Selecionamos 5 dicas para uma melhor tomada de decisão para mudanças na carreira profissional:
- Sensatez: virtude importante quando o assunto é desafio. Nesse sentido, algumas dicas se tornam valiosas para profissionais que desejam realizar uma transição de carreira e de forma cautelosa e responsável.
- Qualificação: assim que definir a nova área de interesse para mudança, buscar aperfeiçoamento. Se qualificar é essencial: fazer cursos (hoje existem diversos online, pagos e gratuitos), assistir workshops e pesquisar as exigências no novo ramo de atuação.
- Pesquisar: conheça a cultura organizacional da empresa e seus valores. Isso aumenta, e muito, suas chances de sucesso.
- Networking: conectar-se com pessoas é essencial.
- Analisar as finanças: se o momento financeiro estiver muito difícil, uma mudança drástica, por hora, pode não ser uma boa ideia.
“São comportamentos que podem facilitar sua transição de carreira. Além das análises e ações citadas acima, certos comportamentos podem também ser importantes nesse momento: se valorizar e não ignorar sua experiência anterior; mudar sua história (é importante mudar sua narrativa criando uma forma nova de se comunicar.
Considere sempre uma mudança lateral ou até uma subida de nível. Sua experiência é valiosa e pode ser benéfica para o outro setor”, explicou a especialista Livia Kawano, formada em Science of Well Being pela Yale University e em Coaching e Mentoring pela FGV; com duas formações em Coaching (Grupo Atitude Emocional).
Livia também destaca a atenção com os riscos: “Alguns riscos devem ser observados para que não se caia em armadilhas, e o modismo pode ser um deles. Muitas pessoas acabam se arriscando em novas carreiras por acreditarem terem encontrado um caminho fácil para ganhar dinheiro. O ditado ‘quando a esmola é demais, o santo desconfia’ não poderia ser mais adequado nesse contexto. Optar por um caminho só porque ele parece mais fácil pode ser um erro fatal”, acrescentou.