Reportagens

Apresentação pessoal: Confira dicas para se dar bem

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Já ouviu alguém falar que faria um “pitch”? O “discurso de venda” é ideal para uma apresentação pessoal curta, de cinco a dez minutos.

apresentacao-pessoal
Apresentação pessoal: Fale sobre você, fale o essencial.

Com o método, é possível apresentar de maneira breve sua aptidão profissional, pontos fortes e habilidades. Considere os seguintes pontos para um bom “pitch”:

1. Compartilhe suas habilidades

Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. Cuidado para não exagerar, mas compartilhe seus pontos fortes.

2. Mencione seus objetivos

Não é necessário e nem há tempo para ser muito específico. Contudo, é importante mostrar que você sabe o que busca, quais são os seus objetivos. Você pode dizer, por exemplo, que busca atuar em determinada área ou crescer dentro dela.

3. Conheça o seu público e fale com ele

Você pode e deve ter um pitch pronto, porém sempre faça ajustes quando necessário. Afinal, a depender do público, destacar determinada habilidade ou curso faz mais sentido do que para outros. Em um processo seletivo, por exemplo, é sempre bom avaliar se o seu discurso está alinhado com os objetivos da vaga.

4. Seja positivo e flexível

Você está fazendo uma apresentação sobre si próprio e, muito provavelmente, para pessoas que estão conhecendo você. Evite informações que possam dar um tom negativo para o seu discurso. Mostre-se flexível e aberto a novas descobertas e experiências.

5. Pratique, pratique e pratique

Por fim, mas não menos importantes: pratique. Se é um discurso falado, é importante praticar. E, note, não se trata de simplesmente decorar um texto pronto. Neste caso, é reproduzir o discurso, tornando-o mais natural possível.

Além disso, ajuste palavras e tom quando necessário. Quanto mais você praticar, mais fácil será transmitir o discurso quando estiver em um evento de networking profissional ou em uma entrevista de emprego.

Exemplos de pitch de elevador

“Olá, meu nome é Marcos. Muito obrigado por me receber hoje! Bom, depois de me formar como bacharel em administração, passei os últimos três anos construindo minha experiência profissional como assistente executivo. Gerenciei com sucesso a coordenação de eventos ponta a ponta e construí uma forte rede profissional para meus colegas. Fiquei animado em aprender sobre esta oportunidade e adoraria ter a oportunidade de trazer minhas habilidades de gerenciamento de projetos e liderança para esta posição.”

“Olá, sou Maria, prazer em conhecê-lo! Sou designer gráfico na empresa X, onde sou responsável pela criação de designs intuitivos para uma variedade de materiais de marketing para nossos clientes. Anteriormente, fiz mestrado em design gráfico. Estou procurando experiências para aprender mais sobre caminhos de carreira e maneiras de crescer e assumir um papel de diretora de arte nos próximos anos. Seu trabalho com a marca XYZ inspirou a maneira como penso sobre design, e adoraria falar mais sobre uma possível mentoria com você, se isso for algo para o qual você tenha tempo e interesse.”

*O texto “Pitch de elevador: como fazer uma boa apresentação em 60 segundos” foi originalmente publicado no portal Na Prática, da Fundação Estudar.

 




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *