Reportagens

Emprego formal: Mudanças no mercado de trabalho pós pandemia

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

Com a nova realidade causada pelo covid-19 e o isolamento, precisamos encarar um novo mercado de trabalho. A tecnologia é uma ferramenta ainda mais usada em ambientes digitais, mas ainda é necessária adaptação e o emprego formal também sofre mudanças.

Há uma nova dinâmica de trabalho daqui para a frente?
Sim. Nós tínhamos movimentos em evolução falando de novos sistemas de gestão bem como de distribuição de poder e da quebra da hierarquia. Então como uma tendência da pandemia, essa agenda está caminhando para o centro da discussão, não é mais uma discussão periférica.

Como melhorar as dificuldades que empregadores e funcionários enfrentam com as novas tecnologias?
A princípio, muitas soluções estão sendo desenvolvidas para a qualificação de ferramentas e para o desenvolvimento da consciência criativa digital. Contudo, é muito importante que as empresas não achem que isso vai acontecer naturalmente para todos os times de pessoas e que exista investimento.

De algum modo, a relação entre empregador e empregado muda neste novo normal?
Nesse sentido, sinto que essa crença que o empregado não é digno de confiança, de que ele não vai trabalhar e de que é preciso controlar, para muitas organizações, caiu. Acho que isso surpreendeu as empresas não só porque elas estavam, sim, trabalhando de casa, mas, de certa forma, produzindo mais.

emprego-formal
Novo mercado, novas habilidades

Nunca havíamos mudado a forma de trabalho de maneira tão rápida e dinâmica.

As perguntas que surgiram: Estou preparado? Consigo fazer meu papel como antes? Muitos buscaram cursos, outros aprenderam com a rotina. E o mais importante: quais são as habilidades que eu preciso ter?

Ainda mais nada, é óbvio que os que mantiveram o emprego formal durante a pandemia foram os que tinham habilidades específicas para atender ao negócio. A importância de estar capacitado é primordial e não tem como evitar.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *