revisão do conteúdo aprendido no Ensino Fundamental, o que ajuda os alunos a fixarem conhecimentos básicos de matemática.

 

Matemática financeira: Enfoque nos principais termos usados na matemática financeira, assim como conceitos e fórmulas de juros, descontos, amortização, taxas, empréstimos e financiamento, principais sistemas e métodos de cálculo.

Excel básico: Ensina a planejar e trabalhar com planilhas, criar funções e fórmulas, formatação de células, planilhas inteligentes, gráficos e muito mais.

Histórias de sucesso

“O curso me ajudou a me concentrar melhor no que seriam as principais funções exercidas por mim nessa área depois da faculdade e me ajudou a relembrar vários tópicos pertinentes. Já indiquei para alguns amigos que também ficaram satisfeitos.” (Adriana Márcia Barros)

Onde se profissionalizar

A fim de ampliar ainda mais capacidades que você já tenha e explorar nossas realidades de uma profissão que você deseja atuar. A partir de um investimento de apenas R$ 19,90 por mês, o aluno realiza o curso de Assistente Financeiro e ainda ganha a oportunidade de acessar outros 50 cursos disponíveis na plataforma de ensino, sem pagar nada a mais por isso! Só aqui no Trilhas do Sucesso, contrate nosso curso agora mesmo! 

 

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CADASTRE-SE E PEGUE
O SEU E-BOOK AGORA! É GRÁTIS

Aprenda a deixar seu currículo perfeito. Impossível de ser ignorado.