Reportagens

Dicas de carreira e análise de currículo são tendência no TikTok

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

O TikTok, conhecido pelos vídeos curtos, está ganhando força como mais uma ferramenta de busca de emprego bem como dicas de carreira em um momento de crise, uma nova geração procura seus primeiros empregos e o isolamento causado pela pandemia leva a horas de uso das redes sociais.

dicas-de-carreira

A empresa agora está impulsionando vídeos relacionados à dicas de carreira e de entrevista ou qualificações profissionais, como receitas, conselhos financeiros, habilidades matemáticas bem como vídeos caseiros de “faça você mesmo”.

Kate Barney, chefe de recursos humanos da TikTok-Global Business Solutions, América do Norte, disse que os empregadores estão começando a usar a plataforma para recrutar estagiários ou funcionários.

Geração Z

Uma nova plataforma de emprego para trabalhadores autônomos, disse que entre 80% e 90% de seus usuários da geração Z chegaram por meio de suas contas no TikTok ou no Instagram Reels, que publicam conteúdo sobre anúncios de empregos, trabalho remoto e estágios. O TikTok, disse Ben Huffman, CEO da Contra, “não é apenas a última moda de dancinhas. É sobre como faço para conseguir um emprego remoto? O que vou fazer depois de me formar? Está melhorando cada vez mais”.

Dicas de carreira

Alguns criadores de conteúdo de dicas de carreira do TikTok estão preocupados com a plataforma permitir que aqueles sem muita experiência em contratação transmitam conselhos aos jovens que procuram emprego, especialmente em uma economia difícil.

Leah Sorto, 23 anos, disse que recorreu ao TikTok enquanto procurava emprego no ano passado. Os criadores de conteúdo que ela seguiu a ajudaram a perceber erros com seu currículo – torná-lo visualmente mais agradável com ferramentas de design gráfico como o Canva impedia que os sistemas de rastreamento de candidatos o lessem -, assim como praticar para perguntas de entrevistas, como a melhor coisa a se perguntar ao contratar gerentes, diga: “Bem, o que você quer me perguntar?”.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *