Reportagens

Estágio: Estudante, dá uma olhada nessa matéria aqui

Aprenda a deixar seu currículo perfeito, impossível de ser ignorado.

Cadastre-se e pegue o seu e-book agora! É grátis.

estagio
Estágio: O primeiro passo para uma carreira de sucesso.

Empresas de seleção e recrutamento falam sobre suas perspectivas em relação às vagas de estágio ao longo dos próximos meses de 2021.

Estudos realizados pelo Banco Nacional de Empregos (BNE) e pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) apontam que a oferta de estágio em 2021 apresenta uma tendência de melhora. Mas, qual é a perspectiva para os meses que estão por vir?

CIEE constatou aumento de vagas em setores de serviços essenciais

A gerente de operações do CIEE, Daniela Fonseca, destacou que não só novas oportunidades foram abertas, como várias empresas retomaram as contratações que foram suspensas em 2020. 

Os setores de Tecnologia da Informação (TI), Marketing, Administração, Engenharia e os cursos técnicos são os destaques no CIEE. A empresa também atua no intermédio de seleções para o setor público e desde agosto de 2020 já retomou as contratações de estudantes, principalmente, do curso de Direito.

Cia de Estágios investe em recursos digitais para dar continuidade aos processos seletivos

O CEO e fundador da Companhia de Estágios, Tiago Mavichian, percebeu uma retomada nas seleções de estágio já no segundo semestre de 2020.

Segundo Mavichian, de setembro de 2020 em diante, o mercado mudou. Isso porque foi possível perceber por parte das empresas uma melhor adaptação à nova realidade de trabalho, que inclui o home office. Diante disso, as companhias entenderam que não fazia sentido abandonar os programas de estágio.

Outros setores também se destacam. Entre eles: Administração; Engenharias; Contábeis/ Economia/ Finanças; Direito; Marketing/ Comunicação/ Propaganda/ Jornalismo; Psicologia; Farmácia/ Química e Logística.

Nos primeiros três meses de 2021, empresas como Siemens, Serasa Experian, Cielo, Avon, Ipiranga, Stellantis, McDonald’s, Honda, VR e JBS já abriram programas de seleção para estudantes. E a perspectiva para os próximos meses é boa.

Já estão em fase de planejamento a abertura de seleções, em breve, para grandes companhias. Entre elas: Walt Disney Company, Reckitt Benckieser,  Qualicorp, VR Tech, Aeris e Acqua Capital.

Luana de Paula, diretora da Cia de Talentos, reforçou o aumento no número de vagas desde o fim de 2020. De acordo com a especialista, isso ocorreu após as empresas conseguirem adaptar seu modelo de contratação, no que diz respeito a diferentes aspectos, como seleção, contratação, onboarding e integração.

No início de 2021 já foi possível perceber aumento na oferta de vagas. Inclusive, na Cia de Talentos, alguns processos seletivos contam com inscrições abertas. Entre eles: Nestlé, Raízen, B3, Suzano, entre outros.

Segundo Luana de Paula, as áreas com maior demanda de vagas são, justamente, as que estão com o mercado mais aquecido atualmente, como Finanças, Tecnologia, Healthcare e Agronegócio. Para os próximos meses, a expectativa é pela abertura de mais seleções.

Processos seletivos para estagiários devem continuar com um viés mais inclusivo

Todos os entrevistados concordaram que uma tendência vista fortemente nos processos seletivos realizados em 2020 deve continuar, e se fortalecer, ao longo dos próximos anos: a diversidade e inclusão.

Para Tiago Mavichian, CEO e fundador da Companhia de Estágios, melhorar os índices de diversidade e inclusão pode ser considerado o desafio do ano para as companhias. 

Luana de Paula, diretora da Cia de Talentos, também reforçou a importância de se pensar em ações atreladas a essa temática.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *